domingo, 18 de setembro de 2022

As Próximas Adaptações de Games | Lista

 


Parece que adaptar videogames definitivamente deve virar um novo hobby de Hollywood: como muitos de vocês devem se lembrar, em abril de 2021, eu já cheguei a fazer uma lista sobre vindouros projetos do tipo. E bem, um pouco mais de 1 ano depois, muita coisa mudou desde então, com muitos desses projetos sendo lançados, atualizados, outros tantos anunciados....e alguns até mesmo, cancelados


E é com isso em mente, após já antecipar algumas vezes, que eu decidi que devia atualizar realmente aquela lista. Meio trabalhoso isso? Não deixa de ser, mas depois que se consegue uma base, isso fica um pouco mais fácil. Além do mais, se eu fiquei disposto a fazer isso, é também porque vocês me deram um excelente apoio já quando eu iniciei esse 'projeto' na época, e eu agradeço muito por isso. Então, mais uma vez, venha comigo, dar uma olhada no que nos espera. 

MAS antes disso, eu preciso novamente destacar para você. Praticamente todos os projetos aqui mencionados são oficiais (ou seja, eles realmente existem), estão em desenvolvimento, e tiveram confirmação disso em algum momento. Existe um caso aqui que eu ainda coloquei indícios que mostram que apesar de tudo, ainda é o caso. Por isso, casos (apesar de não terem vindo de fontes ruins ou algo do tipo) que não foram formalmente anunciados, não serão mencionados, estando assim ainda no campo dos rumores. O mesmo vale para projetos (mesmo com histórico que mostra que pelo jeito estão em desenvolvimento), mas que foram negados inicialmente.   


Bora: 


Silent Hill / Fatal Frame - Filme

Sendo 2 franquias de terror dos quais mesmo jogadores que não vão com a cara do gênero  com certeza já ao menos ouviram falar em algum momento, tanto Silent Hill quanto Fatal Frame já se arriscaram no campo das adaptações. No caso de Fatal Frame, a série ganhou um filme japonês em 2014, enquanto que Silent Hill ganhou 2 filmes americanos: Terror em Silent Hill (em 2006, que é considerado uma das melhores tentativas de se adaptar jogos) e Silent Hill: Revelação (em 2012)...que não agradou ninguém.


Com isso em mente, no começo de fevereiro de 2020, durante uma entrevista a revista francesa Allocine, o diretor Christophe Gans –  que comandou o primeiro filme de Silent Hill – revelou que estará envolvido em novos longas de ambas às séries citadas aqui. Segundo ele, o novo Silent Hill será ambientado em uma pequena cidade americana governada por puritanos, além de ressaltar que o novo Fatal Frame, será ambientado no Japão: 


'Tenho dois projetos de filmes de horror com [o produtor] Victor Hadida. Estou trabalhando numa adaptação de Fatal Frame, que se passará no Japão. Não quero tirar a marca de seu solo fértil que é a ambientação “casa japonesa assombrada”', declarou. "Estamos também trabalhando em um novo Silent Hill. O projeto será sempre ancorado nesta atmosfera de pequena cidade americana tomada por Puritanismo. Acho que já era a hora de fazermos um novo' 

Gans voltou então a comentar sobre os projetos (em especial Silent Hill) esse ano, durante uma entrevista a revista francesa Jeauxvideo: "Eu trabalhei em um novo Silent Hill que é o Silent Hill do ano 2023, já que o filme seria lançado no ano que vem, em 2023, e não é um Silent Hill como eu imaginava em 2006. É totalmente independente dos dois filmes anteriores. Silent Hill é um pouco como Além da Imaginação, um lugar onde tudo e qualquer coisa pode acontecer". O mesmo ainda declarou que, pelo que sabe, "a franquia será relançada em termos de videogames e, portanto, o filme se tornará parte de uma política global. Acredito que em um fórum alguém deduziu isso e ele está absolutamente certo; em outras palavras, o filme é realmente parte de um todo.” Conforme mencionado, ambos também terão envolvimento do produtor Victor Hadida (Os Melhores Anos de Uma Vida), com Gans pretendendo, ao menos, dirigir um após o outro. 


Iniciada em 2001 no PlayStation 2 pela Koei Tecmo, a franquia Fatal Frame (ou Zero no Japão, ou Project Zero na Europa) se tornou um dos maiores clássicos de horror da época, ao acompanhar a história de Miku Hinasaki, uma jovem que acaba se adentrando na obscura mansão Himuro em busca de seu irmão Mafuyu, que desapareceu ali junto de outras 3 pessoas. Apesar da história razoavelmente simples, o fato do sucesso de vendas do primeiro jogo no Ocidente esteve também relacionado a um detalhe presente na capa do game, que afirmava que a trama retratada era baseada em uma suposta história real. Nela, nos arredores de Tokyo, uma misteriosa mansão antiga teria sido palco de 7 pessoas que teriam sido brutalmente assassinadas.  


Silent Hill foi iniciada 2 anos antes (em 1999) pela Konami para o primeiro PlayStation. A saga se tornou igualmente clássica, ao retratar pesadelos repletos de criaturas e cenários que abusavam do terror psicológico, e usando até coisas simples como interferências de rádio e uma densa névoa, para deixar o jogador perdido em meio à sempre misteriosa cidade título. No primeiro jogo, acompanhamos a jornada de Harry Manson (pai adotivo de uma menina de sete anos chamada Cheryl), que saíram de férias para a pacata cidade de Silent Hill, até sofrerem um acidente de carro no caminho. Ao acordar, Harry vê sua filha desaparecer dentro da cidade coberta pela névoa. E sem saber dos mistérios e detalhes sombrios por trás da história daquele lugar, ele não pensa 2 vezes, e parte em uma busca para encontrar a mesma. 


Vale dizer que Terror em Silent Hill seguiu bem essa linha, apenas trocando o protagonista. No caso, ao invés de Manson, no filme é Rose (Radha Mitchell) que protagoniza a história, com ela também tendo uma filha, chamada Sharon. 


Sly Cooper - Série de TV (Animação)

Outra franquia que se originou no eterno PS2, Sly Cooper não teve muita sorte na hora de tentar se adentrar no mundo das adaptações: originalmente, um filme estava nos planos da Sony, ao ser anunciado oficialmente pelo produtor Brad Foxhoven (Ratchet & Clank), em 2014 com direito até já a um teaser-trailer. O longa animado, assim, estava previsto para 2016, com Kevin Munroe (As Tartarugas Ninja - O Retorno) na direção. No entanto, acabou sendo revelado que o filme ainda não tinha entrado em produção de fato (o teaser lançado era praticamente mais uma demonstração do que eles estavam fazendo), e nesse meio tempo, alguns de seus envolvidos acabaram até se vinculando à outros projetos. 


Já em 2017, o estúdio então anunciou que iria desenvolver agora no lugar uma série animada da franquia, que ficaria à cargo da Technicolocor Animation (Sonic Boom). Porém, em 2018, a PGS Entertainment se tornou a distribuidora da série, substituindo a SIE (e nesse meio tempo), os direitos da animação aparentemente voltaram para a Sony (já que o projeto também não avançou), e com o mesmo sendo assim provavelmente direcionado para a própria PlayStation Productions, fundada em 2019. Afinal, o mesmo aconteceu com projetos anteriores à fundação da divisão, como o próprio filme de Uncharted. 


Com essa dúvida em mente, um usuário do Twitter (Tarik Tierny) mandou uma mensagem em 2020 para a PSG, questionando mais detalhes da animação. A companhia respondeu dizendo que "não trabalhava mais" no projeto, porque “a PlayStation recuperou os direitos de publicação"

Também vale dizer que a Sony não chegou a confirmar oficialmente desde então se, de fato, readquiriu os direitos de publicação da animação. Porém, levando em conta que a informação foi fornecida pela própria PGS, e visto que a PS Productions já apadrinhou um projeto de adaptação anterior à ela, não é estranho que o projeto esteja desde aquele momento em desenvolvimento por lá, ainda que de forma silenciosa.  

A franquia Sly Cooper foi criada pela Sucker Punch Productions (que ainda viria a ser adquirida pela própria Sony alguns anos depois) em 2002, e acompanha o personagem titular, um guaxinim antropomórfico pertencente à uma longa linha de mestres assaltantes. O mesmo testemunhou a morte de seu pai quando os chamados 5 Diabólicos roubaram seu "Thievius Raccoonus", um livro completo de todas as ações especiais que sua família tem acumulado há séculos. Sly acabaria indo parar então em um orfanato, onde acaba conhecendo seus melhores amigos, e que acabariam ainda sendo seus parceiros na hora de planejar contra fanfarrões: a tartaruga Bentley (o inventor do grupo & craque em computadores) e o hipopótamo Murray, a força bruta do time. 


Neopets - Série de TV (Animação)

Você quem sabe não faça ideia do que diachos é isso, mas não se preocupe: lançado em 1999, Neopets é uma espécie de comunidade virtual em que os jogadores criam animais de estimação, jogam mini-games para ganhar moedas e gerenciam lojas, fóruns e outros sistemas (e que no início dos anos 2000 especialmente), conseguiu alta popularidade. Que ainda deve ser boa o suficiente, para justificar o porque a emissora canadense Blue Ant Media adquiriu no início de 2020, os direitos autorais para produzir uma série animada baseada nos personagens.


Apesar disso, pouco ainda se sabe sobre o projeto, além do fato de que ele está sendo desenvolvido com a ajuda da Beach House Pictures, uma produtora de Singapura. “A Beach House Pictures está criando novos personagens e histórias inéditas, e a animação está sendo feita pela equipe canadense da Blue Ant Studios. Tudo isso para expandir a narrativa e adicionar uma nova dimensão para a marca dos Neopets”, explicou a empresa em comunicado oficial.


Myst - Série de TV

Outro nome que talvez não seja familiar para muitos, mas que se tornou realmente um clássico dos PC's nos anos 90: Myst (do qual rumores de uma adaptação rolavam há anos), até enfim ser confirmado que um seriado está em desenvolvimento, ao ser chefiado por Edward Miller (roteirista de X-Men: Primeira Classe), e que já trabalhou como produtor e roteirista em programas como O Exterminador do Futuro - As Crônicas de Sarah Connor. Com isso dito, Miller será o showrunner, além de roteirista do episódio piloto.


Desenvolvido pelos irmãos Robyn & Rand Miller (e lançado em 1993), Myst é um jogo de quebra-cabeças em que o jogador deve explorar as diferentes eras de uma misteriosa ilha, enquanto procura por páginas de livros perdidos. O jogo foi um enorme sucesso de vendas (sendo o jogo mais vendido de PC até 2002), e gerou diversas sequências e até sucessores espirituais, além de servir de inspiração para outros jogos, como The Witness. O citado Rand Miller, um dos cocriadores, estará envolvido com o desenvolvimento da série, junto com seu outro irmão Ryan.  


Dragon's Lair - Filme

Iniciada em 1983, a franquia Dragon's Lair ficou conhecida nos anos 80 até por seu estilo de arte animado (além de não ser lá tão fácil), e a ideia de fazer uma adaptação vem desde aquela época. No entanto, só em 2020 é que foi ouvido algo de fato substancial sobre, com a Netflix desenvolvendo um filme live-action, potencialmente protagonizado por Ryan Reynolds, na época ainda em negociações para estrelar (e ainda produzir). Na história, o jogador ajuda à realizar a jornada do cavaleiro Dirk, o Ousado, que tem como missão resgatar a princesa Daphne, de um temível dragão.


Daniel & Kevin Hageman (Hotel Transilvânia) são os responsáveis pelo roteiro. Don Bluth (Todos os Cães Merecem o Céu), Gary Goldman (Anastasia), Jon Pomeroy (Um Conto Americano), Roy Lee (O Grito) & Trevor Engelson (Lembranças), estão atrelados como produtores.


Disco Elysium - Série de TV

Tendo sido uma das surpresas de 2019 para os jogadores e para a mídia, o RPG da ZA/UM é outro game que ganhará seu próprio seriado. A produção será uma parceria entre a própria ZA/UM, e a dj2 Entertainment (Sonic), mas até o momento, ainda não se houve o anúncio de roteiristas, e nem algo sobre se algum canal de televisão ou serviço de streaming já se interessou no projeto. “Estamos muito satisfeitos com a resposta que Disco Elysium recebeu e muito felizes por nos unirmos à dj2 para expandir a franquia para novas mídias e novos públicos", declarou a principal roteirista da ZA/UM, Helen Hindpere, sobre a parceria com a dj2. Essa, que dá pra dizer, que realmente aposta altas fichas nesse negócio de adaptações de games, já que além dessa citada (e de outras que você ainda irá ler aqui), a produtora também está envolvida em futuras adaptações do game furtivo Echo (que contará com Derek Kolstad, de John Wick, no roteiro), We Happy Few, Vampyr (série de TV), Life is Strange (série de TV), Little Nightmares (série de TV) e do action/shooter Ruiner, que também será feito em formato de série. A empresa também chegou a assinar um contrato recente com a Amazon Prime, o que deixa a plataforma em especial como uma potencial casa de muitos desses projetos.


