domingo, 13 de junho de 2021

Que Descanse em Paz, Bom Senhor

 


Ned Beatty, que marcou gerações de cinéfilos com sua aflição em "Amargo Pesadelo”, morreu neste domingo (13/6) de causas naturais, aos 83 anos. A citada saga de sobrevivência, dirigida por John Boorman em 1972, trazia o mesmo, Burt Reynolds, Jon Voight e Ronnie Cox como um grupo de amigos da cidade grande que resolvem fazer um passeio de canoa por um rio, apenas para acabar aterrorizados por caipiras das florestas ao redor. 

E foi com base nisso, que uma sequência de 10 longos minutos, em que Beatty é forçado a grunir como um porco, enquanto era estuprado por seus captores, traumatizou gerações, ao fazer jus ao título nacional. Este foi justamente o primeiro filme da carreira de Beatty (e embora tenha causado impacto), não conseguiu projetar o ator à condição de protagonista, ao ser um dos eternos coadjuvantes de Hollywood, o que nunca lhe incomodou, de fato. “Sinto pena das pessoas que viram estrelas. O estrelato causa mais problemas do que vale", ele declarou uma vez, a revista People. 


Com isso em mente, o ator coadjuvou em seguida vários filmes de Burt Reynolds, após os dois se tornarem amigos nas filmagens de Amargo Pesadelo: trabalharam juntos no thriller Sob o Signo da Vingança (1973) e na sua continuação Gator, O Implacável (1976), nas comédias “W.W. and the Dixie Dancekings” (1975), O Imbatível (1983) e Troca de Maridos (1988), e num episódio da série “BL Stryker”, estrelada por Reynolds em 1989. Sua filmografia, incluiu alguns dos maiores clássicos de Hollywood dos anos 70, como Nashville (1975), de Robert Altman, Todos os Homens do Presidente (1976), de Alan J. Pakula, Rede de Intrigas (1976), de Sidney Lumet, e até mesmo Superman – O Filme (1978), de Richard Donner, em que viveu Otis, o capanga atrapalhado de Lex Luthor (Gene Hackman). O mesmo acabaria retornando ao papel em Superman II: A Aventura Continua (1980). 

A partir daí, Beatty ainda emplacaria várias comédias de grandes bilheterias, como O Espião Trapalhão (1980), De Volta às Aulas (1986) e principalmente Escute Minha Canção (1991), onde interpretou o tenor irlandês Josef Locke, um dos seus maiores papéis. Ao mesmo tempo, também demonstrou talento dramático como o pai de uma criança com doença terminal em Promessa ao Amanhecer (1979), de John Huston, além de ser pai de um improvável herói do futebol, em “Rudy” (1993). Ele ainda se destacaria também na televisão durante os anos 90, como o pai de John Goodman na série “Roseanne”, e o Detetive Stanley “The Big Man” Bolander, na série policial “Homicídio”.

Por fim, seus últimos trabalhos também incluíram mais sucessos e filmes premiados, como o thriller de ação Atirador (2007), de John Fucqua, a comédia política Jogos do Poder (também de 2007), de Mike Nichols, O Assassino em Mim (2010), de Michael Winterbottom, e Um Tira Acima da Lei (2011), de Oren Overman. Sem falar, é claro, do urso de pelúcia Lotso, o grande vilão de Toy Story 3 (2010). “Acabei de saber que Ned Beatty faleceu durante o sono. Foi uma alegria e uma honra incrível trabalhar com ele”, declarou o diretor Lee Unkrich, responsável pela animação da Pixar, em seu Twitter. “Obrigado, Ned, por trazer Lotso à vida - tanto seu lado bom quanto seu lado não tão bom. Nós sentiremos sua falta." 


Por: Riptor

Fonte: Pipoca Moderna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...