O Texto a Seguir contém SPOILERS, então se Ainda não viu, Continue por sua Conta & Risco
E eis que assim chegamos ao final da primeira temporada de Seu Amigão da Vizinhança: Homem-Aranha, com seus dois últimos episódios - e não há como dizer que ele não é, no mínimo, bombástico.
Ao longo da temporada, desde a rápida e fatídica picada de aranha que ocorreu durante uma batalha dimensional, até Norman Osborn atuando como "mentor" de Peter, e ainda passando por uma guerra territorial entre gangues, vimos aos poucos os desdobramentos de tudo isso em tela. Agora equipado com um novo traje vermelho e azul, um revigorado Homem-Aranha entrou em ação para impedir a 110 de interceptar um caminhão carregado com tecnologia apreendida do laboratório de Octavius, após sua prisão, ao mesmo tempo que os verdadeiros planos de Osborn se revelam.
Lonnie cada vez mais se encaixou na gangue conforme a temporada progredia, apenas para se tornar seu líder de fato quando Donovan decidiu recuar diante do Escorpião. Enquanto Lonnie invadia apressadamente o caminhão para dar à 110 uma vantagem sobre a outra gangue, ele acidentalmente derruba uma lata do gás químico que endurece sua pele, tornando-o tão forte quanto seu apelido de Lápide sugere. Mas quando Gargan aparentemente havia matado Lonnie, um Aranha enfurecido quase empalou o mesmo com seu próprio ferrão, antes de ser convencido a não ir longe demais. Afinal: com grandes poderes, devem vir grandes responsabilidades.
Com os Escorpiões derrotados, Norman reivindicou a tecnologia de Octavius para terminar o projeto secreto da Oscorp: fazer experimentos em aranhas para replicar o DNA do Homem-Aranha, e criar "mais" dele. Todas as tramas convergiram para um bunker abaixo da Oscorp, onde Norman revelou o Projeto Monolith, um portal para o espaço possibilitado com base nos trabalhos feitos por Peter e seus colegas estagiários. Ao colher os recursos ilimitados da galáxia, a Oscorp poderia tornar a humanidade "tão formidável" quanto os Vingadores e os invasores alienígenas que os reuniram durante a Batalha de Nova York.
Mas antes que Norman pudesse ativar o portal, eis que temos a volta do Doutor Estranho o alertando contra a abertura de uma porta como essa para o cosmos - enquanto Peter reconheceu Strange do dia em Midtown, Strange negou ter visitado a escola, mas vamos chegar lá. Enquanto Norman atacava super-humanos como Strange e os Vingadores, culpando-os por causar a destruição que tornou o Projeto Monolith e o Ato de Registro de Super-Humanos necessários, ele ativa o portal de toda forma — abrindo assim a porta direto para Klyntar, o planeta dos simbiontes.
Enquanto Peter se une ao Estranho para lutar contra o mesmo alienígena simbiótico do primeiro episódio, a criatura faz com que os experimentos animais da Oscorp — um lagarto, uma cobra, uma tarântula, um rato e uma aranha geneticamente alterada — escapem do cativeiro. E ao usar o Olho de Agamotto para abrir um portal para retornar o simbionte à sua casa, a aranha fujona, Strange e o alienígena acabam exatamente onde a série começou: no dia de orientação do Midtown.
Sim, senhoras e senhores, a aranha que pica Peter não veio do Multiverso, afinal. A finale simplesmente revela que o Homem-Aranha fechou o portal no exato momento em que o portal de fechamento cortou o fio de teia da aranha modificada da Oscorp, o que fez com que ela caísse do céu e mordesse Peter, gerando assim todos os eventos que veríamos - o que veio primeiro, a aranha, ou a mordida? Bem, não deixa de ser um twist inesperado.
De toda forma, o portal é fechado, enquanto o simbionte é mandado de volta para casa - mas não antes de deixar um pequeno pedaço para trás, e que é recuperado por Norman no processo. Enquanto Peter e Strange ponderam o que poderia ter mudado ao voltar no tempo, o herói percebe que aquilo era seu destino. "Eu acredito que as coisas que deveriam acontecer sempre encontram uma maneira de acontecer”. “Às vezes elas fazem sentido, às vezes não. E às vezes elas realmente, realmente machucam. Mas está tudo bem…porque essas coisas nos colocam em um caminho para nos tornarmos quem devemos ser. E é isso que eu devo ser". Este evento importante, vale dizer, tem até mesmo um certo observador secreto e silencioso: Uatu, o Vigia.
Não podendo mais confiar na Oscorp ou em Norman, Peter toma a decisão de encerrar seu estágio, mas não sozinho. Com Harry financiando sua própria empresa para jovens gênios, eles enviam convites para essa primeira turma, enquanto o agora completo Homem-Aranha continua sua jornada de heroísmo em um futuro incerto, mas que reserva grandes coisas. E bote grandes nisso!
Mais motivado do que nunca a se vingar, após ser alvo de piada de Norman em sua visita na cadeia, Otto é visto projetando um traje mecânico baseado no que usou brevemente para lutar contra a polícia durante sua prisão, deixando claro que o Doutor Octopus ainda será de fato uma grande ameaça para o futuro da série. Osborn, por sua vez, não deverá ficar muito atrás, já que tanto seus experimentos na esperança de "fabricar super-heróis" (seja com as amostras de sangue de Peter, que pode estabelecer as bases para o potencial aprimoramento físico do próprio Norman) quanto um simbionte nas mãos da Oscorp, com certeza serão uma máquina de novos problemas.
Mas como vimos, não será apenas Peter que deverá ser uma dor de cabeça para a empresa - já que o final também demonstra que o Demolidor tinha estabelecido de fato Jeanne Foucault, a Finesse, como sua aliada para se infiltrar na Oscorp como uma estagiária para ajudar o herói com sua investigação, e agora ela é convencida pelo Homem Sem Medo a aceitar o convite de Harry para a WEB, posicionando-a como uma agente secreta. Ainda não sabemos o que Matt está exatamente procurando, mas sem dúvidas sua presença deverá ser expandida na temporada seguinte - e provavelmente trazendo outros rostos com ele no processo.
Pegando esse mesmo ponto em mente, a aceitação de Lonnie ao convite enquanto lidera simultaneamente uma organização criminosa inegavelmente o posiciona como um (nesse caso, perigoso) agente duplo dentro do novo empreendimento de Harry. E claro, mais revelador ainda do que sua agora força sobre-humana ou sua posição de líder da 110, as pontas dos dedos do mesmo também começam a ficar grisalhas - o primeiro sinal visível de sua transformação total no Lápide.
Há ainda espaço para deixas envolvendo a própria Nico, é claro. Enquanto ela e Peter voltam a se entender, os fatores místicos de seu colar se tornaram cada vez mais evidentes conforme a temporada avançou - com o ápice sendo quando ela realiza um ritual elaborado em seu quarto, antes da mesma cumprimentar o espírito de sua mãe, sugerindo que a essência de sua mãe biológica está de alguma forma presa dentro dele. Embora as circunstâncias exatas de como isso ocorreu permaneçam inexplicadas, o final abre as portas para vermos Nico abraçando ainda mais o lado místico de sua linhagem.
Linhagem, à propósito, que também é o grande ponto do realmente maior gancho que a série deixa - quando a Tia May é mostrada visitando um certo detento na prisão: Richard Parker, o pai de Peter, que comumente é mostrado como já falecido a essa altura. Sem dúvidas, Parker (e o público) terão grandes emoções pela frente.
Por: Riptor
Nenhum comentário:
Postar um comentário