Disco Elysium acompanha a história de um detetive sem memória que precisa relembrar o próprio passado, ao mesmo tempo que desvenda um crime. O game foi vencedor de quatro categorias do The Game Awards 2019 (o Oscar da indústria basicamente), nas categorias de Melhor RPG, Melhor Narrativa, Melhor Jogo Estreante e Melhor Jogo Indie.


Sleeping Dogs - Filme

Eis outro projeto da dj2: o filme do game da Square Enix (e da finada United Front Games) acabou sendo anunciado em 2017, com Neal Moritz (Velozes & Furiosos) sendo um dos produtores através da Original Film (Eu Sou a Lenda). O protagonista também já havia sido escalado (vide ninguém menos que Donnie Yen), mas se pensava que a ideia não tinha pra frente. Mas parece que não foi o caso, por enquanto.


Ainda não se sabe quem seria o roteirista, ou mesmo o diretor (muito menos o estúdio interessado em distribuir o projeto), mas em 2021, Yen trouxe uma pequena atualização sobre. O ator afirmou em uma entrevista ao Collider, que continuava totalmente comprometido ao papel principal, indicando até um possível início das filmagens no próximo ano, o que não chegou a acontecer, infelizmente: ‎”Ainda estou esperançoso. Todos os dias me dizem que vai acontecer. Estou coproduzindo e colaborando com [produtores] Neil Moritz e Toby [Ascher]. Atualmente, existem conversas com algumas grandes plataformas. E eles me dizem todos os dias que vai acontecer, então vamos ver.”


Sleeping Dogs foi lançado em 2012, e acompanha a história de Wei Shen (Donnie Yen), um policial infiltrado na Tríade, com a missão (quase impossível) de derrubar o império do crime da região de Hong Kong. 


Firewatch 

Muito elogiado por sua história e desenvolvimento de personagens (além das interações com o mundo), Firewatch acabou sendo um dos games com adaptações anunciadas no período de meio do ano de 2020, quando a Snoot Entertainment (mesmo selo responsável por filmes como Blindspotting e Little Monsters), anunciou que iria produzir uma adaptação cinematográfica do jogo do estúdio Campo Santo. O projeto (que na ocasião não foi definido como um filme ou série) contará até com o envolvimento dos desenvolvedores do jogo, Jake Rodkin e Sean Vanaman. "Firewatch é um feito impressionante, uma obra de arte maravilhosa, e de partir o coração", explicou na ocasião Keith Calder, cofundador da Snoot. "Estou muito feliz que Sean e Jake estejam conosco para ninguém arruinar seu videogame perfeito ao torná-lo um filme ou série de TV."


Firewatch foi lançado em 2016, ao ser um jogo com foco em exploração e em narrativa em primeira pessoa. O jogador controla Henry (um homem que abandona seus problemas), e se torna um vigia de incêndios florestais no estado americano de Wyoming, nos anos 80. Aqui, sua única ligação com o mundo humano é por meio de sua supervisora, Delilah, com quem ele interage apenas via walkie-talkie.  


Mega-Man - Filme

Anunciado oficialmente na New York Comic Con 2018 (mas com o projeto tendo começado seu desenvolvimento ainda em 2015 na Fox), o tal filme live-action de Mega-Man ainda é uma incógnita, no sentido do que vai sair disso. Inicialmente, a Fox, juntamente com a Chernin Entertainment (Planeta dos Macacos: A Origem) e com a própria Capcom, começaram a desenvolver o filme com Peter Chernin (Estrelas Além do Tempo) produzindo juntamente com Mike Ireland (A Orfã).


Já em 2017, Henry Joost & Ariel Schulman (Project Power) foram então contratados para dirigir, além de roteirizar. Nesse meio tempo, o filme acabou sendo "deixado de lado" após a aquisição da Fox por parte da Disney, que fez um grande "limpa" ao descartar diversos projetos "em desenvolvimento". Ainda assim, o filme continuou respirando, com Mattson Tomlin (The Batman) sendo então contratado para reescrever o roteiro. “Nós estamos muito empolgados. Acredito que algumas novidades muito importantes ainda serão divulgadas. Não podemos estender muito, mas posso garantir que é um projeto que está muito próximo dos nossos corações", declararam Joost & Schulman em uma entrevista.


Em dezembro de 2021, foi confirmado que o projeto foi apadrinhado pela Netflix, com Josh Koenigsberg (Secret Headquarters) escrevendo uma nova versão do roteiro.


Ark - Série de TV (Animação) / Filme

Tendo sido um dos destaques do The Game Awards 2020, o anúncio da sequência de Ark: Survival Evolved (MMO de sobrevivência com dinossauros, que será protagonizada por Toretto Vin Diesel) também veio junto com o de uma promissora série animada da franquia, até então supostamente prevista para 2022, apesar da falta de maiores informações a esse nível do campeonato.


Intitulada Ark: The Animated Series, ainda não há maiores informações sobre a história, mas o trailer mostra um combate entre uma guerreira e um cavaleiro, ambos montados em dinos. O elenco de voz, também é chamativo: além do próprio Vin Diesel, temos as presenças de Russell Crowe, Madeleine Madden (Dora e a Cidade Perdida), Gerard Butler, David Tennant (Doctor Who), Devery Jacobs (The Order), Elliot Page, Malcolm McDowell (Laranja Mecânica), Michelle Yeoh, Jeffrey Wright, Zahn McClarnon (Doutor Sono), Ragga Ragnars (Vikings), Deborah Mailman (Música da Alma), Monica Bellucci (007 - Contra Spectre), Dee Bradley Baker (Star Wars: The Clone Wars), Alan Tudyk, e Karl Urban. O projeto foi idealizado por Jeremy Stieglitz & Jesse Rapczak (criadores da franquia), com a quadrinista Marguerite Bennett (Bombshells) e Kendall Deacon Davis responsáveis pelo roteiro, enquanto Jay Oliva (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) dirige os episódios.


Ao mesmo tempo, o próprio Vin Diesel anunciou mais recentemente que está desenvolvendo uma adaptação cinematográfica de Ark, em conjunto com a Wildcard, desenvolvedora da franquia. Ao que parece, os planos envolvem tanto cinema, quanto TV.


My Friend Pedro - Série de TV

Mais uma adaptação de um jogo independente: o game da DeadToast Entertainment & Devolver Digital (que foi até indicado ao prêmio de melhor estreia de jogo indie no The Game Awards de 2019), terá uma série de TV com episódios de meia hora, e com envolvimento do já citado aqui Derek Kolstad, como produtior executivo. Ironicamente, o próprio Chad já tinha declarado que gostaria de adaptar a obra.


A produção será feita em uma parceria entre a Legendary Entertainment, 87North Productions (de David Leitch) e a dj2 Entertainment. Na trama, a história se desenrola ao envolver a bizarra amizade entre o personagem do jogador e uma banana falante, enquanto o protagonista mete bala em todo mundo, ao fazer muito uso de slow motion.


Sonic Prime - Série de TV (Animação)

2022 realmente foi bem movimentado para o Ouriço da Sega: além da sequência do filme, a franquia também ganhará uma nova série animada em 3D na Netflix, intitulada 'Sonic Prime‘. O projeto é fruto de uma colaboração entre a própria SEGA, com a Wild Brain (As Aventuras de Paddington) e Man of Action (Ben 10). 


Apesar de detalhes da trama serem excassos, a mesma deverá mostrar Sonic em uma aventura na qual o destino de um estranho novo multiverso, está em suas mãos. Serão ao todo 24 episódios na 1° temporada.


Dragon Age: Absolution - Série de TV (Animação)

Ainda falando em Netflix, eis que após alguns rumores, de fato a plataforma anunciou que estava trabalhando em uma série de Dragon Age, na forma de uma animação. O projeto se trata de uma colaboração entre a BioWare, com a Reddog Culture House, que se envolveu na produção de The Witcher: Lenda do Lobo.


Com 6 episódios, a trama se passará em Tevinter, império no qual são situados todos os jogos da franquia. A estreia está prevista ainda para dezembro desse ano.

Aztech: Forgotten Gods - Filme

Tendo sido lançado de fato em março desse ano, o game da Lienzo Gaming Studio teve ainda assim uma adaptação anunciada 1 ano antes, fruto de uma parceria entre a própria Lienzo, com a Impossible Dream Entertainment. Com isso em mente, o casal Yvette Yates Redick (O Chamado do Mal) e Shaun Redick (Infiltrado na Klan) irão servir como produtores.


Quanto ao game, apesar das reviews mistas, ele tem de fato uma premissa promissora: no que seria praticamente uma resposta do México e da América Central à Wakanda, as potências europeias aqui nunca chegaram, de fato, às costas da antiga Mesoamérica. O Império Asteca, nunca foi conquistado, e floresceu como uma agora civilização hiper-avançada e de ponta (e com a capital desse império, Tenochtitlan), prosperando por séculos como uma metrópole de pedra, tecnologicamente avançada, mas sempre fortemente enraizada nos costumes antigos de seu povo. Mas tudo que é bom, dura pouco: colonos seriam os menores dos problemas para esses astecas, que acabam se deparando com seres sobrenaturais que de depente começam a tomar conta da cidade antiga, ao enganar o povo da mesma ao se mascararem como antigos deuses astecas, como Quetzalcoatl ou Mictlantecuhtli, o Senhor do Submundo, com o objetivo de escravizar os habitantes. 

No meio disso, eis que há uma improvável heroína (Achtli), uma moça de 20 e poucos anos, cujo braço foi substituído por uma espécie de manopla, e que em nome de seu povo, decide liderar uma rebelião contra esses seres, e principalmente, para descobrir quem eles realmente são. “Com Aztech, é divertido imaginar qual construção de mundo pode ser alcançada por meio de muitos personagens multidimensionais, mitologia e vastas histórias culturais”, declarou Redick em comunicado. O mesmo, com raízes no México, se mostrou realmente animado com o projeto, que ele espera que possa se tornar uma franquia em potencial. "Como produtor latino e com raízes em Chihuahua, México, tenho orgulho de colaborar com a Lienzo e trazer à luz as lendas e a rica história do México com este projeto. Há uma história tão rica por trás dos astecas, e a fusão disso com uma história futurística, com certeza nos deu a chance de fazer algo realmente especial".  


Fallout - Série de TV

A primeira grande aposta do Prime Video nesse território de adaptações de grandes marcas de jogos, o anúncio de uma série de Fallout ocorreu em 2020, em parceria com a Bethesda. A produção será feita pela Kilter Films (Westworld), e com Todd Howard, que comanda a franquia, atuando como produtor executivo. 


Em entrevista para à Variety, Jonathan Nolan e Lisa Joy (envolvidos aqui como produtores) declararam que a série trará "a dureza do mundo devastado em oposição à ideia utópica da geração anterior de fazer um mundo melhor por meio da energia nuclear", mas ainda mantendo os momentos de humor e fantasia de filmes B com temática nuclear, que se tornaram uma característica da saga. Nolan também irá dirigir o episódio piloto.


Geneva Robertson-Dworet (Tomb Raider) e Graham Wagner (Silicon Valley) serão os produtores principais. O elenco conta com Walton Goggins (Django Livre), Ella Purnell (Army of the Dead), Kyle MacLachlan (Duna), Xelia Mendes-Jones (Havoc), e Aaron Moten (The Night Of). 


Fallout foi iniciada em 1997 pela Interplay Productions, e ainda viria a se tornar uma das principais franquias da Bethesda a partir do terceiro jogo, que levou a mesma para uma importante reformulação. A trama acontece em um futuro previsto pelos norte-americanos no final da década de 40, quando o país foi devastado por uma guerra nuclear em 2077. Nesse mundo, a humanidade tenta se reconstruir enquanto vive as consequências de um mundo utópico, cheio de gangues, mutantes e outras aberrações. 


Splinter Cell - Série de TV (Animação)

Após tentar levar a franquia aos cinemas desde 2005 (onde em um momento se houve até a escalação de Tom Hardy como protagonista), a Ubisoft decidiu ir por outro caminho, ao anunciar uma série animada de Splinter Cell, em parceria com a Netflix. Novamente, nosso querido Derek Kolstad também aparece envolvido como roteirista, além de atuar como produtor executivo. O seriado deverá ter 2 temporadas, com um total de 16 episódios, de 30 minutos.


“Vai levar provavelmente dois anos [para ser feita]. Provavelmente cerca de 18 meses. Essas coisas, do início à execução, são de 18 meses a dois anos. Meu trabalho será feito em provavelmente seis meses com os outros roteiristas", declarou Kolstad em uma entrevista mais recente ao Collider. "Gosto da narrativa tática. E com animação, é incrivelmente poderoso quando você pode fazer uma sequência de eventos e apenas ter música. E são todos os momentos dos personagens, e Splinter Cell tem sido uma alegria nesse sentido. Cada temporada será independente, fora da evolução do personagem principal. Gosto de pensar em uma história abrangente, com uma história de fundo, com o A / B de tudo.”


Splinter Cell começou sua jornada nos games em 2002, e se tornando uma das franquias mais queridas da Ubisoft. Nela, acompanhamos o agente especial Sam Fisher, que trabalha para a Third Echelon, uma divisão secreta da NSA que presta serviços de monitoramento para o governo americano. 


Beyond Good & Evil - Filme

E parece que a Ubisoft e a Netflix estão mesmo animadas com sua parceria: além de Splinter Cell, pouco após isso, um filme híbrido de live-action com animação de Beyond Good & Evil também foi confirmado como em desenvolvimento na plataforma. Rob Letterman (responsável por Pokémon: Detetive Pikachu) irá dirigir, enquanto que a busca por roteiristas continua em andamento.


Beyond Good & Evil foi lançado em 2003, com sua história se passando no Século 25, em um remoto planeta de mineração que está sob um ataque alienígena (e com os líderes militares que se comprometeram a proteger a população), podendo estar envolvidos. No meio disso, a trama acompanha uma jovem jornalista chamada Jade, que acaba sendo recrutada para fazer parte da resistência contra esse ataque. O jogo foi aclamado pela crítica, mas infelizmente acabou fracassando nas vendas, e impedindo assim a realização de uma trilogia, como era planejado.


Com o tempo, no entanto, ele acabou se tornando um clássico cult, e anos depois, a Ubisoft acabou anunciando uma sequência (que na verdade é um prequel) em 2017, e que continua em desenvolvimento.


The Legends of Heroes: Trails of Cold Steel - Anime

E animes também vão receber sua nova leva de adaptações de jogos: conforme relatado pelo Gematsu, The Legends of Heroes: Trails of Cold Steel vai ganhar um anime (originalmente previsto para 2022), mas que foi adiado para 2023, e que apesar de baseado em sua história, vai se passar na parte oriental do continente de Zemurian, onde acontece a trama. O anime será uma parceria entre a Nihon Falcom (desenvolvedora dos jogos), com outras quatro empresas: UserJoy Technology, Funimation, o fundo SYOU e a NADA Holdins (Wakaokami wa Shougakusei). O título oficial será 'Trails of Cold Steel Northern War', com Hidekazu Sato (Samurai Girl) responsável pela direção. 


The Legends of Heroes: Trails of Cold Steel foi lançado em 2013, ao fazer parte da franquia Trails, iniciada em 2004 com The Legend of Heroes: Trails in the Sky. Na história, existem 2 grupos em guerra - os aristocráticos "Quatro Grandes Casas", e os Reformistas. Os nobres, por um lado, desejam manter seu poder mantendo o controle sobre seus próprios exércitos particulares, enquanto que os Reformistas, querem dispersar os exércitos dos nobres e centralizar todo o poder sob o Chanceler, e com as tensões continundo a aumentar.


Com isso em mente, a trama se concentra em Rean Schwarzer e em seu colega "Classe VII", que fazem parte da Thors Military Academy, uma classe recém-formada composta por nobres e plebeus, e que é a única que não segregou ninguém com base em sua classe social.


Far Cry 3: Blood Dragon / Watch Dogs / Hungry Shark / Rayman - Série de TV (Animação) 

Ubisoft ataca de novo: a série animada de Splinter Cell terá uma quantidade considerável de companhia de outras franquias do estúdio, que planeja criar diversas animações baseadas em suas propriedades. E entre elas, 5 já foram confirmadas.


A primeira é uma adaptação de Far Cry 3: Blood Dragon, intitulada Captain Laserhawk: A Blood Dragon Remix, que contará com produção de Adi Shankar (Castlevania), ao ser distribuída também pela Netflix. "Adi é um grande fã de video-games. Compartilhamos a mesma cultura e referências", declarou na ocasião a diretora da Ubisoft Film & Televison de Paris, Hélène Juguet. "Tem sido ótimo dar a ele a liberdade para fazer algo muito original e ousado com nossos personagens". 

Lançada como uma DLC stand-alone de Far Cry 3 (ou seja, você pode comprar a mesma sem precisar ter o jogo base), Blood Dragon é uma grande paródia que segue todos os típicos clichês da década de 80. Aqui, o mundo foi vítima de um confronto nuclear e dominado por um exército de cyborgs, comandados por um vilão de carne e ferro (e no meio dessa bagunça, o jogador assume o papel do supersoldado Rex Power Colt), a única pessoa (enfase nisso) capaz de salvar o mundo das garras do vilão. Também foi confirmado posteriormente, que a Netflix ainda trabalha em outra animação de Far Cry, que ainda não conta com maiores detalhes. 


Já a animação de Watch Dogs (ao contrário dos games originais) será voltada para um público pré-adolescente, ao ser focada em uma "super hacker" que deve solucionar mistérios em sua escola. "Para esclarecer, o show de TV animado envolvendo hacking é inspirado pelos temas e ideias da marca Watch Dogs, mas não se passa no mesmo universo ou é ligado a ela diretamente", declarou a empresa. Por fim, o mencionado jogo mobile Hungry Shark também ganhará sua própria animação, assim como o querido Rayman: "Cada programa tem um alvo que está sendo considerado, e um formato diferente". 


Hyper Light Drifter - Série de TV (Animação) 

E falando em Adi Shankar, ele também estará envolvido em uma animação de outro game: do indie Hyper Light Drifter, lançado em 2016 pela Heart Machina. No caso, Shankar atuará aqui como produtor, com o projeto também tendo envolvimento do criador do jogo, Alx Preston.


No game, o jogador entra no controle de um colecionador de antigas tecnologias, que busca pela cura de uma doença mortal que o assombra.  


Driver / Hunt: Showdown / System Shock - Série de TV

Apesar desses 3 jogos não terem de fato uma ligação de mesma temática, ou mesmo de estúdio, os seriados baseados nos mesmos possuem, ao fazerem parte do ainda inédito Binge.com, plataforma de streaming que “mostrará conteúdo premium original inspirado nas mais populares franquias dos videogames”, que originalmente estava programada para ser lançada em 2022. No caso de Driver, a Ubisoft Film & Television estará desenvolvendo uma série live-action baseada na franquia (que assim como nos jogos principais) deve se concentrar no agente disfarçado e ex-piloto John Tanner, enquanto tenta derrubar um sindicato do crime.‎ Allan Ungar (Gridlocked) e Vincent Talenti (Transformers: War for Cybertron), atuarão como produtores.


Driver foi criada em 1999 pela Reflections Interactive (hoje Ubisoft Reflections) no PS1, e de lá pra cá, rendeu ainda mais 5 jogos principais (o último em 2011, Driver: San Francisco), além de alguns derivados menores. Já Hunt: Showdown se trata de um FPS multiplayer desenvolvido pela Crytek em 2018, onde o jogador controla caçadores de monstros na Louisiana do século 19: “Sempre soubemos que Hunt: Showdown ficaria ótimo como uma série de ação live-action”, declarou em comunicado o fundador e CEO da Crytek, Avni Yerli. "Mal podemos esperar para ver o que a equipe da Binge pode criar."


Enquanto isso, System Shock foi lançado originalmente em 1994 pela Looking Glass, ao se ambientar em um cenário sci-fi cyberpunk, onde o jogador assume o papel de um hacker que está à bordo de uma estação espacial, ao tentar atrapalhar os planos de uma inteligência artificial malévola, chamada SHODAN. Greg Russo (Mortal Kombat) irá roteirizar & dirigir o projeto.


Grounded - Série de TV (Animação)

Mais um daqueles casos curiosos: o game de sobrevivência em miniatura do Xbox (que foi justamente inspirado em filmes como Vida de Inseto e Querida, Encolhi as Crianças) terá sua própria adaptação, na forma de uma série animada que será roteirizada por Brent Friedman (Star Wars: The Clone Wars). O projeto se passará no mesmo universo do jogo, ao acompanhar 4 amigos que, no verão antes do ensino médio, planejam “grandes coisas” para elevar sua posição social na escola, mas seus planos são frustrados quando se deparam com uma tecnologia de encolhimento, que os deixa com 5 centímetros de altura. 


Com isso, os mesmos devem aprender a sobreviver em um quintal agora ameaçador, enquanto tentam voltar ao normal, ao mesmo tempo, que descobrem "uma vasta conspiração corporativa", que ameaça toda a sua cidade. Desenvolvido pela Obsidian, o game conseguiu popularidade em seu lançamento em 2020, tendo já alcançado mais de 10 milhões de players.


Earthworm Jim: Beyond the Groovy - Série de TV (Animação)

Após ter marcado a infância de muitas pessoas nos anos 90, eis que Earthworm Jim irá retornar aos holofotes com uma nova série animada, após já ter tido uma em 1995. Intitulada 'Beyond the Groovy', a mesma seguirá o herói titular e sua nova tripulação através do espaço, enquanto tentam encontrar a Terra. O projeto é uma parceria entre a Interplay Entertainment (com uma recém-criada divisão de televisão e cinema) e a Agency for the Performing Arts, com K. Michel Parandi (XYZ: From Fire and Dust) liderando o time criativo como roteirista, ao lado do produtor Aaron Billet (Monsters). 

“Lembro-me de amar Earthworm Jim quando criança. E há muito potencial neste universo de histórias, uma galáxia inteira cheia de animais lutando pelo poder. Jim é uma minhoca em um universo onde a Terra nada mais é do que um mito, e sua luta para encontrar um significado é surreal e cômica, mas também relacionável", declarou Parandi em comunicado. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de criar um programa para um personagem icônico que acompanhou muitos enquanto jogavam e assistiam TV. Os fãs amadureceram e merecem uma visão atual, à medida que trazemos novos públicos”, acrescentou Aaron Billet. Vale dizer que a animação não contará com o envolvimento do criador do personagem (Doug TenNapel), após a descoberta de diversos comentários racistas, homofóbicos e machistas feitos por ele em um podcast. 


Earthworm Jim estreou nos games em 1994 no SNES e MegaDrive, ao acompanhar as aventuras de Jim, uma minhoca com um traje robótico futurista, que luta contra malfeitores pelo espaço. A série ainda rendeu brinquedos, action figures, e até mesmo quadrinhos publicados pela Marvel Comics.


A Plague Tale - Série de TV

Tendo conseguido uma certa atenção em seu lançamento em 2019, A Plague Tale: Innocence também será alvo de uma adaptação televisiva, sobre supervisão da própria Asobo Studio e Focus Entertainment, responsáveis pela franquia. Até o momento, se sabe que Mathieu Turi (Depois do Apocalipse) ficará responsável pela direção de múltiplos episódios. “É oficial! Tenho a honra de trabalhar na adaptação em série de TV de A Plague Tale. Obrigado a AsoboStudio e Focus pela confiança!”, declarou o mesmo no Twitter.


A Plague Tale: Innocence foi bem recebido por crítica e público, ao acompanhar a história de Amicia e de seu irmão mais novo Hugo, em uma jornada perigosa pela França do Século 14, onde são caçados por soldados inquisidores, e cercados por imparáveis enxames de ratos.‎ O game ainda rendeu uma sequência (A Plague Tale: Requiem), que será lançada em outubro desse ano.


Alan Wake - Série de TV

Agora até com Alan Wake 2 de fato anunciado, a anunciada série live-action da franquia parecia estar nebulosa. Na última vez, havia sido informado que a produção teria o próprio criador da mesma (Sam Lake), envolvido como produtor executivo, enquanto que Peter Calloway (Legion) atuaria como showrunner e roteirista. Em maio desse ano, até como parte da celebração ao ‎‎12º aniversário do jogo original, Lake confirmou que o projeto continua de pé, após ter sido apadrinhado pela AMC: “Conversamos sobre a possibilidade de desenvolver uma série de TV há algum tempo, e agora posso confirmar que a AMC, um lar maravilhoso para séries, comprou os direitos da franquia de Alan Wake. Nada mais para compartilhar no momento, mas certamente vamos deixá-lo atualizados quando surgir alguma coisa.”


Lançado originalmente em 2010, Alan Wake mostra a história de um escritor com dificuldades para criar novas histórias, e que com isso, acaba indo para uma pequena cidade no estado de Washington, para lidar com esse bloqueio criativo. Mas uma vez lá, ele começa a sofrer experiências estranhas, curiosamente baseadas no livro mais recente dele - que ele nem se lembra de ter escrito. Posteriormente, foi confirmado que Calloway não estava mais envolvido com o seriado, enquanto Jon Jashni (Pacific Rim) e Jeff Ludwig (Animais Fantásticos) se juntaram a equipe criativa como produtor-executivo e produtor, respectivamente. A busca por um novo showrunner está em andamento. 


Just Cause - Filme

Com a ideia de um filme estando no ar desde 2010 (onde em 2015 originalmente, o papel do protagonista seria de Jason Momoa), o filme de Just Cause de lá pra cá conseguiu montar uma equipe criativa: mano Derek Kolstad aparece novamente como roteirista, enquanto que Michael Dowse (Os Brutamontes) foi definido pela Constantin Film como diretor.


A Square Enix (responsável pela franquia) será uma produtora executiva do projeto ao lado de Martin Moszkowicz (Monster Hunter), da Constantin. De acordo com os detalhes mais recentes, ele deve seguir os caminhos já traçados pelos jogos, ao ter o protagonista da série (Rico Rodriguez), tendo de lidar com alguma ameaça. O filme no entanto, ainda terá uma co-protagonista feminina. 


Yakuza - Filme

E o sucesso de Sonic realmente motivou a Sega a querer adaptar outras de suas grandes franquias: com isso, a empresa, em parceria com a 1212 Entertainment (Histórias Assustadoras para Contar no Escuro) e Wild Sheep Content, estão desenvolvendo um filme live action baseado na série Yakuza. Com isso em mente, Erik Barmack (Dark), Roberto Grande (Histórias Assustadoras para Contar no Escuro) e Joshua Long (1983) irão produzir, e com o filme ainda estando em busca de escritores para trabalhar no roteiro.


