domingo, 18 de abril de 2021

Lista | As Próximas Adaptações de Games



As adaptações de jogos viveram por muito tempo em um período de trevas quase completo, com obras que fizeram (e fazem ainda) qualquer conhecedor dessa indústria ficar com o rosto virado, pra não ver. Já em tempos mais recentes, por outro lado, a coisa deu algum avanço (ainda que à passos lentos), e uma verdadeira grande leva de projetos do tipo recentemente, foram anunciados. 

 

Com isso, projetos como Detetive Pikachu ou mesmo Sonic mostram que a indústria vem tentando enfim quebrar a casca dura que ainda é tentar adaptar franquias de videogame, o que inclui o ramo televisivo, que já vem colhendo alguns frutos, vide o anime de Castlevania na Netflix. Ninguém consegue tirar um rótulo, sem tentar (e entre projetos duvidosos e promissores)...bom, vieram como dito, vários anúncios. Tantos, que você nem deve se lembrar de metade deles.


E é com isso em mente, que eu decidi realmente fazer uma lista (que eu acho que eu coloquei tudo que eu precisava) dessas adaptações. Tipo, não aquelas ali apenas que você já sabe, mas realmente, todas. Sim, eu sou doido de ter tentado fazer isso, mas acho que isso vai ser bem útil pra mim também, com eventuais notícias que vierem com o tempo. Então, venha comigo, dar uma olhada no que nos espera.

MAS antes disso, eu preciso destacar para você. Praticamente todos os projetos aqui mencionados são oficiais (ou seja, eles realmente existem), estão em desenvolvimento, e tiveram confirmação disso em algum momento. Existem 2 casos aqui que eu ainda coloquei indícios que mostram que apesar de tudo, ainda é o caso. Por isso, casos (apesar de não terem vindo de fontes ruins ou algo do tipo) como filmes de The Sims & SimCity ou The Last Guardian, não serão mencionados, porque eles não foram formalmente anunciados, estando assim, ainda no campo dos rumores. O mesmo para projetos (mesmo com histórico que mostra que pelo jeito estão em desenvolvimento), mas que foram negados inicialmente, vide por exemplo as animações de Overwatch e Diablo, do qual a Blizzard desconversou sobre. 


Da mesma forma, todos os projetos aqui anunciados tem outro coisa, em comum. Eles foram ou anunciados, ou receberam atualizações (substanciais ou nem tanto), ou mesmo meros comentários sobre seu desenvolvimento ainda em andamento, em 2019, 2020, ou mesmo nesse atual ano de 2021. Ou seja, eles continuam realmente nos planos, ou foram anunciados nos planos de seus envolvidos, recentemente. Não vou falar de adaptação que foi anunciada em 2013, 2016, 2018 (algumas que se brincar foram até pro ralo), porque não saiu um comentário sequer de fato, desde então. E sim, até o Devil May Cry do Adi Shankar entra quase nessa mesma categoria, vamos ser honestos (easter-egg em você sabe onde não vale). 


Bora:


Silent Hill / Fatal Frame (Filme) 


Sendo 2 franquias de terror dos quais mesmo jogadores que não vão com a cara do gênero  com certeza já ao menos ouviram falar em algum momento, tanto Silent Hill quanto Fatal Frame já se arriscaram no campo das adaptações. No caso de Fatal Frame, a série ganhou um filme japonês em 2014, enquanto que Silent Hill ganhou 2 filmes americanos: Terror em Silent Hill (em 2006, que é considerado uma das melhores tentativas de se adaptar jogos) e Silent Hill: Revelação (em 2012)...que não agradou ninguém.


Com isso em mente, no começo de fevereiro de 2020, durante uma entrevista a revista francesa Allocine, o diretor Christophe Gans –  que comandou o primeiro filme de Silent Hill – revelou que estava envolvido em novos longas de ambas às séries citadas aqui. Segundo ele, o novo Silent Hill será ambientado em uma pequena cidade americana governada por puritanos, além de ressaltar que o novo Fatal Frame, será ambientado no Japão: 


'Tenho dois projetos de filmes de horror com [o produtor] Victor Hadida. Estou trabalhando numa adaptação de Fatal Frame, que se passará no Japão. Não quero tirar a marca de seu solo fértil que é a ambientação “casa japonesa assombrada”', declarou. "Estamos também trabalhando em um novo Silent Hill. O projeto será sempre ancorado nesta atmosfera de pequena cidade americana tomada por Puritanismo. Acho que já era a hora de fazermos um novo' 


Apesar disso, ainda foram dados mais detalhes adicionais sobre os projetos, mas parece que Gans pretende, ao menos, dirigir um deles. Conforme mencionado, ambos também terão envolvimento do produtor Victor Hadida (Os Melhores Anos de Uma Vida). 


Iniciada em 2001 no PlayStation 2 pela Koei Tecmo, a franquia Fatal Frame (ou Zero no Japão, ou Project Zero na Europa) se tornou um dos maiores clássicos de horror da época, ao acompanhar a história de Miku Hinasaki, uma jovem que acaba se adentrando na obscura mansão Himuro em busca de seu irmão Mafuyu, que desapareceu ali junto de outras 3 pessoas. Apesar da história razoavelmente simples, o fato do sucesso de vendas do primeiro jogo no Ocidente esteve também relacionado a um detalhe presente na capa do game, que afirmava que a trama retratada era baseada em uma suposta história real. Nela, nos arredores de Tokyo, uma misteriosa mansão antiga teria sido palco de 7 pessoas que teriam sido brutalmente assassinadas.  


Silent Hill foi iniciada 2 anos antes (em 1999) pela Konami para o primeiro PlayStation. A saga se tornou igualmente clássica, ao retratar pesadelos repletos de criaturas e cenários que abusavam do terror psicológico, e usando até coisas simples como interferências de rádio e uma densa névoa, para deixar o jogador perdido em meio à sempre misteriosa cidade título. No primeiro jogo, acompanhamos a jornada de  Harry Manson (pai adotivo de uma menina de sete anos chamada Cheryl), que saíram de férias para a pacata cidade de Silent Hill, até sofrerem um acidente de carro no caminho. Ao acordar, Harry vê sua filha desaparecer dentro da cidade coberta pela névoa. E sem saber dos mistérios e detalhes sombrios por trás da história daquele lugar, ele não pensa 2 vezes, e parte em uma busca para encontrar a mesma. 


Vale dizer que Terror em Silent Hill seguiu bem essa linha, apenas trocando o protagonista. No caso, ao invés de Manson, no filme é Rose (Radha Mitchell) que protagoniza a história, com ela também tendo uma filha, chamada Sharon. 


Sly Cooper (Série de TV) - Animação 

Outra franquia que se originou no eterno PS2, Sly Cooper não teve lá muita sorte na hora de tentar se adentrar no mundo das adaptações: originalmente, um filme estava nos planos da Sony, ao ser anunciado oficialmente pelo produtor Brad Foxhoven (Ratchet & Clank), em 2014 com direito até já a um teaser-trailer. O longa animado, assim, estava previsto para 2016, com Kevin Munroe (As Tartarugas Ninja - O Retorno) na direção. No entanto, acabou sendo revelado que o filme ainda não tinha entrado em produção de fato (o teaser lançado era praticamente mais uma demonstração do que eles estavam fazendo), e nesse meio tempo, alguns de seus envolvidos acabaram até se vinculando à outros projetos. 


Já em 2017, o estúdio então anunciou que iria desenvolver agora no lugar uma série animada da franquia, que ficaria à cargo da Technicolocor Animation (Sonic Boom). Porém, em 2018, a PGS Entertainment se tornou a distribuidora da série, substituindo a SIE (e nesse meio tempo), os direitos da animação aparentemente voltaram para a Sony (já que o projeto também não avançou), e com o mesmo sendo assim provavelmente direcionado para a própria PlayStation Productions, fundada em 2019. Afinal, o mesmo aconteceu com projetos anteriores à fundação da divisão, como o próprio filme de Uncharted. 


Com essa dúvida em mente, um usuário do Twitter (Tarik Tierny) mandou uma mensagem no ano passado para a PSG, questionando mais detalhes da animação. A companhia respondeu dizendo que "não trabalhava mais" no projeto, porque “a PlayStation recuperou os direitos de publicação": 

Também vale dizer que a Sony não chegou a confirmar oficialmente desde então se, de fato, readquiriu os direitos de publicação da animação. Porém, levando em conta que a informação foi fornecida pela própria PGS, e visto que a PS Productions já apadrinhou um projeto de adaptação anterior à ela, não é estranho que o projeto esteja desde aquele momento em desenvolvimento por lá, ainda que de forma silenciosa.  

A franquia Sly Cooper foi criada pela Sucker Punch Productions (que ainda viria a ser adquirida pela própria Sony alguns anos depois) em 2002, e acompanha o personagem titular, um guaxinim antropomórfico pertencente à uma longa linha de mestres assaltantes. O mesmo testemunhou a morte de seu pai quando os chamados 5 Diabólicos roubaram seu "Thievius Raccoonus", um livro completo de todas as ações especiais que sua família tem acumulado há séculos. Sly acabaria indo parar então em um orfanato, onde acaba conhecendo seus melhores amigos, e que acabariam ainda sendo seus parceiros na hora de planejar contra fanfarrões: a tartaruga Bentley (o inventor do grupo & craque em computadores) e o hipopótamo Murray, a força bruta do time. 


Neopets (Série de TV) - Animação 

Você quem sabe não faça ideia do que diachos é isso, mas não se preocupe: lançado em 1999, Neopets é uma espécie de comunidade virtual em que os jogadores criam animais de estimação, jogam mini-games para ganhar moedas e gerenciam lojas, fóruns e outros sistemas (e que no início dos anos 2000 especialmente), conseguiu alta popularidade. Que ainda deve ser boa o suficiente, para justificar o porque a emissora canadense Blue Ant Media adquiriu no início de 2020, os direitos autorais para produzir uma série animada baseada nos personagens.


Apesar disso, pouco ainda se sabe sobre o projeto, além do fato de que ele está sendo desenvolvido com a ajuda da Beach House Pictures, uma produtora de Singapura. “A Beach House Pictures está criando novos personagens e histórias inéditas, e a animação está sendo feita pela equipe canadense da Blue Ant Studios. Tudo isso para expandir a narrativa e adicionar uma nova dimensão para a marca dos Neopets”, explicou a empresa em comunicado oficial.


Myst (Série de TV)

Outro nome que talvez não seja familiar para muitos, mas que se tornou realmente um clássico dos PC's nos anos 90: Myst (do qual rumores de uma adaptação rolavam há anos), até enfim ser confirmado que um seriado está em desenvolvimento, ao ser chefiado por Edward Miller (roteirista de X-Men: Primeira Classe), e que já trabalhou como produtor e roteirista em programas como O Exterminador do Futuro - As Crônicas de Sarah Connor. Com isso dito, Miller será o showrunner, além de roteirista do episódio piloto.


