quarta-feira, 24 de março de 2021

Ikumi Nakamura (que Roubou a cena na E3) funda Novo Estúdio



Os meses entre o último mês de setembro & janeiro desse ano, se mostraram bem movimentados para a indústria de games, quanto à formação de novos estúdios (e isso foi em grande parte relatado aqui). Em setembro do ano passado, Mike Morhaime (co-fundador e ex-CEO da Blizzard) anunciou a fundação da sua Dreamhaven, que ainda conta com participação de outros veteranos da empresa de Warcraft & Overtwach. Em novembro, Mike Laidlaw (um dos criadores de Dragon Age que havia saído da Ubisoft já fazia 1 ano), fundou então a Yellow Brick Games, que conta com uma equipe criativa composta ainda por outros veteranos da Ubisoft, BioWare, EA e da Activision. Já em dezembro, foi a vez de Keiichiro Toyama (criador de Silent Hill) e Christofer Sundber (criador de Just Cause) deixarem a extinta Sony Japan Studio & Avalanche Studios para fazerem o mesmo, ao fundarem a Bokeh Game Studio e a Liquid Swords, respectivamente.


Já em 2021, logo em janeiro, foi a vez de Tomonobu Itagaki (conhecido por ter sido o criador da série Dead or Alive) revelar que também formou um novo estúdio independente, chamado Itagaki Games, e nesse mês de março, o mesmo foi feito por Jade Raymond (produtora que ajudou na criação da franquia Assassin's Creed na Ubisoft), além de ter sido fundadora da EA Motive, e até então, chefe da divisão de desenvolvimento de jogos do Google Stadia (que com o fechamento repentino dos estúdios da mesma), fez a produtora criar assim, a Haven Entertainment Studios, que atualmente trabalha em um projeto em conjunto com a Sony. Nesse meio tempo, também houve, em outubro, a fundação de outro estúdio formado por ex-Blizzard's (a Frost Giant Studios) focada em jogos de estratégia, e liderada por Tim Morten, ex-líder de produção de StarCraft 2: Legacy Of The Void (a desenvolvedora é composta em boa parte), justamente por antigos produtores de StarCraft 2. E no mesmo mês, Chris Metzen (uma das figuras mais importantes da história da Blizzard) ao ser uma das principais mentes criativas por trás de franquias como Warcraft e a própria StarCraft, também fundou um novo estúdio (4 anos depois de declarar que iria se aposentar) junto com outro veterano da Blizzard, Mike Gilmartin (no caso, a Warchief Gaming), que é no entanto, focada em jogos de tabuleiro.

E após toda essa recapitulação, vamos falar, propriamente, da próxima a entrar nessa longa lista: Ikumi Nakamura, ex-designer chefe da Tango Gameworks (The Evil Within), e que ficou bastante famosa na E3 de 2019 durante o showcase de Ghostwire: Tokyo da Bethesda graças à seu carisma, fundou seu próprio estúdio indie, que ainda não possui nome oficial. A mesma trabalhou durante 9 anos na Tango, e anunciou sua saída do estúdio em setembro de 2019, alguns meses após ter sido a estrela (ainda que não intencionalmente) da apresentação do jogo exclusivo de PlayStation 5. Desde então, ela vinha trabalhando como freelance em diversos estúdios, incluindo com algumas skins para Rainbow Six Siege.

A confirmação da fundação de um novo estúdio por parte de Ikumi veio através de um mini-documentário do canal do YouTube Cutscenes, onde a ex-Tango não só confirmou isso, como ainda explicou um pouco das suas razões para ter saído de seu antigo lugar de trabalho. Em sua maioria, as razões para ela ter deixado a desenvolvedora estavam relacionadas a questões de saúde, comparando inclusive com situações que presenciou quando trabalhou na Capcom, em que alguns de seus veteranos de casa dormiam embaixo de suas mesas, o que Nakamura descreveu como “paixão por desenvolver jogos”. Ainda que em seu caso a situação não tenha chegado nem perto disso, as demandas de trabalhar para um estúdio grande acabaram afetando sua saúde, e com isso, "você não consegue criar jogos, se você não estiver saudável. Então eu comecei a ponderar se não haveria uma maneira de criar jogos e ainda me sentir bem. Eu tomei a decisão de deixar [a Tango Gameworks] antes que fosse tarde demais.”

Como você pode perceber, a fundação do novo estúdio realmente soa ser algo bem recente, já que Nakamura ainda não tem nem um nome definido para ele (mas visto os motivos para ela ter o criado), ela não deve querer se apressar em pensar em como vai levar ele adiante. Já o jogo que em seu anúncio rendeu à ela sua atual visibilidade não apenas na indústria, mas entre a própria comunidade gamer (Ghostwire: Tokyo) está planejado para ser lançado em outubro desse ano, como um exclusivo temporário de PS5, e honrando o compromisso firmado antes da compra da Bethesda pela Microsoft. Shinji Mikami (criador de Resident Evil e fundador da Tango Gameworks) atua como produtor.


Por: Riptor

Fonte: The Enemy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário