Os arquivos detalham os fatos que aconteceram entre o fim da HQ e o início da série
A série de Watchmen estreou no último domingo (20) e deu início a diversos questionamentos sobre a continuação da história criada por Alan Moore e Dave Gibbons. A trama se passa 34 anos depois dos acontecimentos da HQ,e tenta se manter fiel ao que pode ter acontecido durante todos esse tempo. Na nova produção,o Vietnã se tornou um estado norte-americano,Robert Redford é presidente dos Estados Unidos há mais de 30 anos,e lulas caem do céu – e isso são apenas poucos exemplos de como está a realidade retratada na série.
E para ajudar os fãs a entenderem melhor o universo atual que se encontram,a HBO disponibilizou um site chamado Peteypedia, uma espécie de biblioteca de arquivos que explicam eventos que aconteceram entre 1985, ano em que a HQ termina, e 2019,quando a série se passa. Pelo o que tudo indica, o nome do site remete ao agente Dale Petey, responsável por organizar os documentos e chamado de Administrador das Tecnologias de Informação.
O primeiro deles, intitulado MEMO: The Computer and You, mostra que os computadores estão sendo inseridos na sociedade apenas em 2019, pois há uma certa “tecnofobia”. É explicado que nada o que está sendo usado se utiliza de nenhuma material criado pelo Dr. Manhattan,e não causa câncer. É citado também que existiu uma lei proibindo as pessoas de usarem qualquer tecnologia em lugares públicos. O documento explica que tudo o que era tecnológico foi deixado de lado depois da lula gigante matar três milhões de pessoas, pois as “novas tecnologias pareciam ter sido o que abriu a porta que deixou o monstro passar”.
O mesmo arquivo aina explica a chuva de lulas que acontece no primeiro episódio, e porquê de todos usarem bips (dispositivos usados para mandar recados curtos),comuns nos anos 90. “Os computadores, os telefones, as torres que disponibilizariam as comunicações sem fio – nós destruímos tudo isso, com a esperança de que salvaria a nós todos. E, mesmo assim, os bebês lulas continuam caindo do céu.”
O segundo arquivo se chama RESEARCH: “Trust In The Law”,e fala sobre o filme Trust in the Law, de 1921 (uma produção que subverte o clichê da época em que o negro é o vilão e o branco é o herói). O longa foi tido como perdido, mas foi remasterizado e será lançado no centro histórico de Greenwood, em Tulsa. Já o documento CLIPPING: “Veidt Declared Dead” traz a reportagem que aparece de relance durante o primeiro episódio da série. A manchete anuncia que Adrian Veidt (vulgo Ozymandias) foi declarado morto depois de sete anos,sendo procurado por todo o mundo.
Por fim,o último arquivo é o MEMO: “Rorscharch’s Journal”, o qual explica que o jornal The New Frontiersman publicou na íntegra os diários deixados por Rorschach, onde ele explicou os planos de Ozymandias. Porém, ao ler a matéria sobre a morte de Veidt, é possível entender que ele foi visto como vítima da publicação – uma espécie de teoria da conspiração –, e ao que tudo indica, ele não sofreu represália e não foi culpado pelos seus atos (um fato curioso que é explicado no mesmo documento é que Laurie Juspeczyk, a segunda Espectral) assumiu o sobrenome de seu pai biológico e seu codinome – Laurie é filha de Edward Blake, o Comediante. A heroína foi presa junto com o Coruja durante uma operação em 1995.
O site diz que esses são os “Arquivos 1”, deixando em aberto a possibilidade de existirem mais documentos que serão publicados com o passar das semanas e exibição dos episódios.
Por: Riptor
Fonte: JovemNerd
Nenhum comentário:
Postar um comentário