Ele também se Envolveu em Ninja Gaiden
Eis que a leva de veteranos de games formando novos estúdios continua, agora em 2021. Em setembro do ano passado, Mike Morhaime (co-fundador e ex-CEO da Blizzard) anunciou a fundação da sua Dreamhaven . Em novembro, Mike Laidlaw, um dos criadores de Dragon Age que havia saído da Ubisoft já faz 1 ano, fundou então a Yellow Brick Games . E em dezembro, foi a vez de Keiichiro Toyama (criador de Silent Hill) e Christofer Sundber (criador de Just Cause) deixarem a Sony Japan Studio & Avalanche Studios para fazerem o mesmo, ao fundarem a Bokeh Game Studio e a Liquid Swords, respectivamente. Mas agora em janeiro, o anúncio disso foi um pouco diferente.
Isso porque Tomonobu Itagaki (conhecido por ter sido o criador da série Dead or Alive) acabou revelando que formou um novo estúdio independente (chamado Itagaki Games) casualmente durante um post em seu Facebook. Ele nem o fez tanto assim para falar do seu estúdio em si, mas sim para falar de uma parte removida da retrospectiva da Bloomberg sobre a história do primeiro Xbox. "Pelos últimos quatro anos, eu estive trabalhando como professor para ensinar os mais jovens, mas agora acho que quero fazer um game novamente, e criei uma companhia para este propósito", disse Itagaki na ocasião.
Itagaki, que também formou uma reputação de fazer comentários sinceros sobre outros desenvolvedores e games, foi responsável por alguns dos maiores jogos da Tecmo durante os anos 90 e 2000, tanto com a criação da dita franquia Dead or Alive, quanto com o aclamado reboot de Ninja Gaiden para o Xbox original, o que incluiu ainda Ninja Gaiden II. Mas a relação entre o desenvolvedor (que nunca escondeu isso) e a empresa acabou se dissolvendo da forma mais tempestuosa possível, e com Itagaki deixando a mesma não só em meio a reclamações, mas também com um processo milionário onde cobrava dividendos e bônus que não foram pagos.
Após isso, ele até chegou a formar um estúdio próprio em 2008 (na forma da Valhalla Game Studios), mas a mesma não rendeu muitos frutos para o mesmo até sua saída em 2017, ao ficar na área apenas de consultor. O único jogo relativamente "memorável" que saiu disso foi Devil's Third (lançado em 2015 para o Wii U), e quando digo "memorável", é no sentido que ele foi rejeitado pelo público e crítica - e com o desenvolvedor criticando abertamente a Nintendo, que não teria disponibilizado o jogo de forma completa para reviews, o que incluiu no caso justamente o que ele considerava o real foco do jogo: o modo online. Além disso, Itagaki teve um problema envolvendo o próprio nome do estúdio (no caso, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos negou o registro da marca 'Valhalla Game Studios'), ao alegar que havia risco de confusão com outra marca já registrada, 'Valhalla Motion Pictures'.
Agora, Itagaki não só diz que quer desenvolver jogos novamente, como adoraria retomar sua velha parceria com a Microsoft: "Eu sei que a Microsoft ainda é 'agressiva' ", declarou. "Se eles entrarem em contato comigo, seria uma honra para mim trabalhar com esses caras de novo. Eu sei que eles aumentaram bastante de tamanho nesse meio tempo."
Por: Riptor
Fonte: The Enemy
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