O Post a Seguir contém SPOILERS, então se Não viu, Leia por sua Conta & Risco
Se as coisas já estavam esquentando nessa série, o 6° episódio de WandaVision só confirmou de uma vez que a "paz" de Wanda definitivamente acabou. De um lado, o (suposto) retorno de Mercúrio que a obriga a ter de encarar seu passado traumático. Do outro, Visão se vendo mais ainda livre da esposa, e realmente indo atrás da verdade para entender a extensão dos problemas criados pela protagonista.
Tudo isso, enquanto teorias que fizemos aqui são quebradas, ou apenas fortalecidas. Essa é a graça do jogo!
Desde o capítulo anterior, o conto de fadas do casal título já estava estremecido (e as "brigas silenciosas" dos dois), não conseguem esconder de seus filhos que há algo de errado. E embora Visão desconfie de Pietro, ele aproveita a brecha na atenção de Wanda para investigar a vizinhança, só para descobrir que ela nem consegue, de fato, manter a ilusão de "perfeição" do lugar nem na aparência. Conforme o sintozóide se aproxima da fronteira do Hex, ele vê os seus vizinhos parecendo estar em curto-circuito, quase como se fossem um bug na Matrix, repetindo ações em loop, ou simplesmente paralisados, onde não conseguem disfarçar o medo e deixam escapar ora uma lágrima solitária, ora um arregalar de olhos espantados.
E curiosamente, nem a questionável Agnes parece uma exceção à regra pelo jeito, já que Visão a encontra estacionada justamente no limite do “reino” de Wanda, na avenida Ellis, sem reação nenhuma, e fantasiada como uma bruxa - mais um aceno de que ela seria mesmo Agatha Harkness, e quem sabe realmente ela acabe sendo apenas mais uma vítima dessa brincadeira. Ela está em transe, como os demais figurantes da sitcom da qual integra e, para entender essa bizarrice, o herói decide acordá-la. Para o bem ou para o mal, ele é surpreendido por uma avalanche de informações: ele era um Vingador, Wanda não deixa ninguém pensar em sair de Westview; e, claro, ele agora sabe que está morto. Ele claramente não se lembra do que já viveu, então já deu pra ver que o mesmo terá de redesenhar esse quadro em branco.
Paralelamente, Wanda também não consegue se livrar das suas desconfianças com o "recast" de Pietro, enquanto ele se aproxima cada vez mais de Billy e Tommy, na forma do “tiozão divertido”. Tudo nele levanta suspeitas: memórias diferentes de um Dia das Bruxas na infância, o sumiço do sotaque, a própria aparência, isso sem nem falar do fato que ele sabe que Wanda criou aquele mundinho, tanto é que até defende a criação dessa nova realidade pela irmã. E quando ele fala, explicitamente, “liberem o inferno, meus demônios”, isso só deixa no ar que esse cara não está ali para ser tão divertido como ele quer parecer.
Isso também pode se conectar com outro ponto importante: o tradicional comercial exibido no “intervalo” dos episódios. O produto da vez é um iogurte revigorante, em um anúncio que traz uma criança se sentindo sozinha, perdida, triste e isolada em uma ilha, até que um tubarão descolado sai do mar e entrega um pote de YO-MAGIC (que pode ser traduzido como “Sua Magia”) para a criança, que cria esperança. No entanto, ela não consegue abrir o potinho e acaba morrendo de ansiedade, fome e frustração. Se você analisar friamente, a história de Wanda até ali se parece bastante com a da criança, que, ao ser abordada por um predador, vai cegamente até a promessa de felicidade e realização, e acaba perdendo noção de tempo e espaço, o que por consequência, pode resultar em sua própria morte. Isso pode indicar o que parece óbvio: Wanda pode manipular aquela realidade, mas ela acima de tudo, está sendo manipulada por alguém maior. E qual o personagem apresentado na série que tem esse jeitão despojado do tubarão?
Mas enfim, veremos o que nos aguarda, ainda mais com este episódio terminando literalmente com a expansão do universo criado por Wanda, tomando cada vez mais espaço, e ameaçando tomar proporções cada vez maiores. Quem sabe já esteja chegando a hora mesmo de Monica precisar da ajudinha de alguém que tenha realmente mais noções de realidades. E de magia.
Por: Riptor
Fonte: Omelete
Nenhum comentário:
Postar um comentário