segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Smartphones seram afetados apos escassez de chips

 






A escassez global de chips de memória deve atingir todos os segmentos de eletrônicos de consumo, incluindo televisores e eletrodomésticos, de acordo com TM Roh, co-CEO da Samsung.


O executivo afirmou que nenhuma indústria escapará dos efeitos do problema, que tende a se intensificar nos próximos anos.


“Como essa situação é sem precedentes, nenhuma empresa está imune ao seu impacto”, afirmou.


A crise não afeta apenas smartphones, mas se estende a outros produtos de consumo, “de TVs a eletrodomésticos”.


O alerta vem em um momento em que a pressão sobre o mercado de memória cresce rapidamente.


Estimativas recentes apontam que os preços contratuais de DRAM podem subir mais de 50% no primeiro trimestre deste ano, e isso ajuda a explicar por que fornecedores como Samsung e SK hynix evitam firmar contratos de longo prazo, preferindo acordos curtos.


Roh não descartou a possibilidade de aumento de preços dos produtos, reconhecendo que algum impacto será “inevitável” diante da alta nos custos dos chips de memória.


Ainda assim, ressaltou que a Samsung, a maior fabricante de TVs do mundo, está trabalhando com parceiros em estratégias de longo prazo para minimizar os efeitos sobre os consumidores.


Apesar da pressão sobre os produtos finais, a divisão de semicondutores da companhia tende a se beneficiar do cenário, impulsionada pela forte demanda por memória no setor de tecnologia.


De acordo com a Reuters, tanto a Samsung quanto a SK hynix enfrentam dificuldades para ampliar rapidamente suas capacidades de produção e, mesmo quando novas linhas entram em operação, grande parte é destinada ao setor de inteligência artificial.


A falta de memória deve persistir até 2027, apontam as estimativas. Na realidade, algumas não descartam que vá até além.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...