sábado, 18 de setembro de 2021

Zumbis & Colegas da Onça

O Post a Seguir contém Spoilers, caso ainda Não tenha visto. Logo, esteja ciente Disso


E eis que voltamos mais uma vez para falar de What If, meus caros. Vindo de uma boa crescente (em especial por conta do ótimo 4° episódio protagonizado pelo Doutor Estranho), a série enfim traria assim em seus próximos 2, justamente um daqueles que já conseguia curiosidade do público, desde os trailers. Sim, obviamente estou falando de Marvel Zombies. Ainda que ele tenha sido 'meio' diferente, do que eu estava esperando.


Após um episódio devidamente dramático, era até esperado que o quinto da série fosse algo mais leve de fato, e até por isso, provavelmente seria o do Party Thor, mesmo. Mas pelo jeito alguém na Marvel discorda de mim, e decidiu que era pra colocar Marvel Zombies logo, então tá bom. A própria introdução dos mesmos em si, é boa (ao se aproveitar do cenário tanto de Guerra Infinita, quanto de Homem-Formiga e a Vespa), onde Hank igualmente encontra Janet no Reino Quântico após tanto tempo, mas com um efeito colateral após esse tempo todo de exposição ao lugar. E se no filme, isso a fez conseguir ajudar na desestabilização celular de Ghost, aqui serviu pra começar a espalhar o vírus da zumbizada. A própria situação de Banner ao voltar para a Terra para anunciar que algo perigoso está vindo (no caso Thanos), para no fim ele descobrir que já tá todo mundo na merd@, é involuntariamente divertida.

A trama então mostra justamente um grupo de quem conseguiu se safar do vírus, tentando não só reverter a situação, mas também tendo de lidar com algumas situações que não deviam ser do querer deles (afinal), seus colegas zumbicados não estão pensando em outra coisa, que não seja arrancar o couro deles. Novamente há mais alguns bons momentos (como o próprio Peter tendo que liderar um grupo com otimismo), e efetivamente citando o nome do tio como parte importante de seu passado, e certas cenas de ação. Mas realmente, o humor acaba ficando em momentos consideráveis, deslocado.


Veja bem, já foi mostrado muitas vezes que se pode fazer humor em projetos assim de zumbis (e também seria demais alguém realmente achar que o seriado apostaria no grotesco do material fonte), que é essencialmente um "massa, véio"  escancarado. Mas certos momentos que se sente que poderiam ser mais dramáticos, acabam não sendo nada, por conta de um humor fora de hora. Veja o caso da Sharon, quando ela vira um zumbi. A Hope literalmente explode ela por dentro, e "nossa, estou coberta da Sharon"....acho que alguns deles, já devem ter se acostumado em ter de matar colegas de profissão zumbicados. Okoye dando um jeito no Falcão foi um caso melhor, ainda mais com ela relembrando com o Bucky que "eu sei que ele era seu amigo", e tal. E quanto à Wanda, aquilo ali não seria basicamente um WandaVision reverso?

Em outras palavras, o episódio dos Zumbis ainda consegue servir de entretenimento, mas dentro da premissa, ele bem que poderia ter sido melhor do que o pacote entregue, no que acaba sendo o episódio mais fraco da série no presente momento. De bônus, ainda temos uma claríssima deixa com potencial, e com direito até a um Thanos Zumbi, mas que ainda não se sabe se acabará sendo mais, do que só isso. Mas se a ideia da Marvel foi esperar a resposta do público, para ver o que faz com isso, quem sabe vejamos o que acontece a seguir.


Já o 6° episódio (protagonizado por Killmonger) acabou sendo uma surpresa agradável, pelo menos pra mim. Imaginando o cenário onde Tony acaba sendo resgatado pelo mesmo durante o atentado no Afeganistão no primeiro Homem de Ferro, o que acaba ocasionando que ambos virem 'colegas', a trama acaba sendo algo parecido  ao que foi visto no episódio 3, ao incorporar partes das tramas de filmes diferentes. No caso, o já citado primeiro HdF, e Pantera Negra, para a história continuar a partir dali.

Não é novidade que o vilão de Michael B. Jordan caiu muito nas graças do público em sua introdução na franquia, com discussões até mesmo se ele não tinha de fato razão em suas ideias, apesar de seus atos questionáveis para alcançar seus objetivos. E o episódio faz questão de ressaltar isso, ao ser um grande jogo de xadrez onde é ele, o jogador: ele vira chefe de segurança das Indústrias Stark por consequência de ter salvado o mesmo, revela todos os planos de homicídio que Obadiah Stane tinha (por consequência, o Monge de Ferro nunca existiu), mas em contrapartida, Tony nunca passou por aquilo que o transformaria no Homem de Ferro, e fazendo com que ele continuasse produzindo armas. Aliás, é válido lembrar que no primeiro Pantera, Killmonger chega a mencionar uma "turnê" pelo Oriente Médio. É até interessante pensar que talvez esse "E Se", pudesse não estar tão longe da realidade da linha do tempo principal, no fim das contas. 


O jogo do personagem vinga, dentro desse cenário, com Eric mexendo os pauzinhos seja dentro ou fora de Wakanda (ainda mais com a ajuda tecnológica que tem disponível por sua aproximação com Tony) para conseguir implementar seu plano, e reivindicando seu direito ao trono. E ainda que Tony no meio do caminho acabe descobrindo isso, já era tarde, e o mesmo acaba morto pelo próprio. Aliás, também é curioso pensar que, mais uma vez, Stark acabou construindo algo essencialmente com boas intenções, mas que acabou sendo adaptado para coisas mais sombrias (seja o próprio Ultron com a Legião do Ferro), ou no caso aqui, Killmonger com basicamente um exército de Gundams. Há também uma deixa interessante, caso seja do interesse da Marvel, continua-la.


What If chega no meio de sua jornada de forma um pouco mais instável, mas ainda assim, a série consegue entregar bons momentos (além das já citadas deixas que podem render algo a mais), se essa for a idéia da Marvel Studios. Agora, é ver como será a reta final.

Por: Riptor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...