Desenvolvido pelos irmãos Robyn & Rand Miller (e lançado em 1993), Myst é um jogo de quebra-cabeças em que o jogador deve explorar as diferentes eras de uma misteriosa ilha, enquanto procura por páginas de livros perdidos. O jogo foi um enorme sucesso de vendas (sendo o jogo mais vendido de PC até 2002), e gerou diversas sequências e até sucessores espirituais, além de servir de inspiração para outros jogos, como The Witness. O citado Rand Miller, um dos cocriadores, estará envolvido com o desenvolvimento da série, junto com seu outro irmão Ryan.  


Dragon's Lair (Filme) 

Iniciada em 1983, a franquia Dragon's Lair ficou conhecida nos anos 80 até por seu estilo de arte animado (além de não ser lá tão fácil), e a ideia de fazer uma adaptação vem desde aquela época. No entanto, só no ano passado é que foi ouvido algo de fato substancial sobre, com a Netflix desenvolvendo um filme live-action, que pode ser potencialmente protagonizado por Ryan Reynolds, na época ainda em negociações  para estrelar (e ainda produzir). Na história, o jogador ajuda à realizar a jornada do cavaleiro Dirk, o Ousado, que tem como missão resgatar a princesa Daphne, de um temível dragão.


Daniel & Kevin Hageman (Hotel Transilvânia) são os responsáveis pelo roteiro. Don Bluth (Todos os Cães Merecem o Céu), Gary Goldman (Anastasia), Jon Pomeroy (Um Conto Americano), Roy Lee (O Grito) & Trevor Engelson (Lembranças), estão atrelados como produtores.


Disco Elysium  

Tendo sido uma das surpresas de 2019 para os jogadores e para a mídia, o RPG da ZA/UM é outro game que ganhará seu próprio seriado. A produção será uma parceria entre a própria ZA/UM, e a dj2 Entertainment (Sonic), mas até o momento, ainda não se houve o anúncio de roteiristas, e nem algo sobre se algum canal de televisão ou serviço de streaming já se interessou no projeto. “Estamos muito satisfeitos com a resposta que Disco Elysium recebeu e muito felizes por nos unirmos à dj2 para expandir a franquia para novas mídias e novos públicos", declarou a principal roteirista da ZA/UM, Helen Hindpere, sobre a parceria com a dj2. 


Disco Elysium acompanha a história de um detetive sem memória que precisa relembrar o próprio passado, ao mesmo tempo que desvenda um crime. O game foi vencedor de quatro categorias do The Game Awards 2019 (o Oscar da indústria basicamente), nas categorias de Melhor RPG, Melhor Narrativa, Melhor Jogo Estreante e Melhor Jogo Indie.


Indivisible 

Também lançado em 2019 pela Lab Zero Games, Indivisible (um RPG de ação plataforma) acabou tendo uma adaptação anunciada no meio do ano passado pelo Peacock, serviço de streaming da NBCUniversal. Apesar disso, não foi informado se o projeto seria em animação, ou uma produção live-action (ou mesmo se seria um filme), ou mesmo uma série.


Na história, é acompanhada a jornada de Ajna, uma garota que embarca em uma jornada para confrontar Ravannavar, um lorde que ordenou que sua vila fosse destruída. Meg LeFauve (Divertida Mente) e Jonathan Fernandez (Roubo a Máfia) foram escalados como roteiristas, e com a produção também  sendo da dj2 Entertainment, que dá pra dizer, que realmente aposta altas fichas nesse negócio de adaptações de games. Além dessas 2 citadas (e de outras 3 que você ainda irá ler aqui), a produtora também está envolvida em futuras adaptações do game furtivo Echo (que contará com Derek Kolstad, de John Wick, no roteiro), Hawken (MMO de Mechas), We Happy Few, Vampyr (série de TV), Life is Strange (série de TV), Little Nightmares (série de TV) e do action/shooter Ruiner, que também será feito em formato de série. 


Sleeping Dogs (Filme) 

Eis outro projeto da dj2: o filme do game da Square Enix (e da finada United Front Games) acabou sendo anunciado em 2017, com Neal Moritz (Velozes & Furiosos) sendo um dos produtores através da Original Film (Eu Sou a Lenda). O protagonista também já havia sido escalado (vide ninguém menos que Donnie Yen), mas se pensava que a ideia não tinha pra frente. Mas apesar de continuar silencioso, parece que não foi o caso.


Ainda não se sabe quem seria o roteirista, ou mesmo o diretor (muito menos o estúdio interessado em distribuir o projeto), mas no ano passado, através de sua conta oficial no Weibo (popular rede social da China), Yen trouxe uma pequena atualização sobre. Na situação, o ator declarou que estava “empolgado para começar seu próximo desafio”, e foi aí que ele citou "Sleeping Dogs" em uma das hashtags:

Sleeping Dogs foi lançado em 2012, e acompanha a história de Wei Shen (Donnie Yen), um policial infiltrado na Tríade, com a missão (quase impossível) de derrubar o império do crime da região de Hong Kong. 


Firewatch 

Muito elogiado por sua história e desenvolvimento de personagens (além das interações com o mundo), Firewatch acabou sendo mais um dos games com adaptações anunciadas no período de meio do ano de 2020, quando a Snoot Entertainment (mesmo selo responsável por filmes como Blindspotting e Little Monsters), anunciara que irá produzir uma adaptação cinematográfica do jogo do estúdio Campo Santo


O projeto (que na ocasião não foi definido como um filme ou série) contará até com o envolvimento dos desenvolvedores do jogo, Jake Rodkin e Sean Vanaman. "Firewatch é um feito impressionante, uma obra de arte maravilhosa, e de partir o coração", explicou na ocasião Keith Calder, cofundador da Snoot. "Estou muito feliz que Sean e Jake estejam conosco para ninguém arruinar seu videogame perfeito ao torná-lo um filme ou série de TV."


Firewatch foi lançado em 2016, ao ser um jogo com foco em exploração e em narrativa em primeira pessoa. O jogador controla Henry (um homem que abandona seus problemas), e se torna um vigia de incêndios florestais no estado americano de Wyoming, nos anos 80. Aqui, sua única ligação com o mundo humano é por meio de sua supervisora, Delilah, com quem ele interage apenas via walkie-talkie. 


Mega-Man (Filme)

Anunciado oficialmente na New York Comic Con 2018 (mas com o projeto tendo começado seu desenvolvimento ainda em 2015 na Fox), o tal filme live-action do Mega-Man ainda é uma incógnita, no sentido do que vai sair disso. Inicialmente, a Fox, juntamente com a Chernin Entertainment (Planeta dos Macacos: A Origem) e com a própria Capcom, começaram a desenvolver o filme com Peter Chernin (Estrelas Além do Tempo) produzindo juntamente com Mike Ireland (A Orfã).


Já em 2017, Henry Joost & Ariel Schulman (Project Power) foram então contratados para dirigir, além de roteirizar. Nesse meio tempo, o filme acabou sendo "deixado de lado" após a aquisição da Fox por parte da Disney, que fez um grande "limpa" ao descartar diversos projetos "em desenvolvimento". Ainda assim, o filme ainda pelo jeito respira (é de se esperar que outro estúdio compre a ideia), tanto que algum tempo depois, Mattson Tomlin (The Batman) foi então contratado para reescrever o roteiro. “Nós estamos muito empolgados. Acredito que algumas novidades muito importantes ainda serão divulgadas. Não posso me estender muito, mas posso garantir que é um projeto que está muito próximo dos nossos corações", declararam Joost & Schulman em uma entrevista.


The Cuphead Show (Série de TV) - Animação 

Conquistando uma legião de fãs em 2017 com seus gráficos e trilha-sonora inspirados em antigas animações (& funcionando basicamente na base de diversas batalhas contra chefes, com algumas fases de plataforma polvilhadas aqui e ali), Cuphead acabou tendo assim em 2019, uma série animada anunciada pela Netflix, que vem trabalhando nela para buscar usar o carisma dos protagonistas à seu favor.


Intitulada "The Cuphead Show!" (O Show de Cuphead), não se falou muito mais sobre a animação, que contará com 11 episódios de 10 minutos cada. Por fim, Chad & Jared Moldenhauer (criadores do game na Studio MDHR), estarão trabalhando no projeto como produtores executivos.


Ark: The Animated Series (Série de TV) - Animação 

Tendo sido um dos destaques do último The Game Awards, o anúncio da sequência de Ark: Survival Evolved (MMO de sobrevivência com dinossauros, que será protagonizada por Toretto Vin Diesel) também veio junto com o de uma promissora série animada da franquia, que está prevista para 2022.

Intitulada Ark: The Animated Series, ainda não há maiores informações sobre a história, mas o trailer mostra um combate entre uma guerreira e um cavaleiro, ambos montados em dinos. O elenco de voz, também é chamativo: além do próprio Vin Diesel, temos as presenças de Russell Crowe, Madeleine Madden (Dora e a Cidade Perdida), Gerard Butler, David Tennant (Doctor Who), Devery Jacobs (The Order), Elliot Page, Malcolm McDowell (Laranja Mecânica), Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão), Jeffrey Wright (Westworld), Zahn McClarnon (Doutor Sono), Ragga Ragnars (Vikings), Deborah Mailman (Música da Alma), e Karl Urban


My Friend Pedro (Série de TV) 

Mais uma adaptação de um jogo independente: o game da DeadToast Entertainment & Devolver Digital (que foi até indicado ao prêmio de melhor estreia de jogo indie no The Game Awards de 2019), terá uma série de TV com episódios de meia hora, e com envolvimento do já citado aqui Derek Kolstad, como produtior executivo. Ironicamente, o próprio Chad já tinha declarado que gostaria de adaptar a obra.


A produção será feita em uma parceria entre a Legendary Entertainment, a 87North Productions (de David Leitch) e a dj2 Entertainment. Na trama, a história se desenrola ao envolver a bizarra amizade entre o personagem do jogador e uma banana falante, enquanto o protagonista mete bala em todo mundo, ao fazer muito uso de slow motion.


Sonic Prime (Série de TV) - Animação 

O ano que vem realmente deve ser movimentado para o Ouriço da Sega: além da sequência do filme, a franquia também ganhará uma nova série animada em 3D na Netflix, intitulada 'Sonic Prime‘.


Mais detalhes não foram revelados, a não ser que o projeto teve (claro) o aval da própria SEGA, ao ser comandada pela WildBrain (As Aventuras de Paddington) e pela Man of Action (Ben 10).


