terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Josh D’Amaro é Definido como Novo CEO da Disney

 


Seguindo o que vinha sendo noticiado nos últimos diasJosh D'Amaro foi oficialmente nomeado o novo CEO da Walt Disney Company, substituindo o líder de longa data da empresa, Bob Iger. O anúncio, que estava previsto para acontecer apenas em alguns dias, surgiu entre as novidades desta terça-feira, 3 de fevereiro, confirmando também Dana Walden como presidente e CCO. A dupla assumirá seus respectivos cargos a partir de 18 de março.



Walden (até então copresidente de Entretenimento) se tornará assim a primeira chefe criativa da história da Disney, co-gerenciando também marcas como Marvel, Pixar, Star Wars, dentre outras. A executiva supervisionará tanto as operações dos cinemas quanto de TV, enquanto se reporta a D'Amaro. "Josh possui a rara combinação de liderança inspiradora e inovação, um olhar apurado para oportunidades de crescimento estratégico e uma profunda paixão pela marca Disney e seus colaboradores, tornando-o a pessoa ideal para assumir o comando como o próximo CEO", disse James Gorman, presidente do conselho de administração da marca, em comunicado oficial. "Dana é uma excelente líder que inspira enorme respeito na comunidade criativa", disse por sua vez Iger. "Ela é uma escolha maravilhosa para ocupar essa nova posição de liderança. Desde que ingressou na empresa, ela apenas acumulou um vasto conhecimento sobre diversas facetas de nossos negócios e marcas, e está muito bem preparada para ser presidente e diretora de criação"



Walden, curiosamente, era candidata ao próprio cargo de CEO, juntamente com D'Amaro. O escolhido, por sua vez, é um veterano que já atuava como presidente da divisão de parques temáticos e resorts do estúdio (a divisão mais lucrativa da empresa desde meados de 2020) e que vinha ganhando destaque público ao participar de estreias de filmes, conferências de investidores e encontros com funcionários.



Iger, por sua vez, deixa o comando da empresa após mais de 15 anos na liderança, após assumir o cargo entre 2005 e 2020, e depois retornando em 2022. Originalmente, seu contrato ainda iria até dezembro desse ano, mas uma reportagem do Wall Street Journal já havia antecipado que o executivo planejava deixar o cargo antes disso. Durante seus primeiros 15 anos de liderança, Iger conduziu a Disney a um período de prosperidade histórica e expansão sem precedentes. No entanto, sua primeira aposentadoria, em 2021, resultou em uma fase turbulenta e de grandes dificuldades sob gestão de Bob Chapek, o que obrigou o conselho a trazer Iger de volta em 2022 para "salvar o navio". Não atoa, o estúdio não teve pressa dessa vez para evitar que o mesmo cenário se repetisse. 



Entre os motivos para a saída antecipada, estariam incluídos frustração com conflitos internos na ABC (especificamente envolvendo a recente suspensão do apresentador Jimmy Kimmel após comentários polêmicos em seu talk show) além do desejo de Iger de dedicar mais tempo à vida pessoal - incluindo navegar em seu novo superiate, e gerir o time Angel City FC ao lado da esposa.



Por: Riptor

Fonte: O Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...