quinta-feira, 2 de julho de 2020

Nas Montanhas da Loucura | Guillermo del Toro ainda Pretender Dirigir Adaptação




Guillermo del Toro sempre flertou com o fantasioso, grotesco e com o sobrenatural em suas obras, e uma de suas grandes ambições era fazer uma adaptação de Nas Montanhas da Loucura, um dos livros mais populares de H.P. Lovecraft. Apesar disso, o projeto não foi pra frente – mas nosso mexicano ainda não desistiu dele!

Em uma entrevista à IndieWire, Del Toro declarou que ainda sente muito pesar por ter visto o projeto sendo cancelado. No entanto, o cineasta já deixou claro que quer ainda fazer uma adaptação do livro, e inclusive usa um acessório para sempre lembrá-lo de como ainda tem interesse no projeto.

“É por isso que eu uso esse anel, desde que o projeto foi cancelado. Esse é um anel falso de uma universidade falsa, a mesma que aparece no livro. [Ela se chama] Miskatonic University, e eu vou usá-lo até fazer o filme. Eles podem até me enterrar com isso”

Logo em seguida, o diretor explicou como o projeto foi descartado, mesmo tendo grandes nomes atrelados à produção, como Tom Cruise e James Cameron. Ao final, ele ainda explicou que a carreira de um cineasta não é tão linear e decidida como poderia ser, e que muitas vezes ele precisou abdicar de projetos que ele realmente amava por desejo de executivos e estúdios:

“Mas eu sei que é um projeto difícil. Nós tivemos James Cameron como co-produtor. Já tivemos até Tom Cruise [para estrelar] e achamos que conseguiríamos fazer, mas não conseguimos. Essas não são decisões que você faz. A maioria de nós, cineastas, existimos em um mundo que é mexido por coisas que estão além da nossa folha salarial. As pessoas acham que nossas carreiras são uma série de decisões. Nossas carreiras são uma série de acidentes que acontecem com as suas decisões no topo. Você não decide fazer um filme em vez de outro.”

O longa baseado em Nas Montanhas da Loucura estava sendo planejado até 2012, e teria uma carga bem forte do horror cósmico de Lovecraft, se mantendo assim fiel ao livro, e usando uma classificação indicativa R. No entanto, os estúdios viam essas ideias como um empecilho, e o longa acabou sendo cancelado (outro motivo que Del Toro relaciona ao cancelamento do projeto se deve ao lançamento de Prometheus),já que o prequel da franquia Alien tinha várias semelhanças com o seu filme, incluindo premissa, tom, e a grande revelação do final.
Por: Riptor

Fonte: Legião dos Heróis

Nenhum comentário:

Postar um comentário