Angry Birds: Summer Madness (Série de TV) - Animação 

É irônico, mas se pode dizer que a franquia dos pássaros putassos da Rovio realmente conseguiu criar alguma "base" para uma franquia fora dos jogos: o primeiro filme arrecadou US$ 352,3 milhões  nas bilheterias (e apesar do segundo ter tido um desempenho fraco em comparação), recebeu críticas consideravelmente melhores, que ao parece, já devem ter sido o suficiente para a Sony apostar em um terceiro filme.


Mas enquanto ele não sai, os personagens tambem ganharão uma série animada na Netflix, que até então, ainda está prevista para estrear ainda esse ano. Intitulada Angry Birds: Summer Madness, a mesma será composta, pelo menos inicialmente, por 40 episódios de 11 minutos, e com o tom & humor estabelecidos nos filmes, sendo mantidos. “O conteúdo animado de Angry Birds desempenha um papel fundamental em nossa estratégia da franquia à longo prazo. Depois de mais de uma década de jogos de sucesso, filmes de sucesso e produtos licenciados, esta é a primeira incursão de Angry Birds em uma série longeva. Temos o prazer de continuar nossa parceria com a CAKE e mal podemos esperar para revelar o mundo de Angry Birds aos espectadores da Netflix", declarou na ocasião Ville Beijari, diretor de marketing da Rovio. 


Fallout (Série de TV)

E não é só o streaming vermelho que quer brincar com adaptações de grandes marcas de jogos: a Amazon Prime também entrou na brincadeira, com o anúncio de uma série de Fallout, em parceria com a Bethesda. A produção será feita pela Kilter Films (Westworld), e com Todd Howard, que comanda a franquia, atuando como produtor executivo. 


Em entrevista para à Variety, Jonathan Nolan e Lisa Joy (envolvidos aqui como produtores) declararam que a série trará "a dureza do mundo devastado em oposição à ideia utópica da geração anterior de fazer um mundo melhor por meio da energia nuclear", mas ainda mantendo os momentos de humor e fantasia de filmes B com temática nuclear, que se tornaram uma característica da saga.

Fallout foi iniciada em 1997 pela Interplay Productions, e ainda viria a se tornar uma das principais franquias da Bethesda a partir do terceiro jogo, que levou a mesma para uma importante reformulação. A trama acontece em um futuro previsto pelos norte-americanos no final da década de 40, quando o país foi devastado por uma guerra nuclear em 2077. Nesse mundo, a humanidade tenta se reconstruir enquanto vive as consequências de um mundo utópico, cheio de gangues, mutantes e outras aberrações. 


Splinter Cell (Série de TV) - Animação 


Após tentar levar a franquia aos cinemas desde 2005 (onde em um momento se houve até a escalação de Tom Hardy como protagonista), a Ubisoft decidiu ir por outro caminho, ao anunciar uma série animada de Splinter Cell, em parceria com a Netflix. Novamente, nosso querido Derek Kolstad também aparece envolvido como roteirista, além de atuar como produtor executivo. O seriado deverá ter 2 temporadas, com um total de 16 episódios, de 30 minutos.


“Vai levar provavelmente dois anos [para ser feita]. Provavelmente cerca de 18 meses. Essas coisas, do início à execução, são de 18 meses a dois anos. Meu trabalho será feito em provavelmente seis meses com os outros roteiristas", declarou Kolstad em uma entrevista mais recente ao Collider. "Gosto da narrativa tática. E com animação, é incrivelmente poderoso quando você pode fazer uma sequência de eventos e apenas ter música. E são todos os momentos dos personagens, e Splinter Cell tem sido uma alegria nesse sentido. Cada temporada será independente, fora da evolução do personagem principal. Gosto de pensar em uma história abrangente, com uma história de fundo, com o A / B de tudo.”


Splinter Cell começou sua jornada nos games em 2002, e se tornando uma das franquias mais queridas da Ubisoft. Nela, acompanhamos o agente especial Sam Fisher, que trabalha para a Third Echelon, uma divisão secreta da NSA que presta serviços de monitoramento para o governo americano. 


Beyond Good & Evil (Filme)

E parece que a Ubisoft e a Netflix estão mesmo animadas com sua parceria: além de Splinter Cell, pouco após isso, um filme híbrido de live-action com animação de Beyond Good & Evil também foi confirmado como em desenvolvimento na plataforma. Rob Letterman (responsável por Pokémon: Detetive Pikachu) irá dirigir, enquanto que a busca por roteiristas continua em andamento.


Beyond Good & Evil foi lançado em 2003, com sua história se passando no Século 25, em um remoto planeta de mineração que está sob um ataque alienígena (e com os líderes militares que se comprometeram a proteger a população), podendo estar envolvidos. No meio disso, a trama acompanha uma jovem jornalista chamada Jade, que acaba sendo recrutada para fazer parte da resistência contra esse ataque. O jogo foi aclamado pela crítica, mas infelizmente acabou fracassando nas vendas, e impedindo assim a realização de uma trilogia, como era planejado.

Com o tempo, no entanto, ele acabou se tornando um clássico cult, e anos depois, a Ubisoft acabou anunciando uma sequência (que na verdade é um prequel) em 2017, e que continua em desenvolvimento.


The Legends of Heroes: Trails of Cold Steel (Anime) 

E animes também vão receber sua nova leva de adaptações de jogos: conforme relatado pelo Gematsu, The Legends of Heroes: Trails of Cold Steel vai ganhar um anime em 2022, que apesar de baseado em sua história, vai se passar na parte oriental do continente de Zemurian, onde acontece a trama. O anime será uma parceria entre a Nihon Falcom (desenvolvedora dos jogos), com outras quatro empresas: UserJoy Technology, Funimation, o fundo SYOU e a NADA Holdins (Wakaokami wa Shougakusei). 


The Legends of Heroes: Trails of Cold Steel foi lançado em 2013, ao fazer parte da franquia Trails, iniciada em 2004 com The Legend of Heroes: Trails in the Sky. Na história, existem 2 grupos em guerra - os aristocráticos "Quatro Grandes Casas", e os Reformistas. Os nobres, por um lado, desejam manter seu poder mantendo o controle sobre seus próprios exércitos particulares, enquanto que os Reformistas, querem dispersar os exércitos dos nobres e centralizar todo o poder sob o Chanceler, e com as tensões continundo a aumentar.


Com isso em mente, a trama se concentra  em Rean Schwarzer e em  seu colega "Classe VII", que fazem parte da Thors Military Academy, uma classe recém-formada composta por nobres e plebeus, e que é a única que não segregou ninguém com base em sua classe social.


 To the Moon (Filme) - Animação 

Sim, os jogos independentes realmente se mostram como um grande alvo de adaptações: no caso de To the Moon, foi confirmado que o aclamado indie vai ganhar um filme animado pelo designer e roteirista Kan Gao (que se envolveu no jogo), em seu canal no YouTube. De acordo com o mesmo, o projeto será feito em colaboração com empresas da China e do Japão (e embora não pudesse especificar quem está envolvido), ele deixou claro na ocasião que são “nomes bem grandes” no mundo da animação.


To the Moon foi lançado em 2011 pela Freebird Games, ao acompanhar uma dupla de cientistas (o Dr. Neil Watts e a Dra. Eva Roseline), que tem como objetivo criar memórias artificiais para o já idoso Johnny Wyles, que em seu leito de morte, deseja viajar para a Lua - embora não lembre o motivo. E enquanto viaja pela mente de Johnny, a dupla procura descobrir a razão por trás deste desejo, ao rever momentos trágicos, românticos e curiosos de sua vida.


Far Cry 3: Blood Dragon / Watch Dogs / Hungry Shark / Rayman - Série de TV (Animação) | Just Dance (Filme) 


Ubisoft ataca de novo: a série animada de Splinter Cell terá uma quantidade considerável de companhia de outras franquias do estúdio, que planeja criar diversas animações baseadas em suas propriedades. E entre elas, 4 já foram confirmadas.


A primeira é uma adaptação de Far Cry 3: Blood Dragon, intitulada Captain Laserhawk: A Blood Dragon Vibe, que contará com produção de Adi Shankar (Castlevania). "Adi é um grande fã de video-games. Compartilhamos a mesma cultura e referências", declarou na ocasião a diretora da Ubisoft Film & Televison de Paris, Hélène Juguet. "Tem sido ótimo dar a ele a liberdade para fazer algo muito original e ousado com nossos personagens". 

Lançada como uma DLC stand-alone de Far Cry 3 (ou seja, você pode comprar a mesma sem precisar ter o jogo base), Blood Dragon é uma grande paródia que segue todos os típicos clichês da década de 80. Aqui, o mundo foi vítima de um confronto nuclear e dominado por um exército de cyborgs, comandados por um vilão de carne e ferro (e no meio dessa bagunça, o jogador assume o papel do supersoldado Rex Power Colt), a única pessoa (enfase nisso) capaz de salvar o mundo das garras do vilão. A série também ajudará a formar um "multiverso" de títulos baseados em franquias da Ubi.


Já a animação de Watch Dogs (ao contrário dos games originais) será voltada para um público pré-adolescente, ao ser focada em uma "super hacker" que deve solucionar mistérios em sua escola. "Para esclarecer, o show de TV animado envolvendo hacking é inspirado pelos temas e ideias da marca Watch Dogs, mas não se passa no mesmo universo ou é ligado a ela diretamente", declarou a empresa. Por fim, o mencionado jogo mobile Hungry Shark também ganhará sua própria animação, assim como o querido Rayman: "Cada programa tem um alvo que está sendo considerado, e um formato diferente".

E aproveitando que o assunto é Ubisoft...sim, teremos um filme de Just Dance, aparentemente. No caso, a Screen Gems (Sony), adquiriu em 2019 os direitos para adaptar a popular franquia de jogos de dança, e com o filme sendo produzido pela Ubisoft Film & Television — sob os nomes de Jason Altman (Infiel) e Margaret Boykin — e pela Olive Bridge Entertainment — sob o nome de Jodi Hildebrand (Pedro Coelho) e Will Gluck (A Mentira). 


Vale dizer que a franquia já apresentou muitos dos principais artistas da Sony Music, como Shakira, Pharrell Williams, Alicia Keys, Camila Cabello, Britney Spears, Beyoncé, Jennifer Lopez, P!nk e Calvin Harris, então é natural que a empresa queira se aproveitar da maioria desses músicos.


Hyper Light Drifter - Série de TV (Animação) 

E falando em Adi Shankar, ele também estará envolvido em uma animação de outro game: do indie Hyper Light Drifter, lançado em 2016 pela Heart Machina. No caso, Shankar atuará aqui como produtor, com o projeto também tendo envolvimento do criador do jogo, Alx Preston.


No game, o jogador entra no controle de um colecionador de antigas tecnologias, que busca pela cura de uma doença mortal que o assombra. 


