Após a possibilidade já ter sido ventilada, o SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores norte-americanos) votou por autorizar o início da greve de atores que trabalham com videogames (tanto com trabalho de voz), quanto aqueles que atuam em captura de movimentos. A greve começará a partir da meia-noite desta sexta, 26 de julho.
Esta é a primeira greve do setor desde
outubro de 2016, quando o sindicato lutava por uma estrutura de compensação residual, e que terminou quase um ano depois, em setembro de 2017. Nesse caso, naturalmente, os profissionais exigem por medidas de segurança aos seus empregos, além de proteção contra tecnologias abusivas envolvendo inteligência artificial. De acordo com levantamento realizado pelo SAG-AFTRA, mais de 2 mil profissionais de jogos estão trabalhando sem um arco de mídia alternativa desde 2022, indicando que eles não possuem qualquer proteção contra qualquer tipo de tecnologia que use suas vozes ou movimentos sem autorização:
“A indústria de videogames gera bilhões de dólares em lucro anualmente. A força motriz por trás desse sucesso são as pessoas criativas que projetam e criam esses jogos”, declarou o negociador-chefe Duncan Crabtree-Ireland. “Isso inclui os membros do SAG-AFTRA que dão vida a personagens de jogos memoráveis e amados, e que merecem e exigem as mesmas proteções fundamentais que os artistas de cinema, televisão, streaming e música: compensação justa e o direito de consentimento informado para o uso de IA de seus rostos, vozes e corpos. Francamente, é impressionante que esses estúdios de videogame não tenham aprendido nada com as lições do ano passado - que nossos membros podem e vão se levantar e exigir tratamento justo com relação à IA, e o público nos apoia nisso".
De acordo com o sindicato, as empresas de videogame que serão afetadas pela greve são: Activision Productions Inc., Blindlight (provedora de serviços de produção de Hollywood direcionada a indústria de games), Disney Character Voices Inc., Electronic Arts, Formosa Interactive (direcionada a serviços de voz e áudio), Insomniac Games, Llama Productions, Take Two Productions, VoiceWorks Productions, e WB Games. A paralisação deve afetar o desenvolvimento de uma série de jogos que serão lançados nos próximos meses, enquanto os estúdios não negociarem novamente com os representantes dos trabalhadores - da mesma forma que ocorreu com a indústria do cinema no ano passado.
O assunto envolvendo IA na indústria de jogos naturalmente levaria a discussões como essa, ainda mais em um período que também testemunhou cortes massivos de funcionários em empresas de tecnologia. A Square Enix já chegou a declarar que pretendia usar IA generativa de maneira "agressiva", antes de voltar atrás nessas declarações ao apontar os "riscos" meses depois - enquanto a Take-Two apontou que diálogos gerados por IA seriam mais “interessantes e divertidos”. E claro, a EA, que já declarou ver IA como uma "oportunidade" de melhorar a monetização de seus jogos, especialmente envolvendo seus games de esporte.
Por: Riptor
Fonte: The Enemy; Observatório do Cinema
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