Inegavelmente um dos nomes mais importantes para as adaptações de quadrinhos, ao ter sido o grande responsável por Superman: O Filme (lançado em 1978), com o eterno Christopher Reeve no papel principal, além de outros grandes clássicos dos anos 70 e 80, o diretor Richard Donner infelizmente faleceu hoje (5) aos 91 anos. A informação foi dada pelo Deadline, através de uma confirmação da produtora Lauren Schuler (que também era a esposa do cineasta), e por seu gerente de negócios.
Nascido em 30 de abril de 1930 (em Nova York) Richard Donner começou sua carreira, na verdade com a esperança de ser ator, ao conseguir um pequeno papel em um programa de TV dirigido por Martin Ritt, que encorajou o mesmo a se tornar um diretor. O mesmo então conseguiria um emprego como diretor de comerciais, e fazendo sua transição para dramas de televisão no final dos anos 50, ao dirigir alguns episódios da série de faroeste Procurado Vivo ou Morto (1958). Aquele fora o início de uma carreira que englobou mais de 25 séries, como O Fugitivo (1963-1967, que ainda inspiraria o filme homônimo estrelado por Harrison Ford), Além da Imaginação (1959-1964) e Contos da Cripta (1989-1996).
Já no cinema, o primeiro filme dirigido pelo diretor foi o drama de aviação 'Avião Foguete X-15' (lançado em 1961), mas o mesmo só ficaria mais conhecido a partir de 1976, quando comandou o primeiro A Profecia, que recebeu duas indicações ao Oscar, além de ter sido um sucesso de bilheteria ao arrecadar US$ 60 milhões, contra um orçamento de menos de 3. A consolidação então viria 2 anos depois, com o primeiro filme do Homem de Aço, que arrecadou US$ 300 milhões, e que se tornou uma referência (e até hoje) uma fonte de inspiração para projetos do gênero. Donner também ainda viria a ser responsável pela sequência (Superman II - A Aventura Continua) em 1980, e mesmo que não seja tão falado, também foi produtor executivo do primeiro X-Men (em 2000), e com sua esposa Lauren tendo produzido todos os filmes da franquia na Era Fox, através de sua marca Donners' Company.
O mesmo ainda também foi responsável por filmes como Os Goonies (1985), Os Fantasmas Contra Atacam (1988), Maverick (1994), Assassinos (1995), além é claro da franquia Máquina Mortífera (1989-1998), do qual o mesmo dirigiu todos os seus 4 filmes, e que também pretendia fazer o mesmo com um quinto longa, que serviria como um encerramento. Seu último projeto, assim, acabou sendo o filme 16 Quadras (2006), estrelado por Bruce Wills.
O Família-Marvel presta suas mais sinceras condolências à família e amigos daquele que, não só teve uma carreira que englobou clássicos de terror, aventura ou mesmo de ação, mas que também foi o ponto primordial para possibilitar que pudéssemos ver adaptações de quadrinhos, do jeito que temos hoje. Para o alto & avante, Donner. Você não merece menos que isso.
Por: Riptor
Fonte: Deadline
Nenhum comentário:
Postar um comentário