Alan Wake (Série de TV) 

Enquanto a Remedy não vem com o Alan Wake 2, até lá, os fãs deveram ver uma série live-action da franquia, conforme reportado na ocasião, pela Variety. A produção terá o próprio criador (Sam Lake), envolvido como produtor executivo, enquanto que Peter Calloway (Legion) atua como showrunner e roteirista. A produção ficará sob responsabilidade da Contradiction Films (Mortal Kombat: Legacy).


"Alan Wake era uma experiência bem linear. É a melhor história que já vi em videogames. Já joguei ele inteiro umas 50 vezes", comentou na ocasião Tomas Harlan, da Contradiction. "Planejamos trabalhar bem perto de Sam [Lake] nesta série. O Sam é uma grande parte disso, já que estamos com o bebê dele".


Lançado originalmente em 2010, Alan Wake mostra a história de um escritor com dificuldades para criar novas histórias, e que com isso, acaba indo para uma pequena cidade no estado de Washington, para lidar com esse bloqueio criativo. Mas uma vez lá, ele começa a sofrer experiências estranhas, curiosamente baseadas no livro mais recente dele - que ele nem se lembra de ter escrito. 


Cyberpunk Edgerunners (Anime)

Lançamento conturbado e polêmicas à parte, a CD Projekt RED já tinha demonstrado antes disso tudo que realmente jogava alto com Cyberpunk 2077, quanto à criar todo um projeto multimídia, que também incluiu uma minissérie em quadrinhos, e no caso aqui, ainda um anime na Netflix, previsto para 2022.


Intitulado Cyberpunk Edgerunners, o anime contará "uma história independente de 10 episódios sobre um garoto de rua tentando sobreviver em uma cidade do futuro obcecada por tecnologia e modificações corporais", de acordo com a sinopse oficial. "Tendo tudo a perder, ele escolhe permanecer vivo, ao se tornar um edgerunner - um fora da lei mercenário, também conhecido como cyberpunk." 


A produção é do Studio Trigger (Kill la Kill), com uma renomada equipe criativa: os diretores Hiroyuki Imaishi & Masahiko Otsuka (Gurren Lagann), o diretor criativo Hiromi Wakabayashi (Kill la Kill) e os designers de personagem Yoh Yoshinari & Yuto Kaneko (Little Witch Academia). O roteiro ficou a cargo de Yoshiki Usa (SSSS.GRIDMAN) e Masahiko Otsuka (Promare), e com o compositor Akira Yamaoka (responsavel pela trilha sonora de Silent Hill), cuidando desse ponto aqui.


Just Cause (Filme)

Com a ideia de um filme estando no ar desde 2010 (onde em 2015 originalmente, o papel do protagonista seria de Jason Momoa), o filme de Just Cause de lá pra cá conseguiu montar uma equipe criativa: mano Derek Kolstad aparece novamente como roteirista, enquanto que Michael Dowse (Os Brutamontes) foi definido pela Constantin Film como diretor.


A Square Enix (responsável pela franquia) será uma produtora executiva do projeto ao lado de Martin Moszkowicz (Monster Hunter), da Constantin. De acordo com os detalhes mais recentes, ele deve seguir os caminhos já traçados pelos jogos mesmo, ao ter o protagonista da série (Rico Rodriguez), tendo de lidar com alguma ameaça. O filme no entanto, ainda terá uma co-protagonista feminina. 


Final Fantasy XIV (Série de TV)

E ainda falando em Square, a principal franquia da mesma (que já teve filmes animados) também tentará a sorte no live-action, com um seriado baseado no MMO lançado inicialmente em 2010, e que continua recebendo suporte até hoje. 


A produção é da Sony, em parceria com a Square Enix, e com a produtora Hivemind (The Witcher), ao ser uma história original que se passará em Eorzea, o mundo em que se passa o jogo. Por enquanto, apenas existe a confirmação da aparição dos Chocobos, e do personagem Cid na trama.


 Uncharted (Filme) 

Se o filme do Flash por muito tempo foi considerado o grande azarão recente das adaptações de quadrinhos após muito patinar para enfim começar a sair do papel, o filme de Uncharted pode ser considerado o equivalente disso para as adaptações de games: estando em desenvolvimento na Sony desde 2008, o longa baseado na bem sucedida franquia da Naughty Dog sofreu muitas idas e vindas de roteiristas, além de trocas e retrocas de diretores (foram ao todo 7) e vários adiamentos, até que o estúdio, enfim, conseguiu grava-lo.  


Originalmente, ele seria dirigido por David O. Russell (Joy: O Nome do Sucesso), que acabou sendo seguido, respectivamente, por Neil Burger (Divergente), Seth Gordon (Quero Matar Meu Chefe), Joe Carnahan (A Perseguição), Shawn Levy (Uma Noite no Museu), Dan Trachtenberg (Rua Cloverfield, 10), Travis Knight (Bumblebee), até enfim cair nas mãos de Ruben Fleischer (Venom). Mas não há como negar que até chegar ali, a situação do filme poderia ser considerada, no mínimo, constrangedora.


Enfim. Uncharted está atualmente previsto para 18 de fevereiro de 2022, e a idéia é que o filme seja um prequel dos jogos, ao mostrar mais do início da relação entre um então jovem Nathan Drake (vivido aqui por Tom Holland), com quem acabou sendo praticamente seu pai adotivo: Victor "Sully" Sullivan (Mark Wahlberg). O elenco também conta com Antonio Banderas como o vilão, Sophia Ali (Grey’s Anatomy) e Tati Gabrielle (The 100). 


O roteiro ficou a cargo de Art Marcum & Matt Holloway (Homem de Ferro). 


Resident Evil (Série de TV)

Sim, você provavelmente esqueceu, mas a franquia de terror da Capcom não vai ficar só com um novo filme quanto à futuras adaptações: após uma série de rumores sobre sua produção, a Netflix confirmou no ano passado que está produzindo uma série live-action baseada na saga. Mas, em uma curta sinopse divulgada, a plataforma indicou que a série acompanhará as irmãs Wesker, que se mudam para New Raccoon City, e descobrem segredos que "podem ser o fim de tudo". Sim, eles vão inventar moda, que nem o Paul W.S Anderson fez.


Segundo a empresa, a série terá 8 episódios de 1 hora de duração cada, com Andrew Dabb (Supernatural) cuidando do roteiro, além de se envolver como produtor e showrunner. Por sua vez, Bronwen Hughes (The Walking Dead) dirigirá os 2 primeiros episódios, e com uma sinopse mais completa (publicada pelo The Hollywood Reporter) revelando que a história será contada em 2 linhas do tempo. A primeira, envolve justamente as irmãs Jade e Billie Wesker, que são levadas para New Raccoon City (uma "cidade industrial fabricada") que é imposta a elas em plena adolescência. "Mas quanto mais tempo elas passam lá, mais elas percebem que a cidade é mais do que parece, e que seu pai pode estar escondendo segredos obscuros", indica o texto. 


Já a segunda linha do tempo é ambientada mais de uma década depois, quando a Terra está completamente tomada por monstros e criaturas infectadas pelo T-vírus, e com menos de 15 milhões de sobreviventes. "Jade, agora com 30 anos, luta para sobreviver neste novo mundo, enquanto os segredos de seu passado - sobre sua irmã, seu pai e ela - continuam a assombrá-la", continua o texto. “Resident Evil é, disparado, o meu game favorito. Estou muito animado para contar um novo capítulo dessa história incrível, e fazer a primeira série da franquia para os assinantes da Netflix em todo o mundo. Estamos pensando em todos os tipos de fãs de Resident Evil, inclusive nos novos, e faremos uma série completa, cheia de velhos amigos, banhos de sangue e loucuras inéditas", declarou Dabb em comunicado.


Yakuza (Filme) 

E o sucesso de Sonic realmente motivou a Sega a querer adaptar outra de suas grandes franquias: com isso, a empresa, em parceria com a 1212 Entertainment (Histórias Assustadoras para Contar no Escuro) e Wild Sheep Content, estão desenvolvendo um filme live action baseado na série Yakuza. Com isso em mente, Erik Barmack (Dark), Roberto Grande (Histórias Assustadoras para Contar no Escuro) e Joshua Long (1983) irão produzir, e com o filme ainda estando em busca de escritores para trabalhar no roteiro.


“Yakuza nos oferece um playground para podermos contar histórias interessantes com personagens complexos em um ambiente único que o público raramente viu antes. A saga de Kazuma Kiryu tem um apelo feito para o cinema – uma mistura de ação com momentos de comédia, várias histórias que se ligam, e uma história de redenção chamativa”, declarou a 1212 em comunicado. “Nós recebemos essa oferta, e Yakuza está assim a caminho de Hollywood. Geralmente, você tem o lado interessado na licença da IP para adapta-la, e o lado que possui os direitos da IP. Um acordo formal, de negócios, é feito para que as coisas aconteçam. Mas, nesse caso específico, deixei bem claro desde o início que caso o material não seja bom o suficiente, e não passe pela minha aprovação, então, o filme não vai acontecer", explicou algum tempo depois o criador da série, Toshihiro Nagoshi, quando questionado sobre  a adaptação. “Só será levado adiante caso seja muito bom. É um acordo diferente daqueles padrões feitos para adaptações de jogos. Não acho que um filme de Yakuza possa ser feito de qualquer jeito. Só pode acontecer se for muito bom.”


Sendo ao lado do próprio Sonic, uma das maiores franquias da Sega, a série Yakuza começou em 2005 no PlayStation 2, e rendeu desde então 8 jogos principais (Yakuza 1, 2, 3, 4, 5, 6, Yakuza 0 e Yakuza: Like a Dragon), além de 6 spin-offs (Like a Dragon Arrives, Black Panther: Like a Dragon New Chapter, Yakuza: Dead Souls, Like a Dragon Restoration, Ryū ga Gotoku Online e Judgment) e 2 remakes, na forma de Yakuza Kiwami 1 e 2. A saga já ganhou anteriormente uma adaptação cinematográfica live-action em 2007, apelidada de Like a Dragon.


Na história, acompanhamos Kazuma Kiryu, um membro da Yakuza que, no decorrer de sua vida, se envolve em diferentes negócios criminais, ao mesmo tempo que tenta encontrar um modo mais "normal" de viver sua vida. 


Minecraft (Filme) 

Quem sabe você tenha esquecido também, mas sim: um filme live-action de Minecraft (que ainda hoje rende milhões para a Mojang e para a Microsoft) continua aparentemente de pé, e até pouco tempo atrás, estava previsto para um futuro próximo, por parte da Warner. O mesmo foi anunciado em 2014, originalmente com o já mencionado aqui Shawn Levy como diretor, e estando originalmente previsto para 2019 (mas da mesma forma que aconteceu com Uncharted), o projeto também teve de lidar com algumas trocas de comando nesse meio tempo, antes de se "estabilizar".


Com isso, após a saída de Levy, Rob McElhenney (Living Loaded) entrou no projeto, apenas para depois sair, e dar lugar para o atual diretor, Peter Sollett (Amor Por Direito). O filme estava até então previsto para 4 de março de 2022, ao ser um híbrido entre live-action e o próprio mundo quadrado do game. Mas no meio das reformulações de datas causadas pela pandemia, o filme acabou ficando até agora sem uma nova data.


CrossFire (Filme)

Se o tal filme de Call of Duty parece que não vai avançar tão cedo, outra adaptação de FPS fica no seu lugar: CrossFire. Sim, aquele jogo gratuito que já rendeu mais de US$ 10 bilhões para sua criadora, Smilegate


A idéia de um filme do jogo foi originalmente anunciada em 2015, mas em 2020, o projeto recebeu um novo sopro de vida: a Sony (novamente) estará envolvida nesse, que será por sua vez, coproduzido e cofinanciado pela Tencent Pictures, braço da companhia chinesa que atua como editora de CrossFire. O já citado aqui Neal Moritz atua como produtor, enquanto que o roteiro fica à cargo de Chuck Hogan (13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi). 


Halo (Série de TV)

Adaptar Halo é uma vontade de Hollywood já faz tempo: principalmente nos EUA, a saga Sci-Fi é um grande sucesso, e sendo um dos grandes carros-chefe do Xbox desde o início da marca. Para se ter uma ideia, a franquia de tiro que começou em 2001, já tinha em 2005 uma tentativa de se transformar em um longa por parte da Sony (a Fox e a Universal também tentaram), com a Microsoft impondo para isso um acordo onde ela levaria 10% dos lucros que o filme tivesse nas bilheterias. E por um curto tempo, Neil Blomkamp (Distrito 9) foi atrelado como diretor, e com Peter Jackson atuando como produtor, que ironicamente levaram essa parceria adiante justamente com Distrito 9, que foi de fato a estreia do diretor sul-africano. E ahh, esse foi um daqueles projetos que o Guillermo del Toro também quis dirigir, mas não deu. 


Já em 2013, era anunciada o que realmente vai sair: uma série de TV (originalmente pela Showtime, que se sabe que já investiu US$ 41,3 milhões nela), mas que foi realocada para o Paramount +, como alguns outros projetos da emissora. A mesma será estrelada por Pablo Schreiber (Deuses Americanos) como o próprio Master Chief, e terá 10 episódios em sua primeira temporada. O elenco também conta com Natasha McElhone (Californication) no papel da Dra. Catherine Halsey (e seguindo o cânone dos jogos, posteriormente de Cortana), porém houveram mudanças nisso, e com Jen Taylor (a atriz de voz original da mesma nos jogos de Halo), reprisando o papel nessa parte.


Outros nomes envolvidos são Danny Sapani (Pantera Negra) como o Capitão Jacob Keyes, Olive Gray (Sex Education) como a Dra. Miranda Keyes (filha do capitão e outra figura importante no mundo dos jogos de Halo, principalmente em Halo 2 e em Halo 3), Charlie Murphy (Peaky Blinders) como Makee (personagem criada para a série), Yerin Ha (Reef Break), Bokeem Woodbine (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) como soldado Soren-066 (ele apareceu na coletânea Halo: Evolutions — Essential Tales of the Halo Universe, em uma história intitulada Pariah), Shabana Azmi (24 Horas) como Margaret Parangosky (que apareceu pela primeira vez no ebook Halo: Ghosts of Onyx) & Bentley Kaly (Vingadores: Era de Ultron), Natasha Culzac (The Witcher) e Kate Kennedy (mais conhecida pelos seus trabalhos de dublagem em jogos como World of Warcraft) respectivamente como Vannak-134, Riz-028 e Kai-125, que serão outros personagens originais da própria série. 

Kylle Killen (Awake) e Steven Kane (The Last Ship) são os criadores, enquanto que Otto Bathurst (Black Mirror) assume a direção de múltiplos episódios, incluindo o piloto. A 343 Industries (estúdio focado em cuidar de tudo da franquia) e a Amblin Television (de Steven Spielberg) também estarão envolvidas no seriado. 


A franquia Halo acompanha a guerra entre a raça humana e o Covenant, uma irmandade de raças alienígenas que tem o objetivo de dizimar toda forma de vida inteligente em uma missão religiosa através do uso de Halos, poderosas armas colossais criadas por uma antiga civilização. Com cinco jogos principais, a história é narrada pela perspectiva de Master Chief, um supersoldado geneticamente modificado. O universo rico da franquia já se expandiu para livros, quadrinhos, e até mesmo teve um anime, além de 2 web-séries (Halo 4: Forward Unto Dawn) e Halo: Nightfall. 


Rabbids (Filme) 

A Ubisoft tenta fazer um filme do que poderia ser considerado sua versão dos Minions (que surgiram como um spin-off de Rayman, que acabou se tornando uma marca igualmente grande), desde 2015, quando se uniu com a Sony para tal. No entanto, o projeto ficou estacionado até o fim de 2019, quando a Lionsgate fechou um acordo para produzir o mesmo, com a ideia de lançar um longa que mistura atores reais com CGI, tal qual Detetive Pikachu e Sonic.


Com isso em mente, Todd Lieberman (Os Muppets) e David Hoberman (do live-action de A Bela e a Fera) estão atrelados como produtores, juntamente com os já citados aqui Jason Altman e Margaret Boykin, da Ubisoft Film & Television. Na ocasião, Todd Strauss-Schulson (Um Natal Muito Louco) aparentemente estava em negociações para comandar o projeto.


Os Rabbids foram criados em 2006 em Rayman Raving Rabbids, com sua própria franquia de games já tendo vendido mais de 15 milhões de cópias no mundo todo, além de gerar um desenho animado que foi ao ar em mais de 110 países. Os mesmos são coelhos malucos e selvagens que gostam de causar estragos, travessuras, falam palavrões e sempre gritam “BWAH!” quando tem um pico de adrenalina. Eles foram inicialmente apresentados como antagonistas, mas sua popularidade acabou mudando isso. Por fim, o roteiro da adaptação está sendo escrito por Matt Senreich, Tom Sheppard e Zeb Wells (Frango Robô). 


Kingdom Come: Deliverance 

Os últimos meses de 2020 também tiveram seus anúncios de adaptações de jogos: com isso, em outubro fora anunciado que o game da Warhorse Studios ganharia uma adaptação live-action, após um contrato fechado com a já citada Wild Sheep Content. "É especialmente interessante que videogames com uma narrativa forte, como Kingdom Come: Deliverance, são adaptáveis de formas únicas, ao serem locais mas globais ao mesmo tempo", declarou Erik Barmack, fundador da Wild Sheep Content, e ex-executivo da Netflix.


Lançado em 2018 (ao ser financiado pelo público via Kickstarter), Kingdom Come: Deliverance é um RPG medieval ambientado em 1403, e que conta a história de Henry (um jovem filho de um ferreiro que sobrevive ao massacre que ocorre em sua vila), e que agora parte em uma jornada de vingança contra o responsável: Sigismund, o rei da Hungria. No caminho, o jovem conhece possíveis aliados e inimigos, e acabará se envolvendo em uma grande guerra civil pelo controle do Sacro Império Romano-Germânico. Não se sabe ainda se o projeto será um filme, ou um seriado.


Tomb Raider 2 (Filme)

A sequência da nova fase da franquia de Lara Croft nos cinemas (agora vivida por Alicia Vikander), teve um desempenho...médio, mas que ainda garantiu sua continuidade, agora com uma repaginada na equipe criativa. 


Desde o início do desenvolvimento, Ben Wheatley (No Topo do Poder) estava na função de diretor, mas a MGM acabou o substituindo por Misha Green (Lovecraft Country), que ainda será responsável pelo roteiro, substituindo assim também Amy Jump (Free Fire: O Tiroteio). Levando em conta o histórico da mesma, é esperado que a sequência possa de fato, agradar mais. 


Fora isso, especulações dizem que esse segundo filme poderá ter elementos de Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider mesclados na trama. A ideia seria assim abordar o lado sobrenatural da franquia, tema que os fãs já estão familiarizados.


Tomb Raider (Anime) 

Ainda falando em Tomb Raider, a franquia também ganhará um anime na Netflix. O mesmo terá como base os games da fase reboot, ao acompanhar uma Lara 25 anos após seu primeiro jogo, enquanto ela explora um novo território. 


Tasha Huo (The Witcher: Blood Origin) cuida do roteiro, além de ser produtora executiva junto com Dmitri M. Johnson, fundador e CEO da já citada dj2 Entertainment. A Legendary também estará envolvida.


Shenmue: The Animation (Anime) 

E eis mais um anime: a renomada franquia de jogos da Sega também terá uma adaptação no formato, fruto de uma parceria entre a  Crunchyroll, com a Adult Swim. O projeto será disponibilizado na Crunchyroll para o mundo todo (exceto Japão e China continental) e nos Estados Unidos, será exibido no bloco Toonami do Adult Swim. 


Sakurai Chikara (Naruto) irá dirigir os 13 episódios programados, que serão animados pela Telecom Animation Film (Orange) e produzidos pela Sola Entertainment (The God of High School). Yu Suzuki (criador da série), atua como produtor executivo. 


A franquia Shenmue começou em 1999 no Dreamcast, a última cartada da Sega no mercado de produtora de consoles, e acompanha a história de Ryo Hazuki (um jovem aprendiz de artes marciais) que acaba testemunhando a morte de seu pai por um membro de uma máfia chinesa no sul de Tóquio, o que acaba desencadeando uma busca do mesmo por vingança.


Resident Evil: Bem Vindo à Raccoon City (Filme) 

Convenhamos: Resident Evil sempre teve, de fato, um ar cinematográfico. Desde a fase de pré-produção do primeiro jogo em 1996 (a franquia completou 25 anos em 2021 falando nisso), o mesmo foi pensado sob uma ótica cinematográfica: terror, sequências de ação envolvendo armas de fogo e monstros variados, além do uso de uma câmera fixa posicionada pouco acima do cenário. Mas a antiga franquia cinematográfica, quase totalmente comandada por Paul W.S Anderson, nunca realmente entendeu isso.


Se o primeiro filme, mesmo não sendo exatamente fiel, ainda poderia ser divertido, o que veio em seguida basicamente foi só ladeira abaixo à cada novo lançamento. Sempre foco excessivo na personagem da atriz que nem existe na droga dos jogos que por acaso é esposa do diretor convenhamos, chegou uma hora que você deve ter pensado se não rolava teste do sofá ali personagens que REALMENTE deveriam ser o destaque sendo sempre tratados como coadjuvantes de luxo...e hora, aquilo ali eram mais filmes de ação que por acaso tinha zumbi, tem nada de RE ali! 

