domingo, 15 de fevereiro de 2026

Descanse em Paz

 


Informações compartilhadas pelo site japonês Beep21 confirmam que Hideki Sato, engenheiro responsável por praticamente todos os consoles da SEGA e ex-presidente da companhia, morreu aos 77 anos neste fim de semana.



Sato ingressou no estúdio em 1971 e, ao longo de décadas, liderou equipes de pesquisa e desenvolvimento que moldaram tanto o hardware de arcade quanto os consoles domésticos da empresa. Sob sua supervisão, nasceram sistemas icônicos como o Master System, Mega Drive (também conhecido como Genesis em algumas regiões), o Sega Saturn e o Dreamcast. Entre 2001 e 2003, assumiu o cargo de presidente interino, permanecendo na empresa até 2008.


Em uma entrevista anterior ao site da revista Famitsu, Sato relembrou que a produção de consoles sempre esteve profundamente ligada à experiência da empresa nos fliperamas. “Desde o começo, o desenvolvimento dos consoles domésticos da SEGA sempre foi influenciado pela nossa experiência em arcade. Nossa primeira máquina de 8 bits foi o SC-3000. Era um PC para usuários iniciantes. Na época, só fazíamos jogos de arcade, então esse foi nosso primeiro desafio. Não fazíamos ideia de quantas unidades venderíamos".



Sobre o Mega Drive, hardware de maior sucesso comercial da empresa, explicou a decisão de apostar em um sistema de 16 bits: “Naquele momento, decidimos começar a desenvolver um novo console doméstico. Os arcades já utilizavam CPUs de 16 bits. Sempre investimos pesado nisso, e usávamos a tecnologia mais avançada ali. Naturalmente, começamos a pensar: e se usássemos em um console doméstico?”.



Fica aqui nossa homenagem para um dos nomes mais importantes da história dos jogos eletrônicos.



Por: Riptor

Fonte: O Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário