sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Ultimate Marvel | Escritor esclarece fim do universo

 






A Marvel vai dar um fim ao novo Universo Ultimate de forma definitiva, e isso decepcionou muitos fãs dessa nova linha de histórias.


No começo, havia a crença de que esse fim precoce era parte dos planos de Jonathan Hickman, mas logo depois foi revelado que o autor planejava apenas encerrar sua jornada com o Homem-Aranha em dois anos, e não o universo inteiro.


Agora, através do X/Twitter, Deniz Camp, autor da revista dos Supremos (e que será o responsável por dar fim ao Universo Ultimate em Ultimate Endgame), explicou o processo sob a sua perspectiva.


Segundo Camp, o plano original era, de fato, continuar com o universo depois de Endgame, e ele deixou várias pontas soltas em Supremos para que isso fosse possível.


Entre todos os autores envolvidos com a linha, no entanto, Camp era o único disposto a continuar trabalhando nela após o arco de dois anos do Criador.


No fim, partiu da própria editora a decisão de encerrar tudo de uma vez, frustrando em parte Deniz Camp, que tinha o desejo de continuar escrevendo Supremos por mais anos.


"É verdade que o plano original não era 'acabar' com o universo. Uma grande parte da minha fase [em Supremos] estava preparando personagens que eu esperava que continuassem depois de mim, e acho que deixei isso claro e óbvio."

John (Hickman) estava terminando sua fase [com o Homem-Aranha] no número 24, e isso sempre foi um fato. Ele estava pronto. Peach [Momoko, dos X-Men] e Bryan [Hill, do Pantera Negra] também terminariam suas histórias quando o Criador fosse libertado. Essa foi a decisão deles (de acordo com o que me foi dito e minhas interações com eles). E faz sentido.

Pense nisso – Peach está escrevendo e desenhando todos os 24 números. Isso é insano. Ela trabalha cerca de 20 horas por dia nessa revista, sem brincadeira. Ela é a heroína da indústria. Ela merece uma folga, se quiser.

Wolverine era para ter apenas 12 edições; depois foi estendido para 16. Os outros criadores receberam ofertas para fazer mais edições em paralelo com Endgame, mas recusaram (eu vi isso acontecer).

O único que queria continuar era eu. Inicialmente, e ainda muito no começo, essas revistas acabariam com a saída dos criadores, e Supremos teria continuado, com novos títulos sendo lançados (eu estava insistindo por Gavião Arqueiro, Guardiões foi discutido, etc.). Tudo isso era muito vago. Mas então, Wil Moss veio até mim e disse: 'Ei, acho que vamos encerrar.' Encerrar de verdade. Isso foi há muito tempo, pelo menos um ano atrás, eu acho, mas eu teria que checar.

Não é porque as revistas são "muito woke" (se fosse isso, eles interfeririam na escrita, o que não aconteceu) ou porque a linha principal está com ciúmes (isso é bobagem, dinheiro é dinheiro para eles), mas sim porque tudo parecia estar chegando a uma conclusão natural. Eles sentiram que tinham algo especial com o universo como ele estava: visões criativas consistentes que contavam suas histórias e tinham um começo, meio e fim claros. Uma reimaginação do Universo Marvel acessível e voltada para o criador. Uma versão da história sem fim que, no entanto, chegou ao fim.

E a pureza dessa visão, eles pensaram/pensam, poderia render frutos por muito tempo depois, desde que não se estendesse demais, diluindo-se, ou estragando o final. Sim, eu tinha planos para o que viria depois, continuando este mundo, e uma parte de mim ficou triste com isso, mas no fundo, eu acho que sabia que seriam projetos 'inferiores'.

Além disso, para mim, o Universo Ultimate tem sido um lugar para TENTAR coisas novas nos quadrinhos. Coisas radicais. Seja o ritmo em tempo real, as intervenções radicais de personagens Marvel, ou os jogos formais que caracterizaram minha fase, era isso que me empolgava no Universo Ultimate. E ainda me empolga. E isso – realmente, encerrar o universo em alta, torná-lo essa coisa contida, dar um FIM a uma história – isso é radical para os grandes quadrinhos norte-americanos! É algo que, até onde eu sei, nunca foi feito nesta escala pela Marvel ou DC.

Isso é empolgante para mim. Espero que seja empolgante para você!

Mas não quero dizer a ninguém como se sentir sobre isso. E não quero falar por ninguém. Talvez eu tenha sido mal informado, ou os sentimentos tenham mudado – eu não sei. Mas esta é a situação na minha perspectiva."


Ultimate Endgame começará a ser publicada em dezembro nos Estados Unidos. Quando chegar ao fim em abril, a minissérie vai dar cabo do Universo Ultimate de uma vez por todas.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...