Os caras fizeram o Nemesis chorar car***! O Nemesis! Aquele filho da puta que te perseguiu que nem um condenado, chorando! 


Enfim. Lembranças ruins à parte, acabou chegando à hora do reset, e com isso, um novo filme, de uma potencial nova franquia que poderá, ao menos, ser de fato mais proveitosa que a anterior (ao menos esperamos que seja). Do passado, só o fato da Constantin Film, que se envolveu nos filmes anteriores, estando no mesmo cargo de produtora, ao lado da Sony/Screen Gems. Sem merda de personagem inventado tomando lugar de protagonista de verdade. Enfim, RESIDENT EVIL DE VERDADE


Resident Evil: Bem Vindo à Raccoon City estreia assim no momento em 24 de novembro desse ano, sobre direção de Johannes Roberts (47 Metros Para Baixo), que confirmou mais recentemente, que veremos até a adaptação da clássica câmera fixa dos jogos originais. Esse elemento estará incluído nas cenas da Mansão Spencer, que o mesmo prometeu que serão assustadoras.


No elenco, temos Kaya Scodelario (Predadores Assassinos) como Claire Redfield, Hannah John-Kamen (Homem-Formiga e a Vespa) como Jill Valentine, Robbie Amell (Code 8) como Chris Redfield, Tom Hopper (The Umbrella Academy) como Albert Wesker, Avan Jogia (Zumbilândia: Atire Duas Vezes) como Leon S. Kennedy, Neal McDonough (Capitão América: O Primeiro Vingador) como William Birkin, Donal Logue (Gotham) como Brian Irons, Lily Gao (The Handmaid's Tale) como Ada Wong, Chad Rock (Siren) como Richard Aiken, e a atriz & contorcionista Marina Mazepa, possivelmente no papel de Lisa Trevor.  


O roteiro ficou à cargo do próprio Johannes Roberts, juntamente com Greg Russo (Mortal Kombat). 


Detetive Pikachu 2 (Filme)

A primeira espreitada em carne & osso dos Monstrinhos de Bolso teve um desempenho sólido nas críticas, e em bilheteria (foram US$ 433 milhões), a 2° maior para uma adaptação de jogo. Até por isso, uma sequência (que já estava em desenvolvimento até um pouco antes do lançamento do mesmo), foi oficializada, e com a Legendary contratando Oren Uziel (Anjos da Lei 2) para escrever o roteiro.


Apesar disso, maiores detalhes não foram revelados até o momento, mas já é de conhecimento que a intenção é realmente criar toda uma franquia, e consequentemente, "um mundo mais diverso". Levando em conta que temos mais de 700 desses bichos, falta de material fonte não será problema. 


Residen Evil: No Escuro Absoluto (Série de TV) - Animação 

Se a tal série live-action na Netflix não convence muito, o mesmo já não pode ser dito de outro material da franquia programado para lá: RE não é um nome estranho em animações, já que teve sua cota do qual é melhor que os filmes  e que irá aumentar ainda esse ano, com Infinite Darkness.


A animação mostrará o retorno de Leon e Claire, e com Nick Apostolides & Stephanie Panisello (que dublaram os personagens no remake de Resident Evil 2), retornando aos papéis. “Em 2006, foram encontrados vestígios de acesso indevido a arquivos presidenciais secretos na rede da Casa Branca. O agente federal americano Leon S. Kennedy está no grupo convidado para investigar esse incidente, mas quando as luzes se apagam de repente, Leon e a equipe da SWAT são forçados a derrubar uma horda de zumbis misteriosos. Enquanto isso, a funcionária do TerraSave, Claire Redfield, encontra uma imagem misteriosa desenhada por um jovem em um país que ela visitou, enquanto fornece apoio aos refugiados", diz a sinopse.

Resident Evil: No Escuro Absoluto estreia em julho na Netflix. O projeto é tocado pela TMS Entertainment (conhecido por seu trabalho de animação em filmes e séries animadas como Akira e Procurando Nemo) e até mesmo Batman: A Série Animada - e cuja subsidiária, a Marza Animation Planet, já trabalhou com a série da Capcom, em Resident Evil: A Vingança (2017). A animação ainda contará com ​supervisão do produtor executivo Hiroyuki Kobayashi.


Assassin's Creed (Série de TV)

Apesar do filme estrelado por Michael Fassbender não ter tido o impacto que deveria, vide todos os anúncios que você viu aqui, era apenas questão de tempo para que a Ubisoft tentasse a sorte novamente com uma adaptação de sua marca mais popular. Dito & Feito. 


Novamente em parceria com a Netflix, a saga dos assassinos do estúdio francês agora ganhará uma série live-action, mas que promete ser apenas o primeiro resultado desse acordo. Isso porque o streaming vermelho também fechou com a Ubi para produzir uma animação (e um anime) inspirado na franquia, e com a plataforma planejando criar assim um “universo televisivo” de Assassin’s Creed, que terá como seu primeiro projeto, justamente a série live-action. Com isso em mente, o já citado Jason Altman e Danielle Kreinik (da Ubisoft Film & Television) serão os produtores executivos da dita primeira adaptação, que ainda está em busca de um showrunner. “Por mais de 10 anos, milhões de fãs em todo o mundo ajudaram a transformar a marca Assassin’s Creed em uma franquia icônica”, declarou Altman (via Deadline). “Estamos entusiasmados em criar uma série de Assassin’s Creed com a Netflix, e estamos ansiosos para desenvolver a próxima saga no universo de Assassin’s Creed.”

Iniciada em 2007 (ao ser anteriormente concebida inicialmente como um spin-off de Prince of Persia), Assassin's Creed rapidamente se tornou uma das maiores franquia da Ubisoft, ao já ter vendido mais de 155 milhões de cópias quando somados todos seus 12 jogos principais, fora inúmeros outros projetos derivados. "Estamos entusiasmados com a parceria com a Ubisoft para dar vida à rica e multifacetada narrativa pela qual Assassin’s Creed é amado”, disse Peter Friedlader, vice-presidente de séries originais da Netflix. “De seus mundos históricos de tirar o fôlego, e apelo global massivo como uma das franquias de videogame mais vendidas de todos os tempos, estamos comprometidos em criar cuidadosamente entretenimento épico e emocionante com base nesta IP distinta, e oferecer assim um mergulho profundo para fãs e nossos membros ao redor do mundo desfrutarem.” 


The Division (Filme) 

E pra fechar de vez a parte Ubisoft: a franquia de Looter Shooter iniciada em 2016 teve uma adaptação anunciada ainda naquele ano, e já no começo de 2017, Stephen Gaghan (Syriana) foi contratado como diretor. Ele deixaria o projeto em 2018, ao ser substituído então por David Leitch (Deadpool 2), que acabou também deixando o cargo esse ano, por conflitos de agenda (ele ainda atua como produtor). 


Em seu lugar, a produção (que acabou sendo adquirida pela Netflix em 2019) contratou Rawson Marshall Thurber (Arranha-Céu: Coragem sem Limite) para comandar a produção, que será estrelada por Jake Gyllenhaal e Jessica Chastain. Rafe Judknis (Agents of S.H.I.E.L.D.) cuida do roteiro.


The Division se passa numa versão distópica de Nova Iorque, depois de um surto pandêmico de varíola. Com base nisso, o jogador faz parte de um grupo de pessoas não infectadas chamado “Strategic Homeland Division (SHD)”, criado para reconstruir as operações da Division em Manhattan, combater a atividade criminosa, além de investigar a natureza do surto. Tudo isso, a mando de ordens diretas do Presidente dos Estados Unidos, para fazer o que for preciso para “salvar o que resta” da sociedade.


Hitman (Série de TV)

Após já ter tido 2 filmes em 2007 (protagonizado por Timothy Olyphant) e em 2015 (com Rupert Friend no papel principal) que não chegaram à ser um grande sucesso, eis que a franquia Hitman vai tentar a sorte na  TV, apesar de alguns pesares para isso acontecer. Um seriado foi anunciado originalmente em novembro de 2017 como um projeto original do Hulu, mas a plataforma acabou desistindo da produção em 2019, e desde então, há uma busca em andamento por um novo lar. 


Mas apesar da falta de sorte até aqui para isso, o projeto ainda segue vivo, tanto que (sim, Derek Kolstad como roteirista de novo) já até declarou mais recentemente, em uma entrevista ao Collider, que já terminou de escrever 2 episódios. ‎”Já terminei de escrever 2 episódios, e o que foi ótimo é que me deixaram explora-lo ao máximo, na tentativa de introduzir um personagem como esse no nosso mundo pós-moderno. Tentei fazer algo parecido com 'O Terceiro Homem‎‎ se encontrando com Três Dias de ‎‎Condor’.‎‎ Você é apresentado a esse cara que é basicamente idêntico ao assassino que conhecemos dos jogos, mas ele tem uma cabeça cheia de cabelo, e ele é independente. Ele tem uma vida, e é muito parecido com o que foi visto no final dos anos 70, início dos anos 80…especialmente nos livros, entende? 


Mas é claro, o piloto termina com esse assassino em um espelho, encontrando um código de barras escondido sob sua pele. De repente, torna-se um mistério de ‘Quem sou eu, realmente?’ Sinto que a franquia Bourne fez isso excelentemente. O que realmente pode ser verdadeiro na vida desse homem? O que foi fabricado, o que são pensamentos, etc. É a natureza contra a criação de tudo isso", declarou. ‎”Precisamos mergulhar fundo na personalidade desse personagem. Nos jogos, não há muito de um personagem lá. Mas quem é esse cara, e por que você torce por ele? E então, temos que dar uma bússola moral. É difícil de vender, pois seu personagem principal é um assassino. Por que eu me importo? Por que vou torcer por ele?”


Saints Row (Filme) 

A versão de GTA que fumou muita maconha com o passar do tempo também vai tentar a sorte nos cinemas: a franquia da Volition teve um filme anunciado em abril de 2019, com o já citado aqui Greg Russo cuidando do roteiro, enquanto que F. Gary Gray (Velozes & Furiosos 8) irá dirigir. ‎”Acho que, de uma perspectiva de narrativa, a coisa complicada com algo como Saints Row vai ser o tom, imediatamente. Se você conhece a franquia, sabe que basicamente tinha dois tons. Tem um tom corajoso nos jogos originais, e então fica meio maluco e simplesmente insano a partir do terceiro. Queríamos ter certeza de que não estávamos isolando nenhum deles", declarou Russo em uma entrevista.