“Yakuza nos oferece um playground para podermos contar histórias interessantes com personagens complexos em um ambiente único que o público raramente viu antes. A saga de Kazuma Kiryu tem um apelo feito para o cinema – uma mistura de ação com momentos de comédia, várias histórias que se ligam, e uma história de redenção chamativa”, declarou a 1212 em comunicado. “Nós recebemos essa oferta, e Yakuza está assim a caminho de Hollywood. Geralmente, você tem o lado interessado na licença da IP para adapta-la, e o lado que possui os direitos da IP. Um acordo formal, de negócios, é feito para que as coisas aconteçam. Mas, nesse caso específico, deixei bem claro desde o início que caso o material não seja bom o suficiente, e não passe pela minha aprovação, então, o filme não vai acontecer", explicou algum tempo depois o criador da série, Toshihiro Nagoshi, quando questionado sobre a adaptação. “Só será levado adiante caso seja muito bom. É um acordo diferente daqueles padrões feitos para adaptações de jogos. Não acho que um filme de Yakuza possa ser feito de qualquer jeito. Só pode acontecer se for muito bom.”


Sendo ao lado do próprio Sonic, uma das maiores franquias da Sega, a série Yakuza começou em 2005 no PlayStation 2, e rendeu desde então 8 jogos principais (Yakuza 1, 2, 3, 4, 5, 6, Yakuza 0 e Yakuza: Like a Dragon), além de 6 spin-offs (Like a Dragon Arrives, Black Panther: Like a Dragon New Chapter, Yakuza: Dead Souls, Like a Dragon Restoration, Ryū ga Gotoku Online e Judgment) e 2 remakes, na forma de Yakuza Kiwami 1 e 2. A saga já ganhou anteriormente uma adaptação cinematográfica live-action em 2007, apelidada de Like a Dragon.


Na história, acompanhamos Kazuma Kiryu, um membro da Yakuza que, no decorrer de sua vida, se envolve em diferentes negócios criminais, ao mesmo tempo que tenta encontrar um modo mais "normal" de viver sua vida. 


Minecraft - Filme

Anunciado originalmente em 2014, com Shawn Levy como diretor, o filme de Minecraft teve de lidar com algumas trocas de comando nesse meio tempo, antes de se "estabilizar". Com isso, após a saída de Levy, Rob McElhenney (Living Loaded) entrou no projeto, apenas para depois sair, e dar lugar para Peter Sollett (Amor Por Direito) e, atualmente, Jared Hess‎‎ (‎‎Napoleon Dynamite).  


Jason Momoa está definido como o protagonista, e com o projeto sendo um live-action. Existe a ideia até de criar uma possível franquia, mesmo com todos os contratempos que a produção já teve de lidar (incluindo o próprio fato da licença da marca estar disponível para a Warner), até janeiro de 2023. 


Streets of Rage / Comix Zone / Space Channel 5 - Filme

E vamos novamente de Sega: após sua bem sucedida parceria com Sonic, o estúdio, juntamente com a dj2 Entertainment‎‎, e ‎‎Escape Artists‎‎ (O Protetor) estão desenvolvendo uma adaptação cinematográfica para Streets of Rage, com Derek Kolstad estando atrelado como roteirista. Ainda não há maiores informações.


Iniciada em 1991 no Mega Drive, a franquia Streets of Rage se tornou uma das mais clássicas do gênero beat’em up, ao seguir Axel Stone, Adam Hunter e Blaze Fielding, ex-oficiais da polícia que decidem lutar contra um sindicato do crime com as próprias mãos. Da mesma forma, outro clássico do gênero do estúdio (Comix Zone, lançado em 1995) também deverá receber o mesmo tratamento, ao contar a história de um jovem autor de quadrinhos (e um jovem escritor queer) que são sugados para dentro da sua própria obra, no número final de sua popular série de quadrinhos, com ambos precisando superar suas diferenças para derrotar o supervilão que os aprisionou. O roteiro será assinado por Mae Catt (Justiça Jovem).


Já Space Channel 5 se trata de um jogo musical, com um filme estando com um roteiro sendo escrito por Barry Battles (Legacy) e Nir Paniry (Extracted).


Rabbids - Filme


A Ubisoft tenta fazer um filme do que poderia ser considerado sua versão dos Minions (que surgiram como um spin-off de Rayman, que acabou se tornando uma marca igualmente grande), desde 2015, quando se uniu com a Sony para tal. No entanto, o projeto ficou estacionado até o fim de 2019, quando a Lionsgate fechou um acordo para produzir o mesmo, com a ideia de lançar um longa que mistura atores reais com CGI, tal qual Detetive Pikachu e Sonic.


Com isso em mente, Todd Lieberman (Os Muppets) e David Hoberman (do live-action de A Bela e a Fera) estão atrelados como produtores, juntamente com Jason Altman e Margaret Boykin, da Ubisoft Film & Television. Na ocasião, Todd Strauss-Schulson (Um Natal Muito Louco) aparentemente estava em negociações para comandar o projeto.


Os Rabbids foram criados em 2006 em Rayman Raving Rabbids, com sua própria franquia de games já tendo vendido mais de 15 milhões de cópias no mundo todo, além de gerar um desenho animado que foi ao ar em mais de 110 países. Os mesmos são coelhos malucos e selvagens que gostam de causar estragos, travessuras, falam palavrões e sempre gritam “BWAH!” quando tem um pico de adrenalina. Eles foram inicialmente apresentados como antagonistas, mas sua popularidade acabou mudando isso. O roteiro da adaptação está sendo escrito por Matt Senreich, Tom Sheppard e Zeb Wells (Frango Robô), com supervisão de Todd Rosenberg (Por Toda a Minha Vida).


 Kingdom Come: Deliverance

Os últimos meses de 2020 tiveram seus anúncios de adaptações de jogos, e com isso, em outubro fora anunciado que o game da Warhorse Studios ganharia uma adaptação live-action, após um contrato fechado com a já citada Wild Sheep Content. "É especialmente interessante que videogames com uma narrativa forte, como Kingdom Come: Deliverance, são adaptáveis de formas únicas, ao serem locais mas globais ao mesmo tempo", declarou Erik Barmack, fundador da Wild Sheep Content, e ex-executivo da Netflix.


Lançado em 2018 (ao ser financiado pelo público via Kickstarter), Kingdom Come: Deliverance é um RPG medieval ambientado em 1403, e que conta a história de Henry (um jovem filho de um ferreiro que sobrevive ao massacre que ocorre em sua vila), e que agora parte em uma jornada de vingança contra o responsável: Sigismund, o rei da Hungria. No caminho, o jovem conhece possíveis aliados e inimigos, e acabará se envolvendo em uma grande guerra civil pelo controle do Sacro Império Romano-Germânico. Não se sabe ainda se o projeto será um filme, ou um seriado.


Tomb Raider - Série de TV (Animação)  

Vendo o cenário conturbado envolvendo o setor live-action da franquia (com o cancelamento da sequência do filme de 2018), Tomb Raider ainda deverá ter uma série animada na Netflix. O mesmo terá como base os games da fase reboot, ao acompanhar uma Lara após os eventos da recente trilogia de jogos, concluída em Shadow of the Tomb Raider, enquanto ela explora um novo território. Hayley Atwell (Capitão América) dará voz à protagonista, enquanto a Powerhouse (Castlevania) estará envolvida no desenvolvimento.


Tasha Huo cuida do roteiro, além de ser produtora executiva junto com Dmitri M. Johnson, fundador e CEO da dj2 Entertainment. A Legendary também estará envolvida: ”A série de Tomb Raider na Netflix fornecerá aos fãs ao redor do mundo alguns dos primeiros passos para unificar as linhas temporais da franquia, à medida que transitamos além da Trilogia Survivor, e começamos a seguir a jornada de Lara que antecede os eventos do jogo clássico”‎, explicou Huo.


Assassin's Creed (Série de TV) / Castlevania: Nocturne - Série de TV (Animação) 

Apesar do filme estrelado por Michael Fassbender não ter tido o impacto que deveria, vide todos os anúncios que você viu aqui, era apenas questão de tempo para que a Ubisoft tentasse a sorte novamente com uma adaptação de sua marca mais popular. Dito & Feito. 


Novamente em parceria com a Netflix, a saga dos assassinos do estúdio francês agora ganhará uma série live-action, mas que promete ser apenas o primeiro resultado desse acordo. Isso porque o streaming vermelho também fechou com a Ubi para produzir uma animação (e um anime) inspirado na franquia, e com a plataforma planejando criar assim um “universo televisivo” de Assassin’s Creed, que terá como seu primeiro projeto, justamente a série live-action. Com isso em mente, Jason Altman e Danielle Kreinik (da Ubisoft Film & Television) serão os produtores executivos da dita primeira adaptação, que ainda está em busca de um showrunner. “Por mais de 10 anos, milhões de fãs em todo o mundo ajudaram a transformar a marca Assassin’s Creed em uma franquia icônica”, declarou Altman (via Deadline). “Estamos entusiasmados em criar uma série de Assassin’s Creed com a Netflix, e estamos ansiosos para desenvolver a próxima saga no universo de Assassin’s Creed.”


Iniciada em 2007 (ao ser anteriormente concebida inicialmente como um spin-off de Prince of Persia), Assassin's Creed rapidamente se tornou uma das maiores franquia da Ubisoft, ao já ter vendido mais de 155 milhões de cópias quando somados todos seus 12 jogos principais, fora inúmeros outros projetos derivados. "Estamos entusiasmados com a parceria com a Ubisoft para dar vida à rica e multifacetada narrativa pela qual Assassin’s Creed é amado”, dreclarou Peter Friedlader, vice-presidente de séries originais da Netflix. “De seus mundos históricos de tirar o fôlego, e apelo global massivo como uma das franquias de videogame mais vendidas de todos os tempos, estamos comprometidos em criar cuidadosamente entretenimento épico e emocionante com base nesta IP distinta, e oferecer assim um mergulho profundo para fãs e nossos membros ao redor do mundo desfrutarem.” 


Jeb Stuart (Vikings: Valhalla; Duro de Matar) será o roteirista. Ao mesmo tempo, o anunciado anime de Assassin's Creed (falado em 2017 pela Netflix), continua em desenvolvimento, com Adi Shankar estando envolvido, no que seria (pelo que se sabe) uma história original.


Aproveitando o tema Shankar, após o encerramento da série original, a Netflix anunciou em 2021 oficialmente que está desenvolvendo uma nova animação de Castlevania, em conjunto com a Powerhouse Animation. A plataforma já pensava em algo do tipo, até por ser uma forma de continuar a franquia, sem o envolvimento de Warren Ellis, criador da animação, e que também atuava como produtor executivo. O quadrinista já tinha acabado os roteiros da temporada final em 2020, quando sofreu acusações de assédio sexual (e desde então), não teve mais envolvimento com a série.


De qualquer forma, quanto a derivada (intituda Nocturne), a mesma será estrelada por Richter Belmont (tataraneto de Trevor) e Maria Renard, protagonistas de Castlevania: Rondo of Blood e de seu remake, The Dracula X Chronicles, ao ser ambientada na França durante a famosa Revolução do país. 


The Division - Filme

E pra fechar de vez a parte Ubisoft: a franquia de Looter Shooter iniciada em 2016 teve uma adaptação anunciada ainda naquele ano, e no começo de 2017, Stephen Gaghan (Syriana) foi contratado como diretor. Ele deixaria o projeto em 2018, ao ser substituído então por David Leitch (Deadpool 2), que acabou também deixando o cargo em 2021, por conflitos de agenda (ele ainda atua como produtor). 


Em seu lugar, a produção (que acabou sendo adquirida pela Netflix em 2019) contratou Rawson Marshall Thurber (Arranha-Céu: Coragem sem Limite) para comandar a produção, que será estrelada por Jake Gyllenhaal e Jessica Chastain. Rafe Judknis (Agents of S.H.I.E.L.D.; Uncharted) cuida do roteiro.


The Division se passa numa versão distópica de Nova Iorque, depois de um surto pandêmico de varíola. Com base nisso, o jogador faz parte de um grupo de pessoas não infectadas chamado “Strategic Homeland Division (SHD)”, criado para reconstruir as operações da Division em Manhattan, combater a atividade criminosa, além de investigar a natureza do surto. Tudo isso, a mando de ordens diretas do Presidente dos Estados Unidos, para fazer o que for preciso para “salvar o que resta” da sociedade.


Hitman - Série de TV

Após já ter tido 2 filmes em 2007 (protagonizado por Timothy Olyphant) e em 2015 (com Rupert Friend no papel principal) que não chegaram à ser um grande sucesso, eis que a franquia Hitman tenta a sorte na TV, apesar de alguns pesares para isso acontecer. Um seriado foi anunciado originalmente em novembro de 2017 como um projeto original do Hulu, mas a plataforma acabou desistindo da produção em 2019, e desde então, há uma busca em andamento por um novo lar. 


Mas apesar da falta de sorte até aqui para isso, o projeto por enquanto ainda segue vivo, tanto que (sim, Derek Kolstad como roteirista de novo) já até declarou em 2021, em uma entrevista ao Collider, que tinha chegado a terminar de escrever 2 episódios. ‎”Já terminei de escrever 2 episódios, e o que foi ótimo é que me deixaram explora-lo ao máximo, na tentativa de introduzir um personagem como esse no nosso mundo pós-moderno. Tentei fazer algo parecido com 'O Terceiro Homem‎‎ se encontrando com Três Dias de ‎‎Condor’.‎‎ Você é apresentado a esse cara que é basicamente idêntico ao assassino que conhecemos dos jogos, mas ele tem uma cabeça cheia de cabelo, e ele é independente. Ele tem uma vida, e é muito parecido com o que foi visto no final dos anos 70, início dos anos 80…especialmente nos livros, entende? 


Mas é claro, o piloto termina com esse assassino em um espelho, encontrando um código de barras escondido sob sua pele. De repente, torna-se um mistério de ‘Quem sou eu, realmente?’ Sinto que a franquia Bourne fez isso excelentemente. O que realmente pode ser verdadeiro na vida desse homem? O que foi fabricado, o que são pensamentos, etc. É a natureza contra a criação de tudo isso", declarou. ‎”Precisamos mergulhar fundo na personalidade desse personagem. Nos jogos, não há muito de um personagem lá. Mas quem é esse cara, e por que você torce por ele? E então, temos que dar uma bússola moral. É difícil de vender, pois seu personagem principal é um assassino. Por que eu me importo? Por que vou torcer por ele?”


PUBG - Série de TV (Animação)

Sim, PlayerUnknown’s Battlegrounds (ou PUBG para ficar mais fácil), terá uma animação, encabeçada pelo tão bem mencionado Adi Shankar, que definitivamente gosta de animações. “Como jogador, tenho jogado a competição nos campos de batalha desde o lançamento de PUBG em 2017. Sou grato a KRAFTON pela confiança que depositaram em mim para executar minha visão como cineasta e estou animado para embarcar nesta jornada", declarou Shankar em comunicado. "Para mim, este projeto animado representa mais um passo na evolução de consertar a ponte quebrada entre a indústria de jogos e Hollywood”. 


"Além do desenvolvimento contínuo de conteúdo novo e envolvente para PUBG, nossa parceria com Adi Shankar representa um importante passo em nossa estratégia mais ampla de expandir o Universo PUBG em uma franquia de multimídia", declarou por sua vez CH Kim, CEO da KRAFTON. "Estamos entusiasmados em trabalhar com Shankar na exploração e concretização de um mundo que dê vida ao jogo para nossos fãs. Estamos ansiosos para compartilhar mais sobre esse projeto animado em um futuro próximo."  


Saints Row - Filme

A versão de GTA que fumou maconha com o passar do tempo também vai tentar a sorte nos cinemas: a franquia da Volition teve um filme anunciado em abril de 2019, com o já citado Greg Russo cuidando do roteiro, enquanto que F. Gary Gray (Velozes & Furiosos 8) irá dirigir. ‎”Acho que, de uma perspectiva de narrativa, a coisa complicada com algo como Saints Row vai ser o tom, imediatamente. Se você conhece a franquia, sabe que basicamente tinha dois tons. Tem um tom corajoso nos jogos originais, e então fica meio maluco e simplesmente insano a partir do terceiro. Queríamos ter certeza de que não estávamos isolando nenhum deles", declarou Russo em uma entrevista.


A franquia Saints Row começou em 2006, com a história começando quando o protagonista é apanhado no meio de uma briga entre três gangues rivais, e sendo então salvo por Julius Little e Troy Bradshaw, ambos membros de uma quarta, a Third Street Saints. Ele é então aconselhado pelos gângsteres a se afiliar à gangue.


Sniper Elite - Filme

Iniciada em 2005 (ao ser desenvolvida pela Rebellion Developments), Sniper Elite se tornou a principal marca da desenvolvedora britânica, onde sua fórmula de shooter tático misturado com elementos de stealth (ao sempre acompanhar, como o nome indica, algum Sniper) já rendeu 5 jogos principais, e uma série derivada (Zombie Army), que já conta com 4 games. E se ela está aqui, é porque vem adaptação, conforme anunciada no ano passado. 


Com isso em mente, Brad Peyton (que já se aventurou no mundo das adaptações de games, ao comandar Rampage em 2018) irá dirigir, com base em um roteiro de Gary Graham, que também terá envolvimento do diretor no script. Jason Kingsley (CEO da Rebellion) estará envolvido no projeto como produtor, ao lado de Jean-Julien Baronnet (Assassin's Creed), da Marla Studios. Na trama, um atirador de elite, chamado Karl Fairburne, estará envolvido em uma verdadeira perseguição de gato & rato pelas ruas de Londres durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto tenta salvar o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, de um assassino nazista. No meio disso, ainda será revelado "a história oculta" de Fairburne, “enquanto casa ação inteligente e elegante com personagens fortes e situações incríveis e distorcidas”, de acordo com a própria Rebellion. 


"Nós queriamos fazer um jogo em que você tivesse que fazer escolhas, ao em vez de simplesmente acumular uma enorme contagem de mortes", declarou em comunicado, Jason Kingsley. "A ênfase está em tomar decisões estratégicas que afetam o resultado. O filme também será sobre isso, ao ajustar as expectativas dos espectadores sobre o que eles obteriam de um filme como este. É um verdadeiro drama, que por acaso é inspirado em nosso jogo", continuou. "Não vamos simplesmente fazer uma versão cinematográfica do jogo.”


Brothers in Arms - Série de TV

Baseada na série da Gearbox Software, uma adaptação da clássica franquia de guerra Brothers in Arms (em formato de série) foi anunciada em 2020, com a empresa se unindo para isso com o roteirista Scott Rosenbaum (The Shield). Com isso, Rosenbaum será o showrunner e produtor executivo do seriado, ao lado de Randy Pitchford (CEO e co-fundador da Gearbox), o já citado Jean-Julien Baronnet, Richard Whelan (Hobbs & Shaw) e Sean Haran, também executivo da Gearbox.


Iniciada em 2005, a franquia Brothers in Arms teve 3 jogos principais (o último lançado em 2008 com Brothers in Arms: Hell's Highway), e de lá pra cá, apenas recebeu spin-offs menores, como o último que foi lançado em 2014 (no caso, Brothers in Arms 3: Sons of War), focado para o mobile. Assim como os jogos, a série será inspirada em fatos reais da Segunda Guerra Mundial, e com os episódios iniciais se concentrando em uma operação outrora confidencial chamada Exercise Tiger, que seria um “ensaio” para o Dia D, que deu desastrosamente errado: “A história que acabamos usando nunca foi dramatizada na TV. Quase 800 militares dos EUA foram mortos e tiveram que ser encobertos porque os Aliados estavam se preparando para a verdadeira invasão da Normandia", declarou Rosenbaum. A história assim seguirá um grupo de oito homens que precisam resgatar seu coronel dos poderes do Eixo antes que o inimigo possa aprender sobre os planos do Dia D (mas Rosenbaum diz que a série também contará com personagens de ambos os lados), incluindo figuras da vida real da Segunda Guerra.  


Portal - Filme

Anunciado originalmente em 2013, a adaptação cinematográfica de Portal ainda segue viva apesar disso, conforme confirmado por J.J. Abrams em 2021. O produtor ainda assim, foi breve: “Nós temos um roteiro sendo escrito para Portal, que agora está na Warner Bros. Estamos muito animados com a ideia, então parece que o projeto finalmente entrou nos trilhos. Tem um potencial enorme por muitas razões, uma delas por causa da narrativa do jogo. Vai ser divertido.”


O 1° Portal foi lançado em 2007, originalmente como parte de uma coletânea da Valve intitulada de The Orange Box, ao ser um pequeno bônus, na forma de um jogo de resolução de puzzles (mas ironicamente), acabou sendo considerado o destaque dos 5 games, presentes na mesma. Isso acabaria por gerar assim uma sequência (Portal 2) em 2011, com um escopo maior, além de um modo single-player e cooperativo, que também recebeu aclamação entre público e crítica. 


Em ambos, o jogador controla Chell, que precisa solucionar uma série de enigmas para conseguir sair dos laboratórios de uma companhia intitulada Aperture Science, com a ajuda da "Portal Gun", um equipamento capaz de criar um portal interespacial entre superfícies planas. A protagonista sempre é desafiada por GLaDOS, uma inteligência artificial sarcástica e homicida, que também serve como uma fonte de informação, apesar de não ser muito confiável. Os jogos também se passam no mesmo universo de outra conhecida franquia da Valve: Half Life.


Final Fantasy IX - Série de TV (Animação)

Anunciada em 2021, o projeto animado de um dos clássicos subestimados da franquia é fruto de uma parceria entre Square Enix & Cyber ​​Group Studios (Animalia), e sendo voltada para crianças entre 8 & 13 anos. Ainda não existem nomes no elenco, apesar disso.


Lançado em julho de 2000, Final Fantasy IX fora o último game da série para o primeiro PlayStation, ao acompanhar a história de Zidane (um ladrão que junto de sua trupe) sequestram a Princesa Garnet, herdeira de toda Alexandria. Mas para sua surpresa, a própria princesa ansiava por escapar do castelo (e através de uma série de circunstâncias incomuns) ela e seu guarda pessoal, Steiner, se juntam a ele em uma jornada para aprenderem mais sobre si mesmos, enquanto conhecem novas figuras, como o mago Vivi Ornitier, além de uma força malévola, que ameaça destruir seu mundo.


Vale lembrar que a franquia não é uma estranha nesse meio. Anteriormente, tanto Final Fantasy VII quanto Final Fantasy XV, já haviam tido projetos animados.


NieR: Automata - Anime

Após já haver especulação sobre o assunto (graças a um registro de domínio descoberto por fãs), a Square e a Aniplex confirmaram que de fato estavam desenvolvendo uma adaptação em anime para NieR: Automata, que veio acompanhado de um curto teaser, ainda sem uma janela de lançamento.


A A-1 Pictures (Sword Art Online) será a responsável pelo projeto.

NieR: Automata foi lançado originalmente em 2017 pela PlatinumGames, e acabou sendo justamente o grande responsável pela popularização da franquia (iniciada em 2010 com Nier), que por sua vez, é um spin-off da série Drakengard, que começou em 2003. No caso de Automata, é contada a história dos andróides 2B, 9S e A2, e sua batalha para recuperar a distopia da humanidade, aqui invadida por máquinas poderosas. A humanidade foi expulsa da Terra por seres mecânicos de outro mundo, e em um último esforço para recuperar o planeta, a resistência envia uma força de soldados andróides para destruir os invasores. Mas essa guerra, em breve poderá revelar uma verdade do mundo há muito esquecida.


It Takes Two - Filme / Série de TV 

Anunciada no início desse ano, as adaptações do aclamado jogo da Hazelight Studios foram um caso curioso onde de fato, um longa-metragem, e um seriado, estão em desenvolvimento conjunto. No caso do longa, que aparenta estar sendo a prioridade, ele vem sendo desenvolvido pela dj2 Entertainment, com auxílio da Seven Buck Productions‎‎, e com a Amazon tendo adquirido os direitos do projeto. No caso da Seven Buck, trata-se do banner gerenciado por Dwayne Johnson‎‎ e por seus parceiros Dany Garcia, e Hiram Garcia, que serão creditados como produtores. Até por isso, há ainda a possibilidade do próprio Johnson estrelar, mas por enquanto, nada foi confirmado: “Criar o mundo e a história de It Takes Two foi muito divertido para mim e para a equipe. Como tem uma narrativa forte com muitos personagens malucos e momentos de ação cooperativa, o potencial é enorme para uma ótima adaptação para cinema ou televisão", celebrou o fundador e diretor criativo da Hazelight, Josef Fares, em comunicado.


Lançado em março de 2021, ao ser idealizado pelo mencionado Josef Fares (já conhecido do público por conta de seu elogiado trabalho em A Way Out, e Brothers: A Tale of Two Sons), It Takes Two recebeu aclamação de público & crítica, tendo ganhado como Jogo do Ano no The Game Awards 2021, e tendo vendido mais de 5 milhões de cópias. A trama acompanha com base nisso Cody e May, dois humanos que acabam transformados por magia em bonecos vivos, e mandados para um mundo fantástico, onde irão precisar superar seu relacionamento fraturado e uma variedade de desafios, se quiserem voltar ao normal. Nessa jornada, eles ainda são acompanhados por um guia peculiar, na forma do Dr. Hakim, o guru do amor.


Pat Casey & Josh Miller (Sonic) cuidam do roteiro.


Mass Effect - Série de TV

Após uma tentativa de filme há alguns anos não ter dado certo, a franquia espacial da BioWare ganhará um tratamento televisivo, através da Amazon Prime. Conforme reportado na época pelo Deadline, produções de sucesso como A Roda do Tempo, Sem Remorso e Um Príncipe em Nova York 2, acabaram acelerando o processo para isso acontecer: ‎”O público verá um investimento contínuo em gêneros de fantasia de todos os tipos. Temos uma equipe focada nisso, trabalhando incansavelmente com nossos parceiros criativos. Então, os fãs com certeza podem esperar por mais", declarou a presidente Jennifer Salke.


