O animador francês David Encasis, que trabalhou na produção de Princesa Mononoke (1997), revelou que o Studio Ghibli apostou alto no filme e que poderia ter ido à falência caso o longa não tivesse sido um sucesso de bilheteria.
Em entrevista a Vulture, o animador comentou sobre a sua experiência no estúdio e a oportunidade de aprender com Hayao Miyazaki e Isao Takahata. "Em menos de três meses, aprendi mais que em todos os meus anos na Disney combinados", disse Encasis. Ele revelou que logo quis ser contratado pelo estúdio, mas Miyazaki impôs uma condição: "Aprenda japonês".
Na época em que chegou lá, os animadores estavam trabalhando em Princesa Mononoke, o projeto mais ambicioso do estúdio até então. "Quando vi a qualidade dos desenhos, sabia que não poderia alcançá-los. Mas eles me ofereceram treinamento sob a supervisão dos melhores animadores que tinham. Eles haviam investido muitos recursos no filme. Então, se Princesa Mononoke realmente não desse certo, o Studio Ghibli teria fechado". No entanto, segundo ele, Miyazaki chegou a dizer que não se importava com isso.
Felizmente, o longa superou as expectativas e se tornou um dos filmes mais aclamados do estúdio. Recentemente, a animação recebeu uma restauração em 4K, sendo relançada em IMAX nos EUA.
Por: Riptor
Fonte: O Vício