“Então, trata-se apenas de tentar encontrar o equilíbrio onde você tem personagens reais, apostas reais. O público precisa sentir que tudo é real, tanto quanto possível. Ao mesmo tempo, há uma inclinação para o que tornou a franquia tão divertida ultimamente. Era uma questão de: ‘Que tipo de filme é esse? Por que pegar um jogo de mundo aberto e contar uma história?’ A partir desse raciocínio, olhei para diferentes filmes que realmente amo. Sou um grande fã do cinema dos anos 70, como The Warriors, e Fuga de Nova York. Foi quando eu disse: ‘Bem, como tiramos inspirações de alguns desses clássicos e contamos nossa própria história?’ Estou animado por isso. Vamos ver.”


A franquia Saints Row começou em 2006, com a história começando quando o protagonista é apanhado no meio de uma briga entre três gangues rivais, e sendo então salvo por Julius Little e Troy Bradshaw, ambos membros de uma quarta, a Third Street Saints. Ele é então aconselhado pelos gângsteres a se afiliar à gangue.


Sniper Elite (Filme)

Iniciada em 2005 (ao ser desenvolvida pela Rebellion Developments), Sniper Elite se tornou a principal marca da desenvolvedora britânica, onde sua fórmula de shooter tático misturado com elementos de stealth (ao sempre acompanhar, como o nome indica, algum Sniper) já rendeu 4 jogos principais, uma série derivada (Zombie Army, que também já conta com 4 games), além de um já confirmado quinto jogo. E se ela está aqui, é porque vem adaptação, conforme anunciada esse ano. 


Com isso em mente, Brad Peyton (que já se aventurou no mundo das adaptações de games, ao comandar Rampage em 2018) irá dirigir, com base em um roteiro de Gary Graham, que também terá envolvimento do diretor no script. Jason Kingsley (CEO da Rebellion) estará envolvido no projeto como produtor, ao lado de Jean-Julien Baronnet (Assassin's Creed), da Marla Studios. Na trama, um atirador de elite, chamado Karl Fairburne, estará envolvido em uma verdadeira perseguição de gato & rato pelas ruas de Londres durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto tenta salvar o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, de um assassino nazista. No meio disso, ainda será revelado  "a história oculta" de Fairburne, “enquanto casa ação inteligente e elegante com personagens fortes e situações incríveis e distorcidas”, de acordo com a própria Rebellion. 


"Nós queriamos fazer um jogo em que você tivesse que fazer escolhas, ao em vez de simplesmente acumular uma enorme contagem de mortes", declarou em comunicado, Jason Kingsley. "A ênfase está em tomar decisões estratégicas que afetam o resultado. O filme também será sobre isso, ao ajustar as expectativas dos espectadores sobre o que eles obteriam de um filme como este. É um verdadeiro drama, que por acaso é inspirado em nosso jogo", continuou. "Não vamos simplesmente fazer uma versão cinematográfica do jogo.”

 

Borderlands (Filme)

Anunciada em 2015, a adaptação da franquia de tiro da Gearbox Software vem ganhando força desde 2020, tanto que já está sendo filmada. Na direção, temos Eli Roth (Cabana do Inferno), enquanto que o roteiro ficou a cargo de Craig Mazin (Chernobyl). Mas não há como negar, que o elenco principalmente, traz curiosidade e até empolgação pelo projeto.


Com isso em mente, temos Cate Blanchett como Lilith, Kevin Hart como Roland, Jamie Lee Curtis como a Dra. Patricia Tannis, Jack Black como o robô Claptrap, Ariana Greenblatt (Vingadores: Guerra Infinita) como Tiny Tina, Florian Munteanu (Creed II) como Krieg, Haley Bennett (Marley & Eu) como uma personagem original do filme (ligada ao passado de Lilith), Edgar Ramirez (Punhos de Aço) como Atlas (que deve ser o vilão criado pela produção), Olivier Richters (Ravers) como Krom, e Janina Gavankar (The Way Back) como a Comandante Knoxx (outro caso de personagem criada para o longa), já que ela não existe nos games.


Nos jogos de Borderlands, há uma espécie de corrida do ouro futurista, onde várias naves de colonização viajam até um planeta chamado Pandora, atrás de recursos minerais. Mas depois de algum tempo, os colonos descobrem que o lugar não possui tantas riquezas assim, e a população começa a sofrer com piratas, e com a ameaça de uma raça de alienígenas antes adormecida. A única esperança, é a descoberta de uma tecnologia milenar, escondida em um bunker secreto, e protegida por uma força misteriosa.


Brothers in Arms (Série de TV)

E parece que a Gearbox está mesmo confiante quanto à adaptações de suas marcas: além de desenvolver um filme de Borderlands com a Lionsgate, a empresa também se uniu com o roteirista Scott Rosenbaum (The Shield) para produzir uma adaptação da clássica franquia de guerra Brothers in Arms, em formato de série. Com isso, Rosenbaum será o showrunner e produtor executivo do seriado, ao lado de Randy Pitchford (CEO e co-fundador da Gearbox), o já citado Jean-Julien Baronnet, Richard Whelan (Hobbs & Shaw) e Sean Haran, também executivo da Gearbox.


Iniciada em 2005, a franquia Brothers in Arms teve 3 jogos principais (o último lançado em 2008 com Brothers in Arms: Hell's Highway), e de lá pra cá, apenas recebeu spin-offs menores, como o último que foi lançado em 2014 (no caso, Brothers in Arms 3: Sons of War), focado para o mobile. Assim como os jogos, a série será inspirada em fatos reais da Segunda Guerra Mundial, e com os episódios iniciais se concentrando em uma operação outrora confidencial chamada Exercise Tiger, que seria um “ensaio” para o Dia D, que deu desastrosamente errado: “A história que acabamos usando nunca foi dramatizada na TV. Quase 800 militares dos EUA foram mortos e tiveram que ser encobertos porque os Aliados estavam se preparando para a verdadeira invasão da Normandia", declarou Rosenbaum. 


A história assim seguirá um grupo de oito homens que precisam resgatar seu coronel dos poderes do Eixo antes que o inimigo possa aprender sobre os planos do Dia D (mas Rosenbaum diz que a série também contará com personagens de ambos os lados), incluindo figuras da vida real da Segunda Guerra. 


Gears of War (Filme)

Assim como aconteceu com Halo, a ideia de fazer uma adaptação de outra grande franquia do Xbox começou já faz uns bons anos, desde o lançamento do primeiro jogo de Gears, em 2006. Naquela época, se chegou até ao ponto de se atrelar o diretor Len Wiseman (Anjos da Noite) para tal, em 2007. Em tempos mais recentes, os últimos comentários foram no meio de 2019, com um filme ainda estando nos planos da Universal, que o anunciou oficialmente em 2016. Até o momento, se sabe que Scott Frazier (Busca Sem Limites) cuida do roteiro. 


A trilogia original de Gears of War se centra no Esquadrão Delta, um grupo de soldados da COG (Coalition of Ordered Governments) que recebe a missão de salvar o planeta Sera (onde os humanos atualmente residem) do exército Locust. Entre eles, está o soldado Marcus Fenix. Assim como Halo, a franquia também continuou se expandindo não só com novos jogos, como também com quadrinhos & livros. 


The Last of Us (Série de TV)

O sucesso estrondoso do jogo pós-apocalíptico da Naughty Dog lançado em 2013, fez com que a Sony já anunciasse um projeto de filme no ano seguinte, com Sam Raimi servindo como produtor. No entanto, o tal filme entrou no famigerado "development hell" (inferno no desenvolvimento), foi abandonado, e em 2020, veio em seu lugar um projeto de série, feito em parceria entre a PlayStation Productions, e a HBO


Aclamado pela crítica e público, a história pós-apocalíptica de The Last of Us é centrada no relacionamento entre Joel (um contrabandista neste novo mundo, que será vivido por Pedro Pascal) e Ellie, uma adolescente que pode ser a chave para uma cura para a pandemia mortal, e que será vivida na série por Bella Ramsey (Game of Thrones). Inicialmente, Joel é contratado para contrabandear a menina até uma zona opressiva de quarentena (no entanto, ao longo que atravessam os EUA), ambos aprendem que irão depender um do outro para sobreviver, o que acaba criando um forte laço. 


Com isso dito, Neil Druckmann (criador, roteirista e diretor criativo da franquia) está envolvido no projeto, ao trabalhar ao lado do já citado Craig Mazin. Kantemir Balagov (Uma Mulher Alta) irá dirigir o piloto, e com o elenco tendo no momento também a presença de Gabriel Luna (Agents of S.H.I.E.L.D.) como Tommy Miller, irmão de Joel. 


Twisted Metal (Série de TV)

E a PlayStation Productions não se contentou apenas com série de The Last of Us: uma série da clássica franquia Twisted Metal também está nos planos do estúdio, onde devemos acompanhar um "forasteiro falastrão, que ganha a chance de uma vida melhor, mas apenas se puder entregar com sucesso um pacote misterioso em uma terra pós-apocalíptica", diz a sinopse divulgada na ocasião, pela Variety. "Com a ajuda de um ladrão de carros com tendência a meter o dedo no gatilho, ele enfrentará bandos selvagens dirigindo veículos de destruição e outros perigos na estrada aberta, incluindo um palhaço ensandecido que dirige um caminhão de sorvete bem familiar. Fãs dos jogos, o chamam de Sweet Tooth." 


Twisted Metal é uma franquia de corrida e destruição iniciada em 1995, que permite o uso de diversos tipos de armas em uma arena onde os jogadores escolhem um veículo, e lutam uns contra os outros. A trama é simples: há um torneio veicular mortal intitulado realmente de "Metal Retorcido", agendado a cada ano por um homem misterioso chamado Calypso, onde o objetivo geral é realmente destruir todos os adversários, além de seus veículos, projetados pelo anfitrião. Quem ganha o mesmo, tem como recompensa um desejo realizado pelo dito cujo.


Porém, há um grande porém nisso, já que Calypso muitas vezes realiza o desejo, mas de forma literal (e isso acaba não sendo uma surpresa agradável). Michael Jonathan Smith (Cobra Kai) atua como showrunner e produtor executivo, além de se envolver no roteiro, com a ajuda de Rhett Reese & Paul Wernick (Deadpool). Ainda foi reportado que Will Arnett (LEGO Batman) também será produtor executivo ao lado de Smith através de sua companhia Electric Avenue, e com a Variety apontando que ele pode ser ainda a voz do próprio Sweet Tooth, considerado o garoto propaganda da franquia. "Twisted Metal é uma das franquias mais adoradas da PlayStation, especialmente dos fãs mais antigos da marca", declarou o chefe da PlayStation Productions, Asad Qizilbash, em comunicado. "Estamos felizes por ter uma equipe tão excelente trabalhando para trazer este mundo icônico para outro formato".  