Iniciada em 2007, a trilogia original de Mass Effect começa no ano de 2183, após a humanidade ter descoberto um fenômeno físico e espacial que permite viajar a longas distâncias por outras galáxias. Este fenômeno foi denominado justamente de 'Mass Effect', fazendo com que a humanidade eventualmente se deparasse com outras raças alienígenas. É neste cenário futurista que o jogador controla o Comandante Shepard (que também pode ser uma mulher, de acordo com a escolha do player), um militar veterano que se depara com uma missão quase impossível: lidar com uma aparente invasão alienígena hostil, que está dizimando populações, e ainda travar uma ou outra guerra contra raças conflitantes.


No meio disso tudo, ainda são introduzidos os Reapers, grandes vilões da série, que são uma espécie muito antiga e poderosa, sendo responsáveis por limpar a galáxia de qualquer vida de tempos em tempos. O grande problema para Shepard, é que ninguém acredita na real existência deles.


Pac-Man - Filme

Mais um daqueles projetos inusitados: anunciada esse ano, o projeto de um longa-metragem em live-action de Pac-Man será uma colaboração entre Bandai Namco Entertainment e Wayfarer Studios (A Cinco Passos de Você), onde tudo que se sabe além disso, é que esse projeto é baseado em uma ideia original de Chuck Williams (‎‎Sonic), da Lightbeam Entertainment. 


Pokémon - Série de TV 

E vamos de Netflix...e série live-action de Pokémon. É, a verdade é que como esse projeto ainda está em estágio inicial, não há mais detalhes disponíveis sobre. No entanto, fontes dizem que Joe Henderson foi contratado como roteirista e produtor executivo. O mesmo já é um conhecido da plataforma, vide que atuou como co-showrunner e produtor de Lucifer (e com a ideia sendo que a série seja trabalhada de maneira semelhante) ao próprio filme de Detetive Pikachu.


The Last of Us - Série de TV

O sucesso estrondoso do jogo pós-apocalíptico da Naughty Dog lançado em 2013, fez com que a Sony já anunciasse um projeto de filme no ano seguinte, com Sam Raimi servindo como produtor. No entanto, o tal filme entrou no famigerado "development hell" (inferno no desenvolvimento), foi abandonado, e em 2020, veio em seu lugar um projeto de série, feito em parceria entre a PlayStation Productions, e HBO


Aclamado pela crítica e público, a história pós-apocalíptica de The Last of Us é centrada no relacionamento entre Joel (um contrabandista neste novo mundo, que será vivido por Pedro Pascal) e Ellie, uma adolescente que pode ser a chave para uma cura para a pandemia mortal, e que será vivida na série por Bella Ramsey (Game of Thrones). Inicialmente, Joel é contratado para contrabandear a menina até uma zona opressiva de quarentena (no entanto, ao longo que atravessam os EUA), ambos aprendem que irão depender um do outro para sobreviver, o que acaba criando um forte laço. 


Além de Pascal & Ramsey, o elenco também conta com Gabriel Luna (Agents of S.H.I.E.L.D.) como Tommy Miller, Nico Parker (Dumbo) como Sarah, Lamar Johnson (O Ódio que Você Semeia) & Keivonn Woodard (Seeds of Hope: The Andrew Jackson Foster Story) como os irmãos Henry e Sam, Merle Dandrige (The Flight Attendant) como Marlene, papel este que ironicamente já desempenhou nos jogos da franquia, Nick Offerman (Parks and Recreation) como Bill, Murray Bartlett (The White Lotus) como Frank, Jeffrey Pierce (Alcatraz, que também já fez parte da franquia nos jogos, ao dar voz a Tommy) como Perry, um personagem da própria série, Anna Torv (Fringe) como Tess, e Storm Reid (O Esquadrão Suicida) como Riley. Troy Baker e Ashley Johnson (intérpretes de Joel & Ellie nos jogos), também terão participações em papéis ainda não revelados, enquanto Gustavo Santaolalla (que também trabalhou nos jogos como compositor) assume a mesma função.

Neil Druckmann (criador, roteirista e diretor criativo da franquia) estará envolvido, inclusive dirigindo um dos episódios (que serão ao todo 10) ao trabalhar ao lado de Craig Mazin (Chernobyl). Kantemir Balagov (Uma Mulher Alta) dirige o piloto, e com a equipe de direção ainda sendo formada por Jasmila Žbanić (Quo Vadis, Aida?), Ali Abbasi (Border), Peter Hoar (Demolidor), Liza Johnson (Amores Inversos) e Jeremy Webb (The Umbrella Academy). A estreia na HBO está prevista para o início de 2023. 


Twisted Metal - Série de TV 


E a PlayStation Productions não se contentou apenas com série de The Last of Us, já que uma série da clássica franquia Twisted Metal também está prevista para chegar em breve, com sua exibição acontecendo através do Peacock. Iniciada em 1995 no primeiro PlayStation, se trata de uma franquia de corrida e destruição que permite o uso de diversos tipos de armas em uma arena, onde os jogadores escolhem um veículo, e lutam uns contra os outros. A trama é simples: um torneio veicular mortal (intitulado realmente de "Metal Retorcido") é agendado a cada ano por um homem misterioso chamado Calypso, onde o objetivo geral é realmente destruir todos os adversários, além de seus veículos, projetados pelo anfitrião. Quem ganha o mesmo, tem como recompensa um desejo realizado pelo dito cujo. Mas, há um grande porém nisso, já que Calypso muitas vezes realiza o desejo, mas de forma literal, e isso acaba não sendo uma surpresa muito agradável.


Com isso em mente, a trama da série seguirá "um forasteiro falastrão, que ganha a chance de uma vida melhor, mas apenas se puder entregar com sucesso um pacote misterioso em uma terra pós-apocalíptica. Com a ajuda de um ladrão de carros com tendência a meter o dedo no gatilho, ele enfrentará bandos selvagens dirigindo veículos de destruição e outros perigos na estrada aberta, incluindo um palhaço ensandecido que dirige um caminhão de sorvete bem familiar". Michael Jonathan Smith (Cobra Kai) atua como showrunner e produtor executivo, além de se envolver no roteiro com a ajuda de Rhett Reese & Paul Wernick (Deadpool), enquanto que Kitao Sakurai (Bad Trip) dirige múltiplos episódios. O elenco principal conta com Anthony Mackie como John Doe, Stephanie Beatriz (Brooklyn Nine-Nine) como Quiet (personagem criada para a série), Thomas Haden Church (Homem-Aranha 3) como Agente Stone, Neve Campbell (Pânico) como Raven, e Will Arnett (BoJack Horseman) como a voz do palhaço Sweet Tooth, enquanto Joel Seanoa servirá como “ator físico”.


Ghost of Tsushima - Filme

Ainda que tenha apadrinhado Uncharted, é justo dizer que o primeiro projeto de filme de jogo por parte realmente da PlayStation Productions, foi anunciado na forma de um longa do sucesso de outra propriedade da Sucker Punch. O projeto contará com ninguém menos que Chad Stahelski (John Wick) na direção, o que deixa tudo ainda mais animador. O projeto também terá envolvimento da produtora do mesmo, a citada 87Eleven Productions, enquanto Takashi Doscher (Procurada) é responsável pelo roteiro.


Ghost of Tsushima foi lançado em julho de 2020 e acompanha a saga de Jin Sakai, o último samurai na Ilha de Tsushima durante a primeira invasão Mongol no Japão no século XIII. Conforme expulsa os invasores, Jin começa a utilizar formas cada vez mais desonrosas (ainda que efetivas) de derrotar seus inimigos, o que o coloca em um grande conflito interno, e com outros membros de sua classe. 


Jak & Daxter - Filme

Se tratando justamente de outra franquia da Naughty Dog à entrar no ramo de adaptações, um filme da dupla título foi confirmado "por acaso", enquanto o diretor Ruben Fleischer ainda promovia Uncharted: “Realmente estou trabalhando em Jak e Daxter, uma versão disso, para a PlayStation Studios. Acho que é algo muito legal para dar vida na tela grande.”


Criada em 2001 no PlayStation 2, Jak and Daxter surgiu em um momento interessante para a Naughty Dog, que havia sido adquirida pela Sony no mesmo ano, após o sucesso de Crash Bandicoot, agora já nas mãos de outros. E com o envolvimento mais uma vez dos co-fundadores do estúdio (Andy Gavin & Jason Rubin) no projeto, a idéia de criar uma nova sensação plataforma em uma nova geração, parecia bem possível. E embora não tenha chegado ao nível de Crash de fato, a saga ainda criou seu público de fãs, com ao todo 4 jogos da série principal, além de 2 spin-offs. O último lançamento, Jak and Daxter: The Lost Frontier (para PS2 & PSP) foi lançado em 2009, já sem o envolvimento da Naughty Dog, que já tinha começado a trilhar seu caminho de jogos mais 'realistas'.


Com isso em mente, a trama acompanha a dupla título (um garoto chamado Jak) e seu amigo Daxter, este último que acaba sendo transformado em um 'Ottsel', uma espécie de híbrido de lontra com doninha. Inicialmente, Jak tenta ajudar o colega a voltar ao normal, ao ter o auxílio de Samos, o Sábio (um mestre de uma misteriosa energia chamada 'Eco'), criada por uma antiga raça conhecida como Precursores, e que pretende ser usada por outros para inundar o mundo na escuridão. Nesse cenário, Jak & Daxter podem ser justamente a esperança para evitar um desastre. 


Mortal Kombat Legends: Snow Blind - Animação / Mortal Kombat 2 - Filme

Já sendo o 3° filme da franquia, após as chegadas de A Vingança de Scorpion (2020) e Mortal Kombat Legends: Batalha dos Reinos (2021), Snow Blind promete uma história original, onde Kano está determinado a conquistar o Plano Terreno, ao atacar violentamente cidade após cidade, com a ajuda de mercenários do Dragão Negro. Nesse cenário, um jovem Kenshi não pretende se ajoelhar (mas sendo arrogante e indisciplinado), e perdendo tanto a visão quanto a confiança depois que Kano e seu clã o atacam, o mesmo acaba ficando sob a tutela de um velho Kuai Liang, agora aposentado e relutante em treiná-lo. Mas apesar disso, Kenshi pode também ser o único poderoso o suficiente para desafiar Kano.


A estreia em DVD e Blu-ray está prevista para 9 de outubro, com Rick Morales & Jeremy Adams (respectivamente diretor e roteirista dos filmes anteriores) retornando aos seus cargos.

Ao mesmo tempo quanto à MK, a sequência do reboot de 2021 está em andamento na New Line, com Jeremy Slater (Cavaleiro da Lua) assinando o roteiro, substituindo Greg Russo. Por outro lado, Simon McQuoid irá retornar à direção. Ainda não há informações sobre elenco, ou mesmo da história.


Gears of War - Filme

Assim como aconteceu com Halo, a ideia de fazer uma adaptação de outra grande franquia do Xbox começou já faz uns bons anos, desde o lançamento do primeiro jogo de Gears, em 2006. Naquela época, se chegou até ao ponto de se atrelar o diretor Len Wiseman (Anjos da Noite) para tal, em 2007. Em tempos mais recentes, comentários foram feitos no meio de 2019, com um filme ainda estando nos planos da Universal, que o anunciou oficialmente em 2016. 


Já esse ano, enquanto promovia The Batman, o produtor Dylan Clark foi perguntado se ele poderia compartilhar algo sobre o desenvolvimento. Ele comentou: “Estou feliz que você esteja interessado nisso. É algo que tem sido uma paixão minha há muito tempo. Acho que muito em breve haverá um anúncio.” Até o momento, se sabe que Scott Frazier (Busca Sem Limites) cuidava do roteiro. 


A trilogia original de Gears of War se centra no Esquadrão Delta, um grupo de soldados da COG (Coalition of Ordered Governments) que recebe a missão de salvar o planeta Sera (onde os humanos atualmente residem) do exército Locust. Entre eles, está o soldado Marcus Fenix. A franquia também continuou se expandindo não só com novos jogos, como também com quadrinhos & livros.


Devil May Cry - Série de TV (Animação) 

Após quase ter virado uma lenda urbana, a nova animação baseada na franquia do mais estiloso caçador de demônios dos games realmente deverá sair do papel. O projeto é comandado mais uma vez por Adi Shankar, que anunciou o mesmo em 2018, em conjunto com a Netflix.


Durante uma entrevista feita em 2021, o mesmo confirmou que os roteiros da 1° temporada já foram finalizados: "Todos os roteiros da primeira temporada estão prontos. Eu colaborei com um escritor muito talentoso chamado Alex Larson (Yasuke) nos roteiros. Os roteiros são fantásticos, e eu queria executá-los de uma maneira que deixasse outros fãs de DMC orgulhosos. Mais uma vez, isso foi desenvolvido por um fã de DMC para fãs de DMC, essa foi a base deste projeto. A produção deve começar no início do próximo ano."


God of War - Série de TV  

E é claro que uma das principais franquias da PlayStation não ficaria de fora da onda de adaptações, após essa idéia já ter sido assunto há anos: God of War ganhará assim uma adaptação live-action para a TV, com a Amazon Prime sendo responsável pela produção.‎ O projeto ficará sob responsabilidade de Mark Fergus e Hawk Ostby (The Expanse; Homem de Ferro), enquanto Rafe Judkins também deverá ter envolvimento na equipe criativa.


