quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

8 Motivos Pelos Quais o Homem-Coisa Merece aparecer no MCU




A Marvel Studios consolidou seu Universo Cinematográfico com muitas "sobras", visto que todo mundo sabe que por muito tempo, eles não poderiam utilizar seus nomes mais famosos. Mas o jogo virou (e ainda assim), o estúdio continua apostando em explorar nomes consideravelmente bem menos conhecidos, tornando-os assim mais conhecidos do que em qualquer outro momento da sua história. Afinal, até mesmo quem nunca tocou em um quadrinho agora conhece (ou pelo menos já ouviu falar desde já) em nomes como os Eternos ou Shang-Chi.

Com isso, obviamente ainda existem muitos personagens que merecem aparecer na franquia cinematográfica da empresa, ainda mais com o início de exploração de outra área (a TV) pelo Disney+...e um desses nomes é o Homem-Coisa. Sendo já um personagem de longa data da editora, podemos dizer que ele nunca foi um dos mais sortudos quanto a sua trajetória (mas ainda assim),ele transpira potencial de aparecer nas telas. Mas porque a Marvel deveria investir em um monstrengo desses?

Bom, aí estão alguns pontos meus que poderiam dizer porque:

1- Sua Origem
Ainda que o "básico" de sua origem seja simples, o surgimento do Homem-Coisa é na verdade um pouco mais profundo, e por isso mesmo, interessante de se explorar na tela (ou mesmo na telinha): antes da Terra ser concebida, um criador cósmico espalhou as chamadas 'Estrelas Caídas' pelo universo (eram todas versões corporais dos pensamentos de seu criador), e quando o planeta foi criado, ele deixou Cleito para guardá-lo. Ela era uma mulher que personificava a natureza da realidade,e que deu luz a Adão K'ad-Mon, com o lugar de seu nascimento se tornando o Nexo da Realidade.

Adão foi o primeiro em uma longa linha de descendentes de Cleito a proteger o Nexo, que funcionava como um portal de acesso para diversas partes da realidade conhecida do Universo Marvel. Mas com o passar do tempo, os descendentes dele foram deixando essa missão de lado, até que um deles a abandonou por completo. Este alguém foi Theodore 'Ted' Sallis, que viria a se tornar o Homem-Coisa.

Quanto a Ted em si, ele era um professor de bioquímica em uma universidade na Columbia, onde conheceu sua primeira namorada (a teimosa e cruel Ellen Brandt). Os dois passaram a ter um relacionamento secreto, mas conforme Ted foi convidado a participar de projetos para o governo e para a SHIELD, ele acabou a ignorando, o que despertou um profundo desejo de vingança nela. E enquanto trabalhava para a SHIELD para desenvolver um composto do Super-Soldado, Ted acabou caindo em uma armadilha arquitetada por Brandt junto com a IMA: eles armaram um acidente para o cientista, que acabou se envolvendo em um acidente de carro nos pântanos do Everglades, onde vivia.
Mas antes de morrer, Ted acabou consumindo o soro experimental, e a química do composto, aliada às energias místicas do pântano - que como ele viera a descobrir depois, era o local onde se mantinha o Nexo das Realidades - o transformaram no Homem-Coisa. No fim das contas, por mais que tivesse sido um acidente arquitetado por vingança, quem sabe isso não tivesse sido no fundo algo do destino, fazendo assim com que ele voltasse a fazer o que os descendentes de Cleito haviam parado cada vez mais: proteger o Nexo. Vai me dizer que isso não renderia uma boa série?

2- Os Poderes
Ao se transformar no Homem-Coisa, Ted acabou  ganhando uma gama de poderes, apesar de nunca poder restaurar a sua forma humana: ele é capaz de se regenerar de qualquer coisa, e pode sobreviver mesmo aos acidentes mais letais, o que o torna praticamente imortal. Ele ainda possui uma conexão psíquica com todos ao seu redor, e sua pele se torna extremamente ácida para todos aqueles que sentem medo dele. E ainda que sua mentalidade tenha sido reduzida pela transformação, o Homem- Coisa em contrapartida é capaz de se comunicar em uma linguagem universal (e não podemos esquecer claro de sua conexão mística com o Nexo),que o transforma em um potente meio de transporte. Ele é capaz de transportar a si próprio e a outros através de qualquer lugar no espaço e nas realidades conhecidas graças ao Nexo.

3- Os Pesares do Pântano
Mas ser o protetor de algo como o Nexo tem seus pesares: o Homem-Coisa teve de passar a viver entre as profundas vegetações do pântano dos Everglades (e a conexão mística do ambiente se provou um verdadeiro imã para diversos acontecimentos estranhos), dos quais a maioria teve de ser parada por ele. Seja seres místicos de outras dimensões ou mesmo conquistadores cósmicos atraídos pelas energias do Nexo, Ted teve de dar um jeito em muitas ameaças antes que algum herói soubesse delas.

