segunda-feira, 1 de junho de 2020
Descanse em Paz
O saxofonista Lennie Niehaus, responsável pelas músicas de mais de uma dúzia de filmes de Clint Eastwood, faleceu nessa última quinta-feira (28/5) de causas naturais. Ele tinha 90 anos.
O músico começou a carreira em Hollywood como orquestrador da série “Guerra, Sombra e Água Fresca” (1965-66), antes de passar a trabalhar no cinema, onde orquestrou filmes clássicos como Johnny Vai à Guerra (1971), de Dalton Trumbo, O Jogador (1974), de Karel Reisz, e Garotos em Ponto de Bala (1976), de Michael Ritchie. E foi ainda cedo nessa jornada que fechou suas primeiras parcerias: a primeira foi com o diretor Michael Winner – para quem orquestrou Os que Chegam com a Noite (1971), Renegado Vingador (1972), Assassino a Preço Fixo (1972) e Scorpio, de 1973. Já a segunda parceria foi com Sam Peckinpah, ao se envolver nas trilhas para “Sob o Domínio do Medo” (1971), “Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia” (1974) e “Elite de Assassinos” (1975).
E com o nome já estabelecido no cinema, ele foi então convidado para orquestrar “Josey Wales, o Fora da Lei” (1976), que foi estrelado e dirigido por Eastwood, e que iniciou uma colaboração que mudaria sua vida (Niehaus conheceu Eastwood ainda nos anos 50),e o mesmo foi o seu instrutor de natação enquanto os dois serviram no Exército dos EUA. A paixão compartilhada por ambos pelo jazz selou o que seria uma bela amizade, com Eastwood passando então a pedir que o músico fizesse a orquestração dos filmes que estrelava, como Sem Medo da Morte (1976), “Rota Suicida” (1977) e “Alcatraz: Fuga Impossível” (1979), até que o promoveu a compositor dos longas que dirigia.
A estreia de Niehaus como compositor aconteceu então com “Um Agente na Corda Bamba” (1984) e teve continuidade nos filmes seguintes assinados por Eastwood, como “O Cavaleiro Solitário” (1985), “O Destemido Senhor da Guerra” (1986) e “Bird” (1988), esta última uma biografia do saxofonista de jazz Charlie “Bird” Parker. Niehaus também compôs para o amigo as trilhas do faroeste Os Imperdoáveis (1992), do romance “As Pontes de Madison” (1995), do filme de ação “Poder Absoluto” (1997), do mistério “Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal” (1997) e do épico espacial “Cowboys do Espaço” (2000). Mas após o thriller policial Dívida de Sangue (2002),ele decidiu se afastar do trabalho pesado de composição.
Mesmo assim, ele seguiu trabalhando com Eastwood como condutor e orquestrador de trilhas, até se aposentar definitivamente com Gran Torino, de 2008. E embora a Academia nunca tenha reconhecido o trabalho de Niehaus com uma indicação ao Oscar, ele chegou a ser nomeado pela BAFTA (o Oscar britânico) pela trilha de “Bird”. Já na Academia da Televisão,ele ganhou um Emmy pelo seu trabalho no telefilme Vida Boêmia (de 1993), que trazia Jeff Goldblum e Forest Whitaker como músicos de jazz.
Por: Riptor
Fonte: Pipoca Moderna
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