Horizon Zero Dawn - Série de TV / Gran Turismo - Filme / Série de TV 

E a Netflix também vai se aventurar com uma marca da PlayStation: através da 2022 Business Segment Brienfings, a Sony confirmou uma série de TV de Horizon Zero Dawn pela plataforma, onde Steve Blackman‎‎ (The Umbrella Academy) estará envolvido, como parte da renovação do  acordo do produtor com o streaming. Ainda não se sabe maiores detalhes, mas ao contrário das especulações de que tratava-se de um prelúdio, o próprio Blackman confirmou que a protagonista Aloy será uma personagem central na narrativa.


Lançada em 2017, a franquia Horizon começou com Zero Dawn, e acompanha a história de Aloy, uma jovem que busca sobre informações de sua família, em meio a um mundo pós-apocalíptico onde humanos voltaram a seu estado tribal, enquanto convivem com máquinas animalescas. Muito bem recebido por crítica & público, o game vendeu mais de 20 milhões de unidades desde o seu lançamento, e tendo recebido esse ano uma sequência, Horizon Forbidden West.  

E na mesma ocasião desse anúncio, ele veio acompanhado que a franquia de corrida Gran Turismo também terá um seriado (ainda sem emissora/streaming interessado) e, ainda, um filme. No caso do longa, a estreia está prevista para 11 de agosto de 2023, com Neill Blomkamp (Distrito 9) atrelado como diretor, enquanto Jason Hall (Sniper Americano) & Zach Baylin (King Richard: Criando Campeãs) escreveram a versão final do roteiro. “Como uma das franquias mais antigas e amadas do PlayStation, é ótimo fazer parceria com a Columbia Pictures novamente para dar vida a Gran Turismo de uma maneira emocionante. Mal podemos esperar para que o público veja a visão de Neill sobre essa história inspiradora e verdadeira de um jogador que se tornou um piloto profissional de corridas", declarou Asad Qizilbash, chefe da PlayStation Productions.


Vale dizer que a franquia não conta de fato com um enredo, e com o filme surpreendentemente sendo baseado assim em uma história real, onde um jogador adolescente de Gran Turismo (cujas habilidades ganharam uma série de competições da Nissan) acabou conseguindo se tornar um piloto profissional de corridas.‎ Archie Madekwe (See) viverá o protagonista, com David Harbour (Stranger Things) sendo escolhido para interpretar um piloto aposentado que será o mentor do jovem, e com o elenco ainda contando com a presença de Orlando Bloom (O Senhor dos Anéis) e Darren Barnet (Eu Nunca...).


Days Gone - Filme

E uma das próximas colaborações entre Sony e PlayStation Productions também incluirá um longa-metragem de Days Gone, que será roteirizado por Sheldon Turner (Amor Sem Escalas). Sam Heughan (Outlander) está em negociações para interpretar o protagonista, Deacon St. John.


Desenvolvido pela BEND Studio, Days Gone foi lançado em 2019, ao se ambientar dois anos após uma pandemia mundial devastadora. A trama acompanha assim o mencionado Deacon St.John, um caçador de recompensas que enfrenta uma batalha brutal pela sobrevivência, enquanto procura um motivo para continuar vivendo, visto que as condições em que o mundo se encontra, não deixam muitas esperanças. Especialmente, aquelas envolvendo criaturas conhecidas como Freakers, um tipo de zumbi ao melhor estilo Guerra Mundial Z, que chegam a subir em si mesmos para atingir algum objetivo, como hordas descontroladas.


Gravity Rush - Filme

E pra fechar a parte da PlayStation (por enquanto), PlayStation Productions e Scott Free Productions (de Ridley Scott) estão desenvolvendo uma adaptação de Gravity Rush, com Anna Mastro atrelada como diretora, enquanto que Emily Jerome cuida do roteiro. A primeira é mais conhecida por seu trabalho como diretora de séries de TV, como The Rookie, Secret Society of Second Born Royals e Fugitivos, enquanto que Jerome tem como crédito outra produção ainda inédita, na forma do filme 'Panopticon', estrelado por Shailene Woodley e Anthony Mackie.


Desenvolvido pela Project Siren (um grupo de membros de dentro da hoje extinta Japan Studio), Gravity Rush foi lançado em 2012, e acompanha Kat, uma amnésica com a habilidade de manipular a gravidade, e que usa seus poderes para defender a comunidade flutuante de Hekseville das tempestades gravitacionais e da misteriosa raça de monstros conhecida como Nevi, enquanto tenta descobrir mais sobre seu próprio passado. O game recebeu elogios de crítica & público, o que acabou gerando uma sequência (Gravity Rush 2) em 2017


American McGee's Alice - Série de TV

A versão mais sombria de Alice no País das Maravilhas idealizada nos videogames já teve tentativas de ser adaptada em um filme, mas de fato deve tentar a sorte com o desenvolvimento de uma série de TV. O projeto contará com produção & roteiro de David Hayter, popularmente conhecido no mundo dos jogos por ser a voz de Solid Snake e Big Boss em Metal Gear Solid.


Apesar disso, o mesmo também já tem um histórico como roteirista em Hollywood, vide filmes como X-Men, X-Men 2, e Watchmen: "David Hayter traz imaginação, experiência, e habilidades em furtividade e infiltração, ganhas por meio de missões de sucesso no cinema, TV e videogames - uma combinação única para tornar essa aventura no País das Maravilhas em um sucesso para a franquia e para os fãs", declarou em comunicado o designer American James McGee, criador da série. "Estou animado em trabalhar com ele e sei que fãs de Alice vão acolhê-lo com uma afeição louca".


Lançado originalmente em 2000 (como fruto do aprendizado anterior de McGee na id Software) American McGee's Alice se trata de um jogo de ação em terceira pessoa, que serve como uma releitura dos clássicos de Lewis Caroll, mas com aspectos mais macabros e sombrios. Aqui, Alice é uma garota que sobreviveu a um incêndio que mata seus pais, e a deixa tanto com ferimentos físicos, quanto psicológicos. Depois de repetidas tentativas de suicídio, seu destino agora parece ser simplesmente se ver definhando em uma instituição mental, pelo menos até ser convocada novamente para o País das Maravilhas, pelo Coelho Branco. No entanto, diferente da última vez que esteve por lá, o lugar se mostra agora muito mais caótico e violento. O game obteve uma boa recepção de público & crítica e se tornou uma espécie de clássico cult, e ainda chegou a receber uma sequência, intitulada Alice: Madness Returns, em 2011. 


Nesse momento, o seriado, que vem sendo desenvolvido pela Radar Pictures (Zathura), ainda não fechou nenhum acordo de transmissão com algum canal ou streaming.


The Mortuary Assistant - Filme 

Falando em macabro, o game de terror independente da DarkStone Digital mal havia sido lançado (em agosto desse ano), e ainda assim, teve um filme anunciado. A produção executiva será de Brian Clark (desenvolvedor e fundador da DarkStone Digital, e da DreadX, publicadora do jogo), enquanto Jeremiah Kipp (Slapface) ficará responsável pelo roteiro e direção.


The Mortuary Assistant se trata de um jogo em primeiro pessoa, que coloca o jogador na pele de Rebecca Owens, uma agente funerária que em sua primeira noite de trabalho, precisa enfrentar ameaças sobrenaturais, vide espíritos, corpos voltando a vida e demônios – inclusive os seus próprios, enquanto ainda continua seus serviços, se quiser sobreviver. O game em pouco tempo se tornou um dos jogos mais assistidos da Twitch, com enorme engajamento também em outras redes sociais, como o Tik Tok.


Duke Nukem - Filme

Após várias tentativas de desenvolver ‎‎uma adaptação (com nenhuma tendo chegado muito longe), eis que Hollywood tenta mais uma vez conceber um filme de ‎Duke Nukem‎‎, uma das franquias que ajudou a popularizar jogos de tiro em primeira pessoa.‎ Com isso em mente, ‎Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg (Cobra Kai) vão estar envolvidos como produtores, assim como Jean Julien Baronnet, da Marla Studios.


Iniciada em 1991 pela Apogee Software, ‎Duke Nukem ganhou de fato sua popularidade alguns anos depois (em 1996) com Duke Nukem 3D‎‎, tornando-se não apenas um sucesso crítico, mas o game que ajudou a inaugurar a onipresença de títulos em primeira pessoa nos anos seguintes. Totalmente modelada nos atributos de heróis de filmes de ação dos anos 80 & 90 (incluindo bordões), a trama acompanha o herói titular, que luta contra uma invasão alienígena em Los Angeles.‎ ‎A busca por roteiristas e um diretor está em andamento.‎


Genshin Impact - Anime 

Tendo sido um maiores lançamentos de games em 2020 (quando falamos de faturamento), o fenômeno da HoYoverse teve um anime anunciado na última sexta-feira (16), que está sendo desenvolvido pela Ufotable (Demon Slayer). Na ocasião, ele foi descrito como um “projeto de longo prazo".

Genshin Impact se trata de um jogo de aventura de mundo aberto, onde o jogador controla o “viajante”, cuja origem é desconhecida. O mesmo está no mundo de Teyvat, uma terra de fantasia, em busca do seu irmão perdido, enquanto algumas pessoas receberam uma visão, na forma de uma pedra mágica que dá aos seus portadores a habilidade de controlar um elemento.


Borderlands - Filme

Anunciada em 2015 pela Lionsgate, a adaptação da franquia de tiro da Gearbox ganhou força desde 2020, tanto que já terminou de ser filmada. Na direção, temos Eli Roth (Cabana do Inferno), enquanto que o roteiro ficou a cargo do já mencionado Craig Mazin. Mas não há como negar, que o elenco principalmente, traz curiosidade e até empolgação pelo projeto. 


Com base nisso, no elenco principal, temos Cate Blanchett como Lilith, Kevin Hart como Roland, Jamie Lee Curtis como a Dra. Patricia Tannis, Jack Black como o robô Claptrap, Ariana Greenblatt (Vingadores: Guerra Infinita) como Tiny Tina, Florian Munteanu (Creed II) como Krieg, Haley Bennett (Marley & Eu) como uma personagem original do filme (ligada ao passado de Lilith), Edgar Ramirez (Punhos de Aço) como Atlas (que deve ser o vilão criado pela produção), Olivier Richters (Viúva Negra) como Krom, e Janina Gavankar (The Way Back) como a Comandante Knoxx (outro caso de personagem criada para o longa), já que ela não existe nos games. Outros nomes que também marcam presença são Gina Gershon (A Outra Face) como Moxxi, Cheyenne Jackson (American Horror Story) como Wainwright Jakobs, Charles Babalola (A Lenda de Tarzan) como Sir Hammerlock, Benjamin Byron Davis (Homem-Formiga e a Vespa) como Marcus Kincaid, Steven Boyer (O Lobo de Wall Street) como Scooter, Ryann Redmond (Frozen on Broadway) como Ellie, e Bobby Lee (Paul) como outro personagem original do próprio filme, chamado Larry.


“Lilith (Blanchett), uma infame fora-da-lei com um passado misterioso, relutantemente retorna ao seu planeta natal, Pandora, para encontrar a filha desaparecida do filho da p*t@ mais poderoso do universo, Atlas (Edgar Ramirez). Ela forma uma aliança com uma equipe inesperada – Roland (Hart), um ex-mercenário de elite, agora desesperado por redenção; Tiny Tina (Greenblatt), uma demolicionista pré-adolescente feroz; Krieg (Munteanu), o protetor musculoso de Tina; Tannis (Curtis), uma cientista com um controle tênue sobre sanidade; e Claptrap (Black), um robô persistentemente esperto.


Esses heróis improváveis, ​​devem lutar contra monstros alienígenas e bandidos perigosos para encontrarem e protegerem a garota desaparecida, que pode ter a chave para um poder inimaginável. O destino do universo, pode estar mesmo em suas mãos – mas eles vão lutar por algo mais: um ao outro", diz a sinopse.


Iniciada em 2009, no universo dos jogos de Borderlands, há uma espécie de corrida do ouro futurista, onde várias naves de colonização viajam até o planeta Pandora, atrás de recursos minerais. Mas depois de algum tempo, os colonos descobrem que o lugar não possui tantas riquezas assim, e a população começa a sofrer com piratas, e com a ameaça de uma raça de alienígenas antes adormecida. A única esperança, é a descoberta de uma tecnologia milenar, escondida em um bunker secreto, e protegida por uma força misteriosa.


Metal Gear Solid - Filme

A ideia de criar um filme da icônica obra de Hideo Kojima vem desde 2006, com a Sony estando envolvida no projeto, desde 2012. Em 2014, Jordan Vogt-Roberts (Kong: A Ilha da Caveira) foi atrelado como diretor, e desde então o mesmo mostrou seu entusiasmo em tentar tirar o mesmo do papel, já que ele também havia cuidado do roteiro. Jordan, vale dizer, é um grande amigo de Kojima (que apesar de não ser creditado oficialmente como co-roteirista), vem atuando como consultor. 


A maior atualização desde então aconteceu em dezembro de 2020, com a contratação de Oscar Isaac como o protagonista, Solid Snake. Ao mesmo tempo, Derek Connolly (Jurassic World) foi chamado para cuidar do roteiro, com o mesmo inclusive já tendo trabalhado com Roberts no próprio Kong: “‎‎Metal Gear‎‎ é algo que venho tentando fazer já faz mais de sete anos. Esse jogo, e o ‎‎mundo criado por Kojima-san‎‎, significam tudo para mim, e posso dizer que estou muito orgulhoso daquilo que estamos alcançando. É muito Kojima, punk rock, e maluco", declarou Roberts, em uma entrevista em 2021. ‎”A questão de Metal Gear é que você está lidando com esses personagens que estão andando, e falando, como ideologias. Todos eles representam diferentes ideias dessa questão básica: 'Como vamos refazer o mundo inteiro novamente?' Eles estão todos presos em um ciclo de dor.‎”


A franquia Metal Gear começou em 1987 no MSX2, e desde então montou um rico universo com base em uma história complexa envolvendo espionagem, e outros assuntos. A fase ‘MGS’, por sua vez, foi iniciada em 1998 no PlayStation 1, ao seguir Solid Snake, um soldado que se infiltra em uma instalação de armas nucleares para neutralizar a ameaça terrorista da Foxhound, uma unidade de forças especiais renegada.


Five Nights at Freddy's - Filme

Uma adaptação do fenômeno criado por Scott Cawthon estava inicialmente em desenvolvimento na Warner em 2015, mas posteriormente caiu nas mãos da Blumhouse. Já até havia uma idéia inicial de roteiro pronta, mas o estúdio acabou reconsiderando, ao ver que Cawthon (que atua como roteirista da adaptação) não estava satisfeito com o próprio trabalho que fez: "Admito que a história é um grande desafio quanto à esse projeto. Sabe, Five Nights at Freddy's deveria ser supostamente 'fácil' [de adaptar], porque há livros, há todo um cânone ali, e bastante narrativa. Mas ainda assim, a história pode cair em vários buracos de coelho. A franquia pode funcionar de diversas maneiras nesse formato”, declarou em uma entrevista o produtor Jason Blum (Corra!). "Cawthon acho que também sente isso, mesmo com essa franquia sendo uma cria dele. Ele, assim como nós, quer fazer exatamente como deve ser. Poderíamos ter seguido com a idéia [inicial] que ele já tinha terminado, porque eu realmente achei ela muito boa. Mas ele viu o próprio trabalho, e começou a ver que não era o que ele acha que deveria ser [um filme de FNAF]. Nós entendemos o que ele fez, porque ele viu o que poderia ser um potencial problema, em sua visão, para o projeto. Ele realmente quer que o que estamos fazendo aqui seja algo que soe que foi feito com esmero, porque realmente deve ser feito assim"


Em novembro de 2020, Cawthon confirmou então que havia definido um roteiro, e com o longa tendo a expectativa de começar a ser filmado na primavera americana de 2021, com Chris Columbus (Harry Potter e a Câmara Secreta) definido como diretor. No entanto, Columbus acabou se desligando do projeto, provavelmente por questões criativas, enquanto os envolvidos voltaram a escrever novas versões do roteiro, já que Cawthon já não parecia  totalmente satisfeito com o que lhe foi apresentado. Ele também atua como produtor, ao lado de Blum e de Seth Grahame-Smith (LEGO Batman).

Em agosto desse ano, por outro lado, houve uma atualização positiva, com a informação de que a Jim Henson's Creature Shop (O Cristal Encantado) estará envolvida no projeto, indicando o andamento da produção. Até o presente momento, ainda não se sabe quem ocupará o lugar de Columbus na direção.


A franquia Five Nights at Freddy's começou em 2014, onde o jogador controla um figura que aceita o emprego de trabalhar durante 5 noites como vigia noturno na pizzaria Freddy Fazbear’s Pizza, ao verificar câmeras de segurança através de uma sala própria. Uma tarefa simples, se não fossem por coisas estranhas que acontecem naquele lugar. Isso porque a pizzaria (que por fora parece um lugar de diversão com foco no público infantil), possui claramente um histórico de B.Os envolvendo sumiços de crianças e até mesmo homicídios, onde todos eles cercam a principal atração do lugar: bonecos animatrônicos, que toda noite ganham vida, e querem sangue. Resta para o guarda, os vigiar pelas câmeras, usar suas luzes (e claro, as portas de sua sala) para tentar sobreviver da meia noite às 6 da manhã, enquanto tenta lidar com isso sem gastar demais a tão necessária energia para fazer esses atos, se quiser sobreviver aos bichos. Apesar do gameplay simples, a franquia ganhou popularidade justamente por conta de seu macabro e interessante pano de fundo, que é até hoje fonte de teorias por parte dos fãs.


Poppy Playtime - Filme 

Pra você ver como até eu posso ficar surpreso com alguns desses anúncios que foram feitos por acaso, ao pesquisar sobre pra essa lista: seguindo a mesma linha de popularidade de FNAF, o game de terror da Mob Games também deverá ganhar seu próprio filme, como parte de uma parceria com a Studio71 (V/H/S). Há até a expectativa de uma possível franquia com este investimento, vide que o game (lançado em capítulos), ainda não teve todos os previstos lançados. 


“Nós nunca poderíamos imaginar que este jogo se tornaria tão popular quanto é com uma legião de fãs tão grande e cada vez maior”, declarou em comunicado o presidente e CEO da Mob Games, Zach Belanger. “Estamos muito empolgados em trabalhar com a Studio71 para transformar Poppy em um longa-metragem. Vai ser um grande passeio!”, finalizou. “Estamos empolgados em fazer parceria com uma equipe tão incrível como da Mob Games”, acrescentou o presidente de conteúdo da Studio71, Michael Schreiber. “A visão deles para este jogo é uma tapeçaria vívida que permite o espaço para longas-metragens. Os fãs desta franquia estão à espera de um enredo que se destaque como sua própria saga aterrorizante e emocionante.” 

Com seu primeiro capítulo tendo sido lançado em outubro de 2021, Poppy Playtime acompanha um ex-funcionário da Playtime Co., que recebe uma mensagem enigmática em uma fita VHS que o leva a revisitar uma agora abandonada fábrica de brinquedos da companhia, desde que ocorreu um misterioso desaparecimento de toda a sua equipe, 10 anos antes. Com isso, em meios à quebras-cabeças que terá de resolver, e fugas de brinquedos nem um pouco amigáveis, ele tentará descobrir o que realmente aconteceu naquele lugar.


League of Legends

O lore do MOBA da Riot Games foi ganhando cada vez mais destaque, ainda mais com iniciativas por parte da empresa como quadrinhos, além de formatos de gêneros de jogos diferentes com derivados feitos por estúdios fora da Riot, através da iniciativa Riot Forge. Junte ainda com a qualidade das cinemáticas que são lançadas de tempos em tempos, que a pergunta nascia de quando esse mundo entraria de cabeça em tentar adaptar isso tudo. A resposta, como já pudemos ver, veio com o sucesso de Arcane, que já teve naturalmente uma 2° temporada confirmada na Netflix.


Mas para relembrar, os planos não devem parar por ai: através de um relatório da IGN, foi descoberto que o estúdio também deve almejar desenvolver todo um universo cinematográfico para League. Em seu site oficial, duas vagas de emprego foram publicadas, buscando um 'Chefe de Divisão Global Live-Action na TV' e um 'Chefe de Divisão Global Live-Action Cinemático'. As descrições são praticamente idênticas, substituindo apenas Cinema, por TV: “O candidato irá lidar com uma equipe de desenvolvimento criativo de cinema, e todo o trabalho relacionado ao desenvolvimento de longas-metragens para o universo cinematográfico de League of Legends e novas franquias", diz. ‎”Você ajudará a construir a estratégia para o negócio de Criação de Conteúdo Live Action da Riot, um esforço que está apenas começando”.

E o estúdio parece estar mirando mesmo alto com os projetos, pois espera que os candidatos sejam bem conectados com grandes atores: “Você precisa ter relações profundas dentro da indústria, com boa comunicação com grandes artistas – incluindo roteiristas, diretores, produtores e atores.”‎ Além disso, é esperado que cada candidato tenha, pelo menos, 8 anos de experiência na indústria, especialmente nos gêneros de fantasia e ficção-científica. 


Bioshock - Filme 

Mais um caso de projeto que já tentou ocorrer no passado, mas que deve ocorrer dessa vez: a adaptação em filme da aclamada franquia da 2K foi apadrinhada pela Netflix, com Francis Lawrence (Constantine; Jogos Vorazes) sendo responsável pela direção, enquanto Michael Green (Logan; Blade Runner 2049) cuida da versão final do roteiro. 


Criada por Ken Levine em 2007, Bioshock acabou se tornando uma das principais franquias da Take-Two Interactive, ao ter vendido mais de 39 milhões de cópias, ao longo de seus 3 principais lançamentos. No jogo original, é acompanhada a história da queda de Rapture (uma cidade criada para os ricos, famosos e dedicados) localizada no fundo do mar, através dos olhos de Jack, um homem que adentra essa cidade após ser vítima de um acidente de avião. Ao chegar lá, ele é contatado por alguém identificado como Atlas, que pede por ajuda para encontrar sua esposa e filho. A série ficou conhecida por explorar conceitos filosóficos e morais, influenciados por conceitos como objetivismo, utilitarismo total, e o excepcionalismo americano. 


 Super Mario Bros. - Filme (Animação)

É justo dizer que a relação do icônico encanador (e na verdade da própria Nintendo) com o cinema....não é das melhores, pra se dizer o mínimo. Afinal, a famigerada "adaptação" de Mario feita nos anos 90, é até hoje um trauma para qualquer um que tenha tido contato com seus jogos. Não atoa, a Big N nunca mais quis saber (por um bom tempo) de adaptar franquia nenhuma sua, para evitar novas aberrações.


Mas em tempos mais recentes (até como forma de buscar outras formas de fazer com que o público interaja com suas marcas), a Nintendo acabou decidindo se arriscar novamente nesse terreno, justamente com Mario (até para redimir o mesmo), da catástrofe anterior. Através do famigerado ataque hacker ocorrido à Sony em 2014, se soube que o estúdio estava em negociações para criar um novo filme (animado dessa vez, claro), da franquia, mas isso não se concretizou. Já em 2017, foi relatado que a Universal (através da Illumination) começou a fazer o mesmo, e no final de janeiro de 2020, a Nintendo confirmou oficialmente que este projeto estava mesmo avançando, com Chris Meledandri (Meu Malvado Favorito) atuando como produtor, ao lado do próprio criador do encanador, Shigeru Miyamoto (que está "na frente e no centro") da criação do filme.


Com isso, o filme está previsto para chegar aos cinemas em 7 de abril de 2023, sobre direção de Aaron Horvath (MAD) & Michael Jelenic (Batman: Bravos e Destemidos; Jovens Titãs em Ação), com base em um roteiro de Matthew Fogel (Uma Aventura Lego 2). No elenco de voz, temos Chris Pratt como Mario, Anya Taylor-Joy como Princesa Peach, Charlie Day (Quero Matar Meu Chefe) como Luigi, Jack Black como Bowser, Seth Rogen como Donkey Kong, Fred Armisen (O Show dos Looney Tunes) como Cranky Kong, Keegan Michael Key (Toy Story 4) como Toad, Kevin Michael Richardson (Invencível) como Kamek, e Sebastian Maniscalco (Green Book) como Spike. Charles Martinet, a voz original de Mario nos jogos, também estará envolvido com uma participação especial.


Também mencionar que em julho desse ano, a Nintendo anunciou a aquisição da Dynamo Pictures, um estúdio especializado em animação, que será renomeado para “Nintendo Pictures”. Sendo assim, é possível esperar que o estúdio esteja envolvido no desenvolvimento de outras animações de franquias da casa.


Sonic 3 - Filme / Knuckles - Série de TV  

E pra (enfim) fechar de vez mais essa longa lista, Sonic, claro: seguindo o sucesso continuado com o 2° filme, a Paramount se mostra totalmente confiante com a franquia do Ouriço Azul, com planos de criar todo um universo cinematográfico. Com isso, naturalmente se houve a confirmação de um terceiro filme, além de uma série derivada do Knuckles (Idris Elba), para a Paramount+.


No caso de Sonic 3, a estreia está prevista para 20 de dezembro de 2024, com Jeff Fowler mais uma vez na direção, além do retorno de Pat Casey & Josh Miler no roteiro. A grande expectativa fica pela introdução de Shadow (conforme já indicado pela cena pós-créditos do segundo filme), onde existem planos para incorporar elementos de Sonic Adventure 2 (onde o personagem fez sua estreia) e de 'Shadow the Hedgehog' na trama. Em uma ocasião recente, Casey & Miller também foram questionados sobre a possibilidade da aparição de Amy Rose, onde relataram que "não poderiam comentar a fundo", mas que as coisas "estão em andamento".


Então é isso gente, mais uma vez, aqui está. Como eu comentei no começo desse post, achei apropriado fazer essa 'revisão' na lista passada. Deu um pouco de trabalho, mas se comparado à outra...nem tanto rs. Afinal, se você está lendo isso mais uma vez, é porque deve ter dado certo!


Por: Riptor 

Fontes usadas para a Elaboração desse Post: The Enemy; O Vício; Voxel; Legião dos Heróis; MeuPlayStation; JovemNerd; Omelete; IGN; Canaltech; Meio Bit; JBox; Gameblast; Deadline

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