sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Sindicato de atores se posiciona contra nova engine de IA.

 






Nos últimos dias, a companhia chinesa ByteDance (proprietária do TikTok, para quem não sabe) causou espanto com a apresentação do Seedance 2.0. O modelo de vídeo com inteligência artificial provocou forte reação após usuários compartilharem conteúdos que utilizavam não apenas propriedades intelectuais como semelhanças de astros como Will Smith, Brad Pitt e Tom Cruise.


O sindicato dos atores, SAG-AFTRA, se uniu ao Motion Picture Association (MPA) e outras entidades da indústria para condenar publicamente a prática, dizendo que a ferramenta “desrespeita a lei, a ética, os padrões da indústria e princípios básicos de consentimento”.


“O SAG-AFTRA se une aos estúdios na condenação da violação flagrante possibilitada pelo novo modelo de vídeo com IA da ByteDance, o Seedance 2.0. A infração inclui o uso não autorizado das vozes e imagens de nossos membros. Isso é inaceitável e compromete a capacidade dos artistas humanos de garantir seu sustento," disse um porta-voz.


"O Seedance 2.0 desconsidera a lei, a ética, os padrões da indústria e princípios básicos de consentimento. O desenvolvimento responsável de IA exige responsabilidade, e isso é inexistente aqui,” acrescentou.


Na última quinta-feira (12), a MPA criticou duramente a plataforma após uma cena de luta entre Pitt e Cruise viralizar nas redes sociais. O presidente e CEO da entidade, Charles Rivkin, declarou: “Em um único dia, o serviço chinês de IA Seedance 2.0 realizou uso não autorizado de obras protegidas por direitos autorais em escala massiva. Ao lançar um serviço que opera sem salvaguardas significativas contra infrações, a ByteDance está ignorando leis consolidadas de direitos autorais que protegem os criadores e sustentam milhões de empregos americanos. A ByteDance deve cessar imediatamente suas atividades infratoras.”


A controvérsia ocorre em meio à retomada das negociações contratuais entre SAG-AFTRA e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP). O atual contrato expira no fim de junho, e proteções e regulamentações modernas envolvendo inteligência artificial seguem como uma das principais prioridades da liderança sindical em Hollywood.


POR:Marcilio

FONTE:Ovicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...