quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Steam Machine | Preços e concorrencia

 






Com lançamento acontecendo no início de 2026 em mercados selecionados, Steam Machine ainda não teve seu preço anunciado pela Valve.


O criador do Linus Media Group, Linus Sebastian, apontou que a companhia não deve competir com consoles na faixa de preço, e nisso, chegaria custando mais em comparação ao PlayStation 5 e Xbox Series.


Sebastian mencionou um preço de US$ 500 (modelo típico de consoles subsidiados) nos bastidores da indústria — ideia que aparentemente não foi bem recebida. Mesmo sem saber o preço final, relatou que a reação à sugestão foi reveladora.


“Não posso dizer qual será o preço, porque realmente não sei”, disse ao WAN Show. “Quando mencionei que estava desapontado por não seguir o modelo de preço de console, subsidiado pelos 30% de cada jogo vendido ao longo do tempo, perguntaram o que eu queria dizer com ‘preço de console’, e eu disse US$ 500. Ninguém respondeu nada, mas a energia na sala não foi boa.”


A plataforma roda com SteamOS, baseado em Arch Linux, e é totalmente aberta, tornando-a utilizável como um PC convencional — algo bem diferente de um console fechado.


Enquanto a Valve pôde vender a Steam Deck com margens reduzidas para garantir sua adoção como portátil focado em jogos, aplicar a mesma estratégia no Steam Machine seria arriscado.


Um preço baixo poderia levar empresas a comprá-lo em massa para uso corporativo, como estações de trabalho, sem gerar qualquer retorno adicional à Valve via compras de jogos na Steam.


Basicamente, transformaria um possível subsídio em prejuízo direto.


Com isso, muitos acreditam que o preço final deve ficar bem acima da faixa tradicional, alinhando-se mais ao mercado de PCs compactos e de alto desempenho.


Alem disso;


 Steam Machine têm sido colocado como um divisor de águas na indústria de jogos eletrônicos, caso seja tão bem-sucedido quanto esperado.


O analista Joost van Dreunen, da NYU Stern School of Business, acredita que pode até mesmo ameaçar a existência da Xbox.


Durante entrevista ao site do GamesRadar, van Dreunen apontou que a a Microsoft já vem caminhando para uma fusão prática entre seus negócios de console e PC, com foco crescente em serviços como Game Pass — e não no hardware.


Ou seja, a entrada direta da Valve nesse território “empurra a Microsoft ainda mais nesse caminho”.


“Steam Machine basicamente transforma o pior pesadelo da Microsoft em um produto real”, afirmou. “E reforça a prioridade dos serviços e do acesso em nuvem sobre caixas de plástico.”


Para quem não sabe, Steam Machine está sendo promovido como um PC compacto, com proposta de console tradicional, planejado para ser conectado nos televisores. Além disso, roda SteamOS baseado em Linux, e não Windows — outro ponto visto como desfavorável para a Microsoft.


David Cole, fundador da DFC Intelligence, destaca que o ecossistema Xbox já enfrenta dificuldades.


“As vendas (de hardware na Microsoft) têm tido problemas, e o Steam Machine é mais um sinal de que talvez não haja espaço no mercado para um console Xbox dedicado.”


Na visão dos dois, há um risco estratégico em que a Valve acabe criando o híbrido PC-console preferido pelo público, fazendo com que jogos do próprio Xbox fortaleçam mais o ecossistema Steam.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...