Foi inclusive assim que ele conheceu um certo personagem, que pode se considerar um dos poucos reais aliados do monstro, e que inclusive é o próximo ponto da lista.

4- Howard
Como já informamos, infelizmente a série animada do Howard foi pro ralo..mas esse não precisa ser o fim do personagem em outras mídias: sendo dublado por Seth Green no MCU, o personagem aqui mais serviu como um cameo vivo nos filmes dos Guardiões (e até mesmo na batalha final de Ultimato),ele marcou presença. Mas esse cidadão merece mais,e ter o Homem-Coisa perto dele seria juntar o útil com o agradável.
Como dito, Howard é um dos poucos reais aliados do monstro, e a dinâmica dos 2 funciona até pela bizarrice dessa dupla improvável. E se a Marvel popularizou uma formada por uma árvore que fala 3 palavras e um guaxinim, porque não apostar em algo potencialmente mais inusitado, até pelo fato do Homem-Coisa não falar propriamente?!
Me ouça, Kevin Feige. Você tem uma dupla de ouro nas mãos.

5- Um Grande Aliado (Mas um Grande causador de Problemas)
Embora seja, de forma geral, um personagem "na dele" (seu grande objetivo sempre é proteger o Nexo), o Homem-Coisa foi tratado, na maior parte de suas histórias, como um 'peão' para vilões dispostos a causar algum problema: ele já foi sequestrado pelo Colecionador (que desejava torná-lo parte de sua coleção), e até foi usado por ele para confrontar o Hulk.
E depois dessa batalha, ele também foi um tempo depois manipulado por Mordo para enfrentar Estranho e ajudá-lo em seus planos de dominar a Terra, transformando o planeta em um grande pântano. Ainda assim, mesmo sendo sempre derrotado, ele nunca se tornou inimigo dos heróis, principalmente por possuir uma mentalidade primitiva. Muito pelo contrário: ele acabou até fazendo parte dos Filhos da Meia Noite.

E olhando para o contexto do MCU, esses detalhes dariam um bom motivo para a introdução do personagem: Doutor Estranho 2 irá explorar mais ainda justamente algo que o Homem-Coisa está já bem acostumado (universos, multiverso, etc). O Cavaleiro da Lua terá sua própria série, e o Blade já está encaminhado para entrar na farra em um novo filme. Ou seja: a Marvel tem a porta de entrada perfeita para o personagem, e tudo indica que os Filhos da Meia Noite pode ser uma possibilidade real no futuro (e com nosso monstrengo fazendo parte da equipe), acabaria sendo um caminho natural de introdução. Ele poderia muito bem estar causando algum problema em pró de proteger o Nexo, e Estranho acabaria se encontrando com o mesmo para resolver isso, e vendo que Ted não é bem uma ameaça.
Logo, isso transforma o personagem em um potencial aliado poderoso, mas também em um grande perigo em potencial se depender de vilões manipuladores.

6- Ele Já foi Referenciado Nos Filmes
Como não podia deixar de ser,o MCU gosta de easter-eggs (e mesmo que nem sempre eles possam levar a algo de fato), não deixam de ser possíveis pontas soltas para algo. No caso do Homem-Coisa, ele já foi referenciado (como você pode ver acima) em Thor Ragnarok, mas referências  mais discretas a ele no MCU já aconteceram bem antes.
Em Homem de Ferro 3, tivemos a aparição da própria Ellen Brandt (a citada grande causadora de tudo isso para Ted). E ainda que sem alguma referência a seu ex-namorado, ela aqui foi mostrada como uma agente da IMA, que também está conectada a origem do Homem-Coisa. Será que o acidente já teria acontecido a esse nível do campeonato?

E como se não bastasse, no primeiro Guardiões da Galáxia (na área justamente de quem? Sim, do Colecionador), bem no fundo, você pode ver que há alguma coisa familiar ali presa:
Pode até não ser, mas que parece o Homem-Coisa...

7- O Personagem Só Tem a Ganhar com Isso
Ainda que seja inegavelmente um personagem clássico da Marvel (especialmente quando falamos de Monstros), o Homem-Coisa, como eu já comentei no inicio, realmente nunca foi um personagem dos mais sortudos da editora. Como também já dito, em muitas de suas histórias, ele acabou sendo usado de "peão" por vilões, e sempre foi um personagem mais secundário. E a coisa não fica muito melhor se compararmos ele diretamente com seu 'parceiro' que mora na editora vizinha.
Sim, eu estou falando (obviamente) do Monstro do Pântano


Eu não vou entrar naquela discussão (que todo mundo já deve conhecer) do fato desses 2 terem sido criados no mesmo ano,e com uma diferença de poucos meses (o Homem-Coisa apareceu pela primeira vez em maio de 1971),enquanto que o Monstro fez sua estreia nos quadrinhos em julho de 71. E ainda que suas premissas e até nomes sejam parecidos, o Pantanoso da DC teve muito mais sorte (afinal, ninguém menos do que Alan Moore o pegou pra algo), reformulando o personagem completamente, criando toda uma mitologia, e o lançando rumo ao panteão dos personagens mais importantes da editora. Já o Homem-Coisa...bom,nunca foi pego por nenhum grande roteirista (o mais "próximo" disso foi em 2017, quando ele ganhou uma história através de R.L. Stine), o criador de Goosebumps. Que até tinha umas boas ideias...mais fez algo sem foco nenhum.
Mas o que isso tem a ver com o MCU? Simples: tudo. É inegável que os filmes influenciam quadrinhos nos dias de hoje (e se um personagem que até então não tinha muita sorte, se lá nos cinemas ou séries estar), pode acabar ganhando a atenção que merecia...e até os roteiristas que merece (é só ver o caso do Cavaleiro da Lua), que como eu relatei aqui recentemente, vai ganhar um arco nos Vingadores onde ele pelo jeito é a ameaça (ou mesmo o caso do Lobisomem, especulado na série de Spector), e que vai ganhar também um novo quadrinho, o que só reforça de que isso tem alguma ponta de verdade. E quando isso é feito de forma correta (felizmente ultimamente a Marvel está fazendo isso de forma no geral melhor, até porque ninguém aqui vai esquecer daquela tentativa de boicote a vocês sabem quem) obviamente esses personagens são os que mais ganham com isso. Já imaginou o Al Ewing escrevendo o Homem-Coisa?!

& 8- Ele já Ganhou uma Adaptação (e foi um DESASTRE)
Quando as pessoas falam de filme da Marvel merda, elas meio que já tem seus filmes em mente de imediato. Você que lê isso com certeza já deve ter pensado em nomes como Quarteto Fantástico 2015 ou Blade Trinity. Mas tem um exemplar que as pessoas pouco falam. E eu sinceramente não sei se fico feliz (afinal isso faz cair no esquecimento) ou triste com isso, porque não vão saber o nível da coisa que foi o filme do Homem-Coisa. E sim,o Homem-Coisa ganhou um filme.

E é uma merda do tamanho dele

No início desse século,a Marvel fechava um acordo com a já extinta Artisan Entertainment (em alta na época graças ao sucesso de A Bruxa de Blair),e que iria produzir assim filmes envolvendo personagens menos conhecidos da editora. No meio do caminho, a Lionsgate comprou e fechou a empresa, mais o acordo acabou indo pra ela. E o primeiro desses projetos seria o tal filme do Homem-Coisa.

E sem qualquer ator minimamente conhecido, Homem-Coisa: A Natureza do Medo (o título genérico já entrega o nível da coisa que você vai ver) inicialmente seria lançado direto em home video nos Estados Unidos. Isso porque os produtores até chegaram a cogitar um lançamento restrito em alguns países, mas a recepção nas exibições-teste foi tão ruim, que o filme ficou engavetado por um tempo (e apenas em 2005, dois anos após as filmagens), é que o troço foi exibido aonde?

No Sci Fi Channel (tinha que ser). E cara, tá tudo errado: o filme é tão trash,que nem assim ele funciona. Tudo é genérico ao extremo. O tal terror não funciona. A violência é escrachada e sem peso nenhum. E o Homem-Coisa?
Cara, que porra é essa? Isso é tudo,menos o Homem-Coisa. E eu nem vou falar que no filme transformaram ele em um psicopata (você pode estar fora do pântano apenas pescando e não sendo nenhum perigo),que mesmo assim ele quer te matar..sei lá,por sadismo. Ele gosta de sangue na água (você que reclama que o Batman do Snyder mata), é porque não viu esse Homem-Coisa aqui. Essa pérola faz o filme da Elektra parecer bom.

E,cara, nem preciso dizer que depois disso os direitos do Homem-Coisa voltaram pra Marvel pouco tempo depois né? E sinceramente,esse é o maior motivo pra eu querer ele sendo usado por ela. Só dele aparecer (e realmente parecer) o Homem-Coisa dessa vez,já seria um belo prêmio de consolação por aquela pérola de bosta que, pra variar,o SYFY quis apadrinhar.

E é isso,gente. O que acharam da Lista? Já assistiu essa pérola de filme dele? Acha que o Homem-Coisa merece sua redenção no Live-Action ? Comente, e use as "reactions" (no caso "O que achou da Matéria?") e se gostou, recomende.
Ao menos algo de bom aquele filme tem

Até a próxima

Por: Riptor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...