quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Nintendo comenta foco no mercado brasileiro








Quem caminha pelos corredores movimentados da CCXP 25 percebe que o estande da Nintendo não é apenas um ponto de parada para fotos com o Mario, ele é a consolidação de uma estratégia que levou anos para ser construída. Após um ano marcado pelo lançamento global do Switch 2, a Big N desembarca em São Paulo com uma mensagem clara: o Brasil é prioridade.


Pilar Pueblita, gerente de relações públicas e eventos da Nintendo para a América Latina, fez um balanço sobre a recepção do novo console, a expansão da localização de jogos para o nosso idioma e o que esperar para o futuro próximo.


Por anos, o consumidor brasileiro se acostumou a esperar meses (ou anos) para ver produtos oficiais nas prateleiras após o lançamento global. Segundo Pilar, essa era acabou. A executiva usou o lançamento do sucessor do Switch, o Switch 2, lançado em junho deste ano, como prova desse compromisso.


"O lançamento do Nintendo Switch 2 foi um exemplo incrível do compromisso que a Nintendo tem com o público brasileiro. Em 5 de junho, ele estava disponível aqui no país, no dia do seu lançamento global" afirma Pilar.



A estratégia vai além do console. A presença massiva em eventos, passando pela gamescom latam, BGS e agora CCXP, faz parte de um plano de "agradecimento" e aproximação. E a empresa não vai ficar restrita aos grandes centros de convenção. Foi confirmado o início de um tour por shoppings que passará por 14 cidades na América Latina, sendo cinco delas no Brasil.


Talvez o ponto mais celebrado pelos fãs no estande seja a barreira do idioma sendo derrubada. Pilar relembra que, em 2019, na sua primeira BGS, o estande contava com cerca de dez jogos, nenhum deles em português. O cenário na CCXP 25 é o oposto.


"Hoje, quase todos os jogos disponíveis no estande da CCXP estão disponíveis em português brasileiro", destaca.


A "joia da coroa" dessa iniciativa é o recém-promovido Metroid Prime 4: Beyond. O título, historicamente denso em lore e narrativa, é o primeiro da franquia Prime a chegar totalmente localizado. A lista de jogos em PT-BR citada pela executiva é robusta e inclui: Metroid Prime 4: Beyond, Mario Kart World Tour, Donkey Kong Bananza, Kirby Air Riders e diversos títulos de parceiros (third-parties).


Quando questionada sobre a expansão de linhas de colecionáveis físicos (como Amiibos exclusivos) ou ajustes de preços, a executiva manteve a cautela corporativa típica da marca. Sobre os valores dos jogos no mercado nacional, Pilar reforçou que a precificação é "multifatorial" e que não há novidades ou ajustes previstos para compartilhar no momento.



Para o final de 2025, o foco da Nintendo é massificar a base instalada com o que já está disponível. O destaque comercial para o Natal é o bundle do Nintendo Switch OLED com Super Mario Bros. Wonder e três meses de assinatura online, uma aposta segura para atrair novos jogadores que ainda não migraram para a nova geração ou buscam um segundo console.


"O que queremos fazer na CCXP é colocar nas mãos das pessoas a oportunidade de jogar", finaliza Pilar. Ao olhar para as filas no estande para testar a nova aventura de Samus Aran em português, parece que a missão está sendo cumprida.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...