Ghost of Tsushima (Filme) 


Ainda que tenha apadrinhado Uncharted, é justo dizer que o primeiro projeto de filme de jogo por parte realmente da PlayStation Productions mesmo, foi anunciado esse ano. No caso, um filme de outra propriedade da Sucker Punch: Ghost of Tsushima, que contará com ninguém menos que Chad Stahelski (John Wick) na direção, o que deixa tudo ainda mais animador. O projeto também terá envolvimento da produtora do mesmo, a citada 87Eleven Productions.


"Estamos felizes por nos juntarmos a Chad e a 87Eleven Entertainment para trazer sua visão da história de Jin para as telonas", declarou Asad Qizilbash, em comunicado. "Adoramos trabalhar com parceiros criativos como Chad, que tem uma paixão por nossos jogos, e garantindo assim que possamos criar adaptações ricas que vão animar nossos fãs e novos públicos."


Ghost of Tsushima foi lançado em julho de 2020 e acompanha a saga de Jin Sakai, o último samurai na Ilha de Tsushima durante a primeira invasão Mongol no Japão no século XIII. Conforme expulsa os invasores, Jin começa a utilizar formas cada vez mais desonrosas (ainda que efetivas) de derrotar seus inimigos, o que o coloca em um grande conflito interno, e com outros membros de sua classe. 


Metal Gear Solid (Filme) 

A ideia de criar um filme da icônica obra de Hideo Kojima vem desde 2006, e com a Sony também estando envolvida no projeto, desde 2012. Em 2014, Jordan Vogt-Roberts (Kong: A Ilha da Caveira) foi atrelado como diretor, e desde então o mesmo mostrou seu entusiasmo em tentar tirar o mesmo do papel, já que ele também cuidou do roteiro. Jordan, vale dizer, é um grande amigo de Kojima (que apesar de não ser creditado oficialmente como co-roteirista), vem atuando como consultor desde o início do desenvolvimento. 

A última atualização então aconteceu em dezembro do ano passado, com a contratação de Oscar Isaac como o protagonista, Solid Snake. Ao mesmo tempo, Derek Connolly (Jurassic World) foi chamado para cuidar do roteiro, com o mesmo inclusive já tendo trabalhado com Roberts no próprio Kong.  


A franquia Metal Gear começou em 1987 no MSX2, e desde então montou um rico universo com base em uma história complexa envolvendo espionagem, e outros assuntos.  


Five Nights at Freddy's (Filme)

Uma adaptação do fenômeno criado por Scott Cawthon estava inicialmente em desenvolvimento na Warner em 2015, mas posteriormente caiu nas mãos da Blumhouse. Já havia à um tempo uma idéia inicial de roteiro pronta, mas o estúdio acabou reconsiderando, ao ver que Cawthon (que atua como roteirista da adaptação) não estava satisfeito com o próprio trabalho que fez: "Admito que a história é um grande desafio quanto à esse projeto. Sabe, Five Nights at Freddy's deveria ser supostamente 'fácil' [de adaptar], porque há livros, há todo um cânone ali, e bastante narrativa. Mas ainda assim, a história pode cair em vários buracos de coelho. A franquia pode funcionar de diversas maneiras nesse formato”, declarou em uma entrevista o produtor Jason Blum (Corra!). "Cawthon acho que também sente isso, mesmo com essa franquia sendo uma cria dele. Ele, assim como nós, quer fazer exatamente como deve ser. Poderíamos ter seguido com a idéia [inicial] que ele já tinha terminado, porque eu realmente achei ela muito boa. Mas ele viu o próprio trabalho, e começou a ver que não era o que ele acha que deveria ser [um filme de FNAF]. Nós entendemos o que ele fez, porque ele viu o que poderia ser um potencial problema, em sua visão, para o projeto. Ele realmente quer que o que estamos fazendo aqui seja algo que soe que foi feito com esmero, porque realmente deve ser feito assim"


Em novembro do ano passado, Cawthon confirmou então que definiu um roteiro, e com o longa devendo começar a ser filmado na primavera americana desse ano (período que começou em março) e que vai até junho. Seth Grahame-Smith (LEGO Batman) está atado como produtor ao lado do próprio Cawthon e de Blum, enquanto que Chris Columbus (Harry Potter e a Câmara Secreta) é o diretor.

A franquia Five Nights at Freddy's começou em 2014, onde o jogador controla um figura que aceita o emprego de trabalhar durante 5 noites como vigia noturno na pizzaria Freddy Fazbear’s Pizza, ao verificar câmeras de segurança através de uma sala própria. Uma tarefa simples, se não fossem por coisas estranhas que acontecem naquele lugar.


Isso porque a pizzaria (que por fora parece um lugar de diversão com foco no público infantil), possui claramente um histórico de B.Os envolvendo sumiços de crianças e até mesmo homicídios, onde todos eles cercam a principal atração do lugar: bonecos animatrônicos, que toda noite ganham vida, e querem sangue. Resta para o guarda, os vigiar pelas câmeras, usar suas luzes (e claro, as portas de sua sala) para tentar sobreviver da meia noite às 6 da manhã, enquanto tenta lidar com isso sem gastar demais a tão necessária energia para fazer esses atos, se quiser sobreviver aos bichos. Apesar do gameplay simples, a franquia ganhou popularidade justamente por conta de seu macabro e interessante pano de fundo, que é até hoje fonte de teorias por parte dos fãs.


Arcane (League of Legends- Série de TV (Animação) / Outros Projetos 


O lore do MOBA da Riot Games foi ganhando cada vez mais destaque, ainda mais com iniciativas por parte da empresa como quadrinhos, além de formatos de gêneros de jogos diferentes com derivados feitos por estúdios fora da Riot, através da iniciativa Riot Forge. Junte ainda com a qualidade das cinemáticas que são lançadas de tempos em tempos, que a pergunta nascia: quando LOL entraria de cabeça em tentar adaptar isso tudo? 


Para a felicidade de um certo, parece que desde já!


Apelidada apenas de "Arcane", a primeira série animada da franquia foi anunciada em 2019, como parte dos anúncios feitos em comemoração aos 10 anos de League, ao contar a história de dois campeões do jogo. A produção é da Fortiche Production (estúdio que já tem uma relação próxima com a Riot, ao participar de criações como a do videoclipe K/DA), e que está atualmente prevista para algum momento desse ano, após ter de adiar seus planos originais de lançamento ainda em 2020, por conta da pandemia.

Mas parece que a Riot não pretende parar por aí: mais recentemente (através de um relatório da IGN), foi descoberto que o estúdio também deve almejar desenvolver todo um universo cinematográfico para League. Em seu site oficial, duas vagas de emprego foram publicadas, buscando um 'Chefe de Divisão Global Live-Action na TV' e um 'Chefe de Divisão Global Live-Action Cinemático'. As descrições são praticamente idênticas, substituindo apenas Cinema, por TV: “O candidato irá lidar com uma equipe de desenvolvimento criativo de cinema, e todo o trabalho relacionado ao desenvolvimento de longas-metragens para o universo cinematográfico de League of Legends e novas franquias", diz. ‎”Você ajudará a construir a estratégia para o negócio de Criação de Conteúdo Live Action da Riot, um esforço que está apenas começando”.


E o estúdio parece estar mirando mesmo alto com os projetos, pois espera que os candidatos sejam bem conectados com grandes atores: “Você precisa ter relações profundas dentro da indústria, com boa comunicação com grandes artistas – incluindo roteiristas, diretores, produtores e atores.”‎ Além disso, é esperado que cada candidato tenha, pelo menos, 8 anos de experiência na indústria, especialmente nos gêneros de fantasia e ficção-científica. 


Super Mario Bros. (Filme) - Animação 


É justo dizer que a relação do icônico encanador (e na verdade da própria Nintendo) com o cinema....não é das melhores, pra se dizer o mínimo. Afinal, a famigerada "adaptação" de Mario feitas nos anos 90, é até hoje um trauma para qualquer um que tenha tido contato com seus jogos. Não atoa, a Big N nunca mais quis saber (por um bom tempo) de adaptar franquia nenhuma sua, para evitar novas aberrações.


Mas em tempos mais recentes (até como forma de buscar outras formas de fazer com que o público interaja com suas marcas), a Nintendo acabou decidindo se arriscar novamente nesse terreno, justamente com Mario (até para redimir o mesmo), da catástrofe anterior. Através do famigerado ataque hacker ocorrido à Sony em 2014, se soube que o estúdio estava em negociações para criar um novo filme (animado dessa vez, claro), da franquia, mas isso não se concretizou. Já em 2017, foi relatado que a Universal (através da Illumination) começou a fazer o mesmo, e no final de janeiro do ano passado, a Nintendo afirmou oficialmente que este projeto estava mesmo avançando, com Chris Meledandri (Meu Malvado Favorito) atuando como produtor, ao lado do próprio criador do encanador, Shigeru Miyamoto (que está "na frente e no centro") da criação do filme.


Com isso em mente, Shuntaro Furukawa (presidente da Nintendo), anunciou que a produção da animação havia começado de fato em 1º de fevereiro de 2019, e estando atualmente previsto para chegar aos cinemas em algum momento de 2022, apesar do filme ainda não ter tido roteirista (ou mesmo diretor) confirmados oficialmente. Por fim, a Nintendo é que será a detentora dos direitos do projeto, o que pode deixar margem para outros negócios.

Sonic 2 (Filme) 

E pra (enfim) fechar de vez essa longa lista, outro filme que está já até sendo filmado à um certo tempo: apesar da desconfiança inicial por conta do visual original do mesmo ali (que felizmente foi modificado), o filme do Sonic se mostrou um grande sucesso, ao arrecadar um pouco mais de US$ 300 milhões, além de ter conseguido elogios. Logo, seria é estranho se a Paramount não tivesse anunciado uma sequência, programada para chegar aos cinemas em 8 de abril de 2022.


Jeff Fowler, que fez sua bem sucedida estreia na direção com o primeiro filme, retorna para o cargo, juntamente com os retornos de Ben Schwartz (Sonic), James Marsden, Tika Sumpter, e de Jim Carrey (Dr. Robotnik), no elenco. A grande novidade fica no momento pela participação de Tails (Colleen O'Shaughnessey), que apareceu na cena pós-créditos do filme anterior. Ainda não se sabe muito mais que isso, ainda que existam rumores envolvendo uma possível participação de Knuckles na brincadeira. 


Então é isso gente, demorou pra burro (pra não usar aquela outra palavra), mas o doido aqui conseguiu fazer essa lista. Afinal, se você está lendo isso, é porque deve ter dado certo


Por: Riptor


Fontes usadas para a Elaboração desse Post: The Enemy; O Vício; Voxel; Legião dos Heróis; MeuPlayStation; JovemNerd; Omelete; IGN; AdoroCinema; Canaltech; Meio Bit

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