Anunciado oficialmente em janeiro, e conforme prometido, a Nintendo realizou uma edição especial da sua Direct dedicada ao Switch 2, revelando assim sua data de lançamento, preço e afins. Com isso, o Nintendo Switch 2 será lançado no mundo todo em 5 de junho, custando US$ 450. O preço no Brasil ainda não foi confirmado. A pré-venda estará disponível a partir de 9 de abril.
A tela LCD do novo console é um pouco maior do que a do primeiro Switch, com aproximadamente o dobro da contagem de pixels em sua tela 1080p, com suporte a HDR e 120 fps. Os joycons são magnéticos e os botões traseiros e os analógicos são maiores; áudio estará mais nítido e mais alto, um microfone foi incorporado, trazendo a tecnologia de áudio 3D; O aparelho conta com 256 GB, duas entradas USB-C, e compatível com 4k no dock, com sistema HDR também na TV. O até então misterioso botão C no console será um chat por voz no videogame, onde ao clicar no botão, será possível jogar com amigos e familiares, enquanto é possível conversar em tempo real durante o jogo. O chat também estará disponível mesmo que os jogadores estejam executando diferentes títulos, com uma câmera também sendo anunciada, podendo ser conectada ao console. Para ter o acesso ao botão C, os jogadores terão que ser assinantes do Nintendo Switch Online, enquanto a funcionalidade começará a funcionar a partir do lançamento.
A Nintendo ainda confirmou um importante recurso, conhecido como GameShare. Nele, você poderá compartilhar títulos selecionados localmente entre até três outros consoles, algo que não era possível no antecessor. Esses três consoles não precisarão ter os títulos na biblioteca, apenas o Switch 2, onde será exigido uma conexão sem fio. A funcionalidade, aparentemente, não estará disponível no lançamento, chegando posteriormente através de atualizações. A plataforma contará com versões aprimoradas de jogos selecionados, incluindo taxas de quadros superiores, maior resolução, HDR e outros recursos, mas vale lembrar que haverá uma retrocompatibilidade com os jogos do primeiro Switch.
Indo para os games em si, além dos anúncios de versões de diferentes multiplataformas como Elden Ring, Street Fighter 6 e Final Fantasy VII Remake, a Nintendo naturalmente anunciou seus próprios novos exclusivos, à começar por Mario Kart Word. O sucessor de Mario Kart 8 Deluxe contará com um mundo a ser explorado, pistas que sofrem com variações climáticas, além de se poder dirigir basicamente por qualquer lugar caso saia da pista. Outros nomes que se seguiram incluem Hyrule Warriors: Age of Imprisonment, e Kirby Air Riders (remake/continuação de Kirby Air Ride, lançado originalmente em 2003) sendo desenvolvido pelo próprio criador da franquia, Masahiro Sakurai.
As maiores surpresas ficaram por conta de The Duskbloods, exclusivo que está sendo desenvolvido pela FromSoftware, com Hidetaka Miyazaki dirigindo, e Donkey Kong Bananza. No caso do primeiro, o lançamento acontecerá em 2026, com foco no multiplayer, especialmente cooperativo.
Bananza, por outro lado, se trata do retorno da franquia com um game inédito após 11 anos, apostando em gráficos em 3D e mundo aberto. O lançamento acontecerá em 17 de julho.