quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Vamo Fazer Assim: Antes de Ler, O que Você acha que é Isso?

Feito isso, pode ler agora

Bom, isso aí quem sabe te soe um monte de pipoca caramelizada..mas na verdade, essa é a superfície do Sol. Acontece que um telescópio deu um belo zoom na estrela, captando assim imagens que mostram cerca de 30 km da superfície dele.

Apesar de parecer uma distância considerável, vale lembrar que o diâmetro total do Sol é de 1,4 milhões de quilômetros, e que ele está há 149 milhões de quilômetros da Terra (portanto), podemos considerar que 30 km é uma medida bem pequena quando comparada ao todo. No vídeo que você pode conferir abaixo, que condensa 10 minutos em 14 segundos, é possível ver o borbulhar da superfície, composto por massas de gás e  plasma. As partes escuras são onde o plasma está "mais frio", e começando a afundar:
As imagens foram captadas por um novo telescópio solar chamado de Daniel K. Inouye Solar Telescope (DKIST), que está posicionado a 3.000 m do nível do mar, perto do pico do vulcão Haleakala, localizado em Maui, no Havaí. Equipado com um espelho de 4 m, o maior para um telescópio solar, espera-se que a nova ferramenta ajude os cientistas a preverem melhor o “comportamento” do astro e suas alterações de energia. Conseguir prever essas mudanças bruscas do “tempo espacial” é benéfico para evitar danos a satélites, interferências em comunicação, quedas de energia repentinas e até mesmo ferimentos de astronautas.

Além do telescópio, uma sonda chamada de Solar Orbiter (SolO) também será lançada em breve para captar imagens do Sol a 42 milhões de quilômetros de distância. Espera-se que a SolO consiga tirar fotos de até 70 km de largura, e que a sonda passe pelos pólos para dar aos cientistas uma nova visão sobre a estrela. Por fim, essas imagens do DKIST são de 12 de dezembro de 2019, e nem todos os instrumentos científicos do aparelho estavam instalados (ao longo dos próximos meses), o telescópio deve ser capaz de medir campos magnéticos e tirar mais fotos.

Por: Riptor 

Fonte: JovemNerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...