segunda-feira, 2 de maio de 2022

Square Enix anuncia Venda de seus Estúdios Ocidentais


Em um comunicado oficial que confirma mais um grande negócio realizado na indústria de games em 2022, a Embracer Group anunciou hoje (2) que firmou um acordo com a Square Enix para adquirir alguns dos seus principais estúdios ocidentais por US$ 300 milhões, incluindo ‎‎Crystal Dynamics‎‎, ‎‎Eidos Montreal‎‎, e ‎‎a Square Enix Montréal. O mesmo também inclui o catálogo de propriedade intelectual desses estúdios, incluindo franquias como Legacy of Kain, Thief, Deus Ex e, principalmente, Tomb Raider, além dos direitos de mais de 50 outros títulos.


Há a expectativa da aquisição ser concluída entre julho e setembro deste ano: 

”Estamos entusiasmados em receber tantos estúdios na Embracer Group. Reconhecemos sua fantástica propriedade intelectual, o talento criativo de classe mundial, e o histórico de excelência que foram demonstrados várias vezes nas últimas décadas. Foi um grande prazer conhecer as equipes de liderança, e discutir planos futuros de como eles podem realizar suas ambições e se tornar uma grande parte da Embracer", declarou em comunicado Lars Wingefors, co-fundador e CEO da Embracer Group. “A Embracer é o segredo mais bem guardado nos jogos: uma enorme e descentralizada coleção de empreendedores dos quais estamos entusiasmados em fazer parte hoje. É o ajuste perfeito para nossas ambições: fazer jogos de alta qualidade, com ótimas pessoas, de forma sustentável, e aumentando nossas franquias existentes para suas melhores versões de sempre. A Embracer nos permite forjar novas parcerias em todos os meios de comunicação para maximizar o potencial de nossas franquias, e viver nossos sonhos de fazer entretenimento extraordinário", concluiu Phil Rogers, CEO da Square Enix America and Europe.


Apesar disso, a Square ainda manterá os direitos sobres algumas franquias ocidentais, como Life is Strange & Just Cause‎‎, além de manter algumas operações ocidentais para continuar seu trabalho com parceiros internacionais. Daqui para frente, as funções de desenvolvimento da companhia incluirão seus estúdios no Japão, a Square Enix External Studios, e a ‎‎Square Enix Collective‎‎. ”A transação ajudará a empresa a se adaptar às mudanças em curso no ambiente de negócios global, estabelecendo uma alocação mais eficiente de recursos, o que aumentará o valor corporativo, além de acelerar o crescimento dos principais negócios no domínio do entretenimento digital", consta no site oficial da mesma. “Além disso, a transação permite o lançamento de novos negócios, avançando com investimentos em campos como blockchain, inteligência artificial e nuvem.”

Esse movimento da companhia, inclusive, acaba batendo de acordo com uma declaração de algumas semanas atrás de Yosuke Matsuda, chefe da Square Enix, que já parecia dar pistas de um possível negócio ao falar que estúdios japoneses deveriam "se concentrar em jogos que preservam a essência japonesa", sem a tentativa de copiar projetos ocidentais. O que demonstra que a empresa está de fato passando por uma reformulação em seus negócios, com a idéia de se concentrar em seu lado oriental, seja com as equipes de desenvolvimento, ou com suas próprias IPs, como Final Fantasy, Kingdom Hearts, e Dragon Quest. Ainda de acordo com o comunicado, todos os projetos atualmente em desenvolvimento nos estúdios vendidos, também passarão a ser de responsabilidade da Embracer, como o já anunciado novo Tomb Raider que está em desenvolvimento na Unreal Engine 5.


Por fim, vale lembrar que a Embracer não é nenhuma novata em aquisições, com sua última tendo sido em dezembro do ano passado, com a compra da Dark Horse Comics.


Por: Riptor

Fonte: O Vício

Nenhum comentário